Acelerando o carregamento dos vídeos do YouTube

Há algum tempo, o YouTube mudou seu método de carregamento dos vídeos, prejudicando usuários que não possuem uma conexão muito rápida. Mas hoje você irá aprender como acelerar o carregamento dos vídeos do Youtube com simples procedimentos.

Antes, quem tivesse uma conexão lenta podia simplesmente pausar o vídeo e esperar até que o carregamento terminasse para assisti-lo sem enfrentar nenhum travamento. Hoje isso não acontece, porque o YouTube passou a adotar uma tecnologia chamada DASH.

O DASH (Dynamic Adaptive Streaming over HTTP) faz com que o vídeo seja carregado em vários blocos e não como antes, quando podíamos pausar o vídeo e esperar o seu carregamento completo. Na tecnologia DASH, o próximo bloco é carregado apenas quando você estiver terminando de assistir ao anterior.

ytyt

Isto, em conexões mais lentas, resulta em diversas pausas na reprodução do vídeo e também impede que o usuário avance ou retroceda para algum ponto do vídeo sem ter que carregá-lo novamente. Por sorte, podemos desativar o recurso DASH e com isso, podermos pré-carregar o vídeo por completo, e é isso que o Tudo em Tecnologia vai mostrar para você hoje.

Faremos isto usando a extensão “Youtube Center”, que habilita várias opções no Youtube, antes ocultas para o usuário. Ela pode ser usada nos navegadores: Firefox, Chrome, Opera, Maxthon e Safari.

Para baixar a extensão Youtube Center, clique aqui!

OBS: Como o Youtube Center não está disponível na Chrome Web Store, usuários do Chrome terão que acessar a página chrome://extensions/, arrastar o arquivo *.crx para lá e confirmar a instalação.

Depois que a extensão for instalada, ao acessar o Youtube, irá ser exibido o ícone de opções no topo direito da página.

ytcenter

Ao clicar no botão, serão exibidas diversas opções que controlam vários aspectos do Youtube, desde automatizar a seleção da resolução dos vídeos  a pré-selecionar o nível de volume dos vídeos a serem executados. Mas como nosso propósito maior é agilizar o tempo de carregamento dos vídeos, vamos na aba ”Player” e desativaremos a opção ”Dash Playback”

ytcenter2

Feito isto, os vídeos irão carregar completamente, sem interrupções. Isto é ideal para aqueles que gostavam de pré-carregar vários vídeos e assisti-los depois.

Fonte: gHacks

Você vai gostar

8 Comments

  1. Parabenizo este excelente blog pelas matérias postadas! De grande utilidade pública, promoções incríveis mediante algumas parcerias… Sou leitor assíduo! Recomendo e divulgo! Ótimo trabalho vem desempenhando esta equipe! Mais uma vez… Estão de parabéns!!!

Deixe uma resposta

Close
Close