Análise Galaxy Note 9: o melhor smartphone no Brasil

Há poucos meses testei o Galaxy Note 8, mas com a moda de lançamentos anuais, já está disponível no mercado o seu sucessor. Depois de passar muitos dias usando o smartphone, chegou a hora da Análise Galaxy Note 9.

Há alguns dias testei o Galaxy S9 Plus, então o hardware do Note 9 é muito parecido, chegando com Snapdragon 845 Octa-core 2.8 GHz, 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento. Agora a tela tem 6.4 polegadas e a bateria cresceu para 4000 mAh.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • CHIPSET: Snapdragon 845 64-bit
  • PROCESSADOR: Octa-core de até 2.8 GHz
  • GPU: Adreno 630
  • MEMÓRIA RAM: 6 GB
  • MEMÓRIA INTERNA: 128 GB (expansível)
  • CÂMERAS: Dual 12 megapixels com flash LED e frontal com 8 MP
  • TELA: 6.4″ Super AMOLED com resolução 1440 x 2960 pixels
  • BATERIA: 4000 mAh
  • DIMENSÕES: 16.1 cm x 7,6 cm x 8.8 mm (A x L x E)
  • CONEXÕES: WiFi AC, Bluetooth 5.0, USB Tipo-C, NFC, 4G LTE
  • SISTEMA: Android 8.0

ANÁLISE GALAXY NOTE 9

ACABAMENTO e DESIGN

ASamsung já foi muito criticada até o Galaxy S5 por conta da construção em plástico dos seus smartphones. Mas desde a chegada do Galaxy S6 que a empresa adotou um novo padrão de acabamento, a construção com metal e vidro. Ele tem as laterais em metal e traseira em vidro. Pega muita mancha de dedo, até mesmo o modelo azul, mas o legal que vem com capinha já no kit do aparelho.

Galaxy Note 9

Uma construção toda em metal ainda é minha preferida, pois o aparelho fica muito mais robusto e em quedas só corre o risco de trincar a tela, já com traseira de vidro a chance de trincar algo é 50% maior, então é preciso ter muito cuidado. Os materiais são premium e mesmo sendo de vidro, não é escorregadio, usando sem capa não tive sustos. Ele inclusive suportou bem arranhões, e apesar de sempre usar sem capa, não houve riscos.

O design na frente é lindão, praticamente toda parte frontal ocupada bela incrível tela de 6.4 polegadas que vou falar mais adiante. As linhas do Note 9 são mais quadradas que do S9+, entretanto a traseira ficou um pouco estranha por conta da disposição das câmeras e leitor biométrico.

Na parte traseira a disposição da câmera dupla e abaixo o leitor biométrico não teve a melhor escolha no design, e temos modelos melhores nesse ponto. Mas no geral, o Note 9 é bonito, só é bem grandinho com 16,2 cm de altura, mas como tem somente 7,6 cm de largura, a ergonomia é melhor que o iPhone 8 Plus, só que usar ele com uma mão é um desafio. E ele é muito grosso com 8,8 mm de espessura…

CÂMERAS

Para quem já viu a análise do Galaxy S9+, aqui não muda nada! Ele tem sensor principal com lente de abertura variável, podendo ficar em f/1.5 até f/2.4, possuindo 12 megapixels de resolução e estabilização óptica de imagem. O segundo sensor também tem 12 MP, porém com abertura fixa f/2.4. Com esse conjunto o Galaxy Note 9 consegue fazer filmes em 2160 a 60 FPS, 1080 a 240 FPS e o modo super câmera lenta em 720p a 960 FPS.

Na prática o Galaxy Note 9 tem uma câmera traseira quase perfeita e que faz fotos com excelente imagem em qualquer ambiente! Pelo dia o nível de detalhes, cores e um alcance dinâmico é excelente

Um dos grandes diferenciais da Samsung atualmente são as fotos em ambientes com pouca iluminação, ficando a frente dos concorrentes nessas situações. O nível de detalhes continua muito bom, além da baixa granulação

A qualidade e facilidade do modo automático é excelente, entretanto o Galaxy Note 9 tem o modo Pro com muitos ajustes manuais, como foco, onde é possível ajustar para mais perto ou mais longe, exposição e ISO. Dá para brincar legal com os ajustes. E sem esquecer, ele tem Zoom óptico de 2x.

Quem gosta de selfies vai ficar muito satisfeito com a qualidade das imagens do Galaxy Note 9 com seu sensor de 8 megapixels com abertura f/1.7, que também grava vídeos com ótima qualidade. Eu não sou muito fã das selfies, mas a qualidade aqui é muito boa. Embora efeito bokeh tenha algumas pequenas falhas.

Não tem o que reclamar absolutamente nada das câmeras traseira do Galaxy Note 9, ele cumpre muito bem e entrega tudo e até a mais do que vemos em modelos TOP de linha, sendo uma experiência fantástica.

DESEMPENHO

Se tem algo que a Samsung acertou em cheio foi trocar o chipset Exynos pelo Snapdragon no mercado brasileiro. O Galaxy Note 9 chega com o Snapdragon 845 com 8 núcleos rodando a até 2.8 GHz e GPU Adreno 630. A versão testada tem 6 GB de RAM, embora o aparelho também chegue com até 8 GB.

A experiência de uso do Galaxy Note 9 é perfeita, sem travamentos, sem lags! Muito mais fluído que o Note 8. Os 6 GB de RAM é suficiente para ele entregar um multitarefa excelente e deixando quase tudo já aberto. A inicialização de Apps é muito rápida, além de alternar rápido entre eles, o que já é esperado para um top de linha.

Não há nada que o Galaxy Note 9 não possa fazer em relação a performance! Tudo é executado com alto desempenho, valendo cada centavo investido nessa super máquina! E travamentos? Claro que não tem, pelo menos depois de usar por muitos dias, não houve nada disso e também nada que fizesse a performance cair.

Para quem gosta de jogos o Galaxy Note 9 é perfeito, pois tem uma tela enorme e performance suficiente para rodar tranquilo até mesmo os títulos mais pesados. Jogo com frequência PUBG com alta qualidade gráfica e excelente jogabilidade.

SISTEMA

A Samsung é lenta para atualizar seus aparelhos e isso não é novidade, por isso o Galaxy Note 9 ainda está rodando o Android 8.1, mesmo após meses e meses de lançamento do 9.0 Pie. A previsão para receber a nova versão do sistema Google é somente em 2019.

Não tem muita diferença da linha S9 Plus, ambos rodam o sistema customizado com Samsung Experience 9.5. Vem alguns aplicativos úteis, como Helth, porém a empresa coreana diminuiu bastante os apps instalados, o que é muito bom. A tela inicial, configuração e apps já é bem conhecida.

A cada atualização melhorando, a interface da Samsung está bem mais leve que há anos atrás, porém ainda assim diminui a performance se comparado aos aparelhos com Android puro, mas os recursos extras são incríveis e a S Pen é o grande destaque do Galaxy Note 9.

S PEN 2018

A S Pen é o destaque da linha Note e no Galaxy Note 9 está ainda mais incrível, com uma excelente precisão e recursos inéditos. Vamos conhecer abaixo as principais funções da canetinha:

  • TRADUÇÃO: é possível traduzir textos usando a S Pen de forma simples
  • NOTAS: além de criar notas usando a caneta inteligente, é possível também criar mesmo com a tela bloqueada, é só pegar e sair escrevendo
  • CRIAÇÃO DE GIFS: selecionando uma parte do vídeo, é possível criar gifs animados, algo muito legal
  • MENSAGEM ANIMADA: também dá para criar belas mensagens animadas, onde o fundo pode ser uma foto
  • COMANDOS VIA BLUETOOTH: a novo S Pen 2018 tem bluetooth, então dá para executar comandos, como disparar fotos do Note 9 usando a canetinha inteligente.

A precisão na hora de escrever com a S Pen é muito boa, sendo um grande destaque do Galaxy Note 9. Dá para aproveitar muito bem essa exclusividade durante o dia a dia, afinal, ele é o único smartphone TOP a contar com esse recurso.

Com a nova personalização da Samsung, a empresa coreana também incluiu no sistema a central manutenção, onde é possível ajustar consumo de bateria, RAM, limpar lixo, etc. É bem útil, mas ele sempre é tão rápido que nem é necessário fazer nada.

Com várias opções de desbloqueio, o Galaxy Note 9 oferece uma segurança muito grande, onde é possível configurar o leitor biométrico, leitor de íris e reconhecimento facilmente, ou seja, muitas opções. Tudo funciona bem e com precisão. A posição do leitor biométrico melhorou bastante…

TELA

Com um display Super AMOLED gigante, o Galaxy Note 9 conta com um telão de 6.4 polegadas com proporção 18,5:9, sua resolução é de 1440 x 2960 pixels, o que garante uma densidade de pixels por polegada de 516, ou seja, não de visualizar os pixels!

Em resumo a qualidade da tela é simplesmente fantástica! Não tem como olhar e não se apaixonar pelo Galaxy Note8 com esse display com qualidade impecável de imagem e o brilho é mais que suficiente para ir bem em qualquer situação.

As cores do display Super AMOLED são vibrantes e encantam. Como já passei muito tempo com o S9+, usar o Note 9 é mais uma excelente experiência! E particularmente, gostei muito mais do display do Galaxy que o iPhone X, as cores são mais vibrantes do aparelho da Samsung. Não é atoa que a tela do Galaxy Note 9 foi premiada como melhor display pelo site especializado display Mate…

BATERIA

Eu gostei muito do Galaxy Note 8, entretanto um ponto foi decepcionante, a bateria com somente 3300 mAh. Então não tinha condições de ficar muito tempo longe da tomada. Já para o Note 9 a Samsung caprichou, pois são 4000 mAh e na prática a diferença é bastante considerável.

É fácil conseguir passar mais de um dia com uma única carga. Até quase consegui 48 horas com uma única carga, entretanto com uso bem moderado, sem games. Mas mesmo com uso agressivo jogando 30 a 60 minutos por dia, é possível sim chegar até o final do dia sem problemas. Se você quer ainda melhorar a autonomia do Note 9 é só desativar o Always on Display. O recurso é muito bacana, porém consome muita bateria.

Se antes a bateria jogava contra a linha Note, agora com o novo modelo é um ponto a favor…

VALE A PENA?

Não há dúvidas de que o Galaxy Note 9 é o melhor smartphone da Samsung atualmente, inclusive sendo o melhor e mais completo que a empresa coreana já produziu. As câmeras são excelentes e fazem a diferença em ambientes escuros, o que é o grande problema de muitos concorrentes.

Depois da bateria sofrível do Galaxy Note 8, a Samsung corrigiu e colocou uma com maior capacidade com 4000 mAh, o que melhorou consideravelmente! O Galaxy Note 9 é um smartphone quase perfeito, só peca em dois pontos: tamanho e preço! Entretanto se esses pontos não for um problema para você, pode ir sem medo que você está comprando o melhor smartphone disponível oficialmente no Brasil até o momento dessa análise.

NOTAS

ACABAMENTO E DESIGN - 9.1
CÂMERAS - 9.5
DESEMPENHO - 9.8
SISTEMA - 9.2
TELA - 10
BATERIA - 8.8
CUSTO-BENEFÍCIO - 7

9.1

O Galaxy Note 9 é o melhor smartphone vendido oficialmente no Brasil e disso não há dúvidas! Excelentes câmeras, boa bateria, telão incrível e S-PEN. Seu grande problema está no preço e no tamanho, entretanto se isso não incomoda, pode comprar sem medo!

User Rating: 3.23 ( 3 votes)

Você vai gostar

Deixe uma resposta

Fechar
Fechar