Análise Xiaomi Mi A3: vale a pena comprar?

Após o grande sucesso de vendas do Mi A2, a Xiaomi decidiu dar continuidade ao negócio e lançou meses atrás o seu sucessor Mi A3. O smartphone, que conta com diversos recursos interessantes, chama atenção pelo seu design atrativo e preço baixo. Mas será que vale a pena investir o seu dinheiro nele? Confira nossa análise completa.

Design e acabamento

Certamente, um dos grandes destaques desse smartphone é seu incrível acabamento e design. Diferente de outras empresas que buscam economizar nesse sentido, a Xiaomi fez um bom trabalho, incluindo no smartphone um acabamento em vidro e proteção Gorilla Glass 5. No entanto, pecou apenas por preferir o plástico nas laterais ao invés do Metal, algo que traria ainda maior resistência.

Ao usá-lo no dia a dia, notamos que o smartphone possui boa pegada, além de ser compacto e ergonômico. Nesse sentido, até mesmo quem possui mãos pequenas não encontrará problema em utilizá-lo. Assim, podemos afirmar que a fabricante acertou em termos de design e acabamento.

Bateria

No passado, ter um smartphone com duração de bateria aceitável era difícil de ocorrer, uma vez que as fabricantes não davam tanta atenção para esses aspecto. Contudo, vemos atualmente que esse cenário está mudando, uma vez que os smartphones estão vindo com baterias cada vez maiores. No caso do Xiaomi Mi A3, tivemos uma grande evolução em relação ao modelo do ano passado, onde sua bateria sobe de 3.000mAh para 4.030.

Nos testes práticos, conseguimos ficar cerca de 48 horas longe das tomadas com apenas uma carga. Contudo, note que esse número é válido para um uso moderado, podendo mudar no caso de quem passa mais horas jogando com o aparelho ou reproduzindo vídeos. Todavia, no geral consideramos a bateria do Xiaomi Mi A3 excelente para quem não pode ficar sem smartphone. Como ponto negativo, a empresa poderia ter incluído na caixa um carregador rápido de 18W, uma vez que o dispositivo suporta essa velocidade de carregamento.

Tela & Sistema

Quando a Xiaomi anunciou as características do Mi A3, uma das maiores decepções dos fãs da marca foi em saber que sua tela contaria apenas com resolução HD+. Nesse ponto, apenar de termos um display Super AMOLED e ótimas cores, nota-se a presença de pixels na tela, algo que não ocorria no modelo de 2018.

Ao colocá-lo ao lado do Mi 8 Lite, notamos ainda mais a falta de uma maior resolução na tela. Apesar de não ser algo tão ruim, a Xiaomi poderia ter evitado essa economia e ter incluído uma tela Full HD+ no aparelho, algo já visto em smartphones de entrada inclusive.

Agora em termos de sistema, sabemos que a linha Mi A3 é conhecida por oferecer a experiência de um Android mais puro. Assim como nas gerações passadas, o Mi A3 também possui Android One baseado no Android 9.0, recebendo atualizações rápidas. Como diferencial, o aparelho possui um leitor de digitais embutido na tela, apresentando velocidade aceitável em relação aos concorrentes.

Conectividade e Desempenho

Em termos de conectividade, o Mi A3 cumpre bem o seu papel levando em conta sua faixa de preço. Infelizmente, não possui NFC, algo já presente em aparelhos da concorrência mais baratos. Além disso, conta com alto falante mono e entrada dual sim hibrida, pontos que podem desagradar alguns. Por outro lado, possui Wi-Fi padrão ac, conexão dual-sim híbrido.

Passando para desempenho, o Mi A3 inclui um processador Snapdragon 665, trazendo oito núcleos rodando até 2,0 GHz. Ao compararmos com a geração anterior, o Mi A3 ficou devendo, uma vez que o aparelho não apresentou a mesma fluidez em jogos que o Mi A2 de 2018. No entanto, isso não deverá ser notado no dia a dia.

Câmeras

Se até agora o Mi A3 não agradou em diversos aspectos, estamos felizes em saber que a Xiaomi trouxe melhorias no departamento das câmeras. Acontece que o novo aparelho conta com um sensor principal Sony IMX582 de 48 MP com abertura f/1.8. Além disso, possui sensor ultra largo de 8MP e um sensor terciário de 2MP para profundidade.

Dentre outros destaques, o smartphone é capaz de filmar em 4K a 30 FPS ou Fulll HD+ até 120 PFS. Enquanto isso, sua câmera frontal também evoluiu, uma vez que conta com 32MP. Confira abaixo alguns exemplos de fotos tiradas com o Mi A3:

Conforme notamos nos testes práticos, a Xiaomi realmente impressionou em termos de câmeras no Mi A3, trazendo qualidade excelente quando comparamos com outras concorrentes. As fotos apresentam um tom de cor excelente e o modo zoom 2X também faz um excelente trabalho.

Vale a pena comprar?

Será que vale a pena investir o seu dinheiro no Xiaomi Mi A3? Como notamos, ele apresenta pontos altos, como bateria de longa duração, design incrível e câmeras excelentes. No entanto, poderia ter entregue maior desempenho em jogos, tela Full HD+, um slot para chip não híbrido e incluir a conexão NFC, muito pedida hoje em dia. Confira também essa análise completa no nosso canal do Youtube:

Portanto, se você ama fotos e não liga tanto para desempenho, o Xiaomi Mi A3 é uma boa pedida. Abaixo deixamos links de compra do aparelho com o melhor preço do Brasil:

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Display6.01″ HD+ 720 x 1560 pixels
Câmera TraseiraTripla 48 MP f/1.8 + 8 MP f/2.2 + 2 MP f/2.4
Câmera Frontal32 MP f/2.0
ChipsetQualcomm Snapdragon 665 Octa-core de até 2.0 GHz
Memória interna64 ou 128 GB (expansível via cartão microSD)
Memória RAM4 GB
Bateria4.030 mAh
SistemaAndroid 9.0

MELHORES PREÇOS XIAOMI MI A3

DESIGN - 9.5
BATERIA - 9.3
CÂMERAS - 9
DESEMPENHO - 8.6
TELA - 7.8
CUSTO-BENEFÍCIO - 9

8.9

O Xiaomi Mi A3 tem muitas qualidades, como uma autonomia de bateria diferenciada, design belíssimo, ótimas câmeras, rápido e tem belo custo-benefício, mas a tela poderia ter melhor resolução.

User Rating: 4.08 ( 3 votes)
Continuar lendo

Um Comentário

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar