Análise Zenfone 5Z: excelente, mas derrapa no preço

Há vários meses a Asus apresentou os seus dois principais smartphones para 2018, o Zenfone 5 e o Zenfone 5z. Enquanto o primeiro é um intermediário premium, o segundo é o flagship da empresa taiwanesa e o curioso é que ambos são quase idênticos, mudando apenas o “motor” que empurra cada um. Depois de usar por vários dias, chegou o dia de trazer o Análise Zenfone 5z para você saber tudo sobre o ele!

O Zenfone 5z chega com o novo Snapdragon 845 rodando a um clock de 2.8 GHz aliado a 4, 6 ou 8 GB de memória RAM, GPU Adreno 630 e seu armazenamento interno possui 64, 128 ou 256 GB de espaço, sendo expansível via microSD com seu slot híbrido.


ONDE COMPRAR?

CONFIGURAÇÃO AVALIADA

  • CHIPSET: Qualcomm Snapdragon 845
  • PROCESSADOR: Octa-core de 2.8 GHz
  • GPU: Adreno 630
  • MEMÓRIA RAM: 6 GB
  • MEMÓRIA INTERNA: 64 GB
  • CÂMERAS: Dual 12 MP + 8 MP e frontal de 8 MP
  • TELA: 6.2″ com resolução Full HD+
  • BATERIA: 3.300 mAh
  • CONEXÕES: 4G, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • LEITOR BIOMÉTRICO: Sim
  • DIMENSÕES: 15,3 x 7,5 x 0,79 cm (A x L x E)
  • SISTEMA: Android 8.0

ANÁLISE ZENFONE 5Z

ACABAMENTO e DESIGN

Depois de testar o Zenfone 5 preto, estou em mãos com o Zenfone 5z prata e é exatamente a mesma coisa, só muda a cor. Se nas gerações passadas o Zenfone tinha bordas grandes, atualmente ele tem a parte frontal quase toda ocupada pelo belíssimo display com aproveitamento de 83.6%.

O Zenfone 5z se inspirou no iPhone X e na traseira vemos a mesma disposição da câmera, entretanto o Asus tem leitor biométrico na traseira. O entalhe também está presente, porém não há dúvidas, o smartphone ficou muito bonito, principalmente o prata, onde se valoriza mais seus detalhes.

A construção do smartphone é muito boa, assim como a geração passada, um “sanduíche de vidro com metal de recheio”. Como já falei em outras vezes, prefiro construção toda em alumínio, pois deixa o aparelho mais robusto e vidro sempre é mais frágil nesse caso. A pegada é muito boa, ele se encaixa bem na mão e não escorrega. Apesar da tela grande, suas dimensões são boas com 15.3 cm de altura x 7,5 cm de largura x 7,9 mm de espessura e bastante leve com 155 gramas.

O Zenfone 5Z está entre os smartphones mais bonitos de 2018, entretanto não tem originalidade. Na parte da construção, faltou a certificação IP68 para ficar perfeito, o que faria o Asus ser resistente a água e poeira como muitos concorrentes, como o OnePlus 6.

CÂMERAS

Assim como na construção não há diferenças entre o ZF5 e o Zenfone 5z, no departamento de câmeras temos a mesma coisa. Seu sensor principal tem 12 megapixels f/1.8 24mm, 1/2.55″, 1.4µm com estabilização óptica de imagem em 4 eixos. Ele também tem o secundário para imagens com maior ângulo de visão, são 8 megapixels com abertura f/2.0 12mm, 1/4″, 1.12µm.

O Zenfone 5Z tem um bom conjunto de câmeras, entretanto ainda precisa melhorar para estar no nível de outros flagships, como Galaxy S8, S9, por exemplo. O modo automático funciona bem, principalmente quando inteligência artificial entra em ação, corrigindo estouro de branco que acontecia com a geração passada.

Com a inteligência artificial fica tudo mais bonito, entretanto as cores ficam saturadas. O alcance dinâmico é razoável e o HDR automático trabalha bem para melhorar as imagens. O nível de detalhes é um dos pontos fracos. E em alguns momentos as fotos não saem tão legais, ficando com baixo nível de detalhes, e notamos que isso acontece quando o AI não entra em ação. O sensor grande angular só serve em situações que você faça questão, pois a qualidade diminui bastante.

Agora em situação de baixa luminosidade o Zenfone 5z se destaca! As fotos saem boas e ele consegue trabalhar bem para manter muito baixo nível de granulação.

Para quem gosta de selfies ele tem um sensor de 8 megapixels f/2.0, 24mm, 1/4″, 1.12µm e os resultados se mostraram satisfatórios, oferecendo boa qualidade de imagem, inclusive tem efeito bokeh, assim como a câmera traseira.

Ele grava em até 4k e a estabilização óptica de imagem trabalha bem. Full HD vai até a 60 FPS e tem câmera lenta a 240 FPS a 720p. Em geral o usuário irá ficar bem satisfeito com as câmeras do Zenfone 5z, entretanto ele ainda não tem nível de detalhes que flagship da Samsung ou até OnePlus 6 oferece, entretanto o AI cumpre muito bem seu papel e deixam fotos incríveis.

O Zenfone 5z consegue sim boas fotos em geral, entretanto para o preço que o cobrado, no conjunto ele acaba ficando atrás do OnePlus 6. A Asus ainda precisa melhorar o nível de detalhes, mas está indo muito certo nas imagens com baixa iluminação.

DESEMPENHO

Aqui é a parte onde há a única diferença entre o Zenfone 5 e o Zenfone 5Z! Enquanto o primeiro tem chipset Snapdragon 636, o segundo chega com o mais poderoso processador da Qualcomm, o Snapdragon 845 Octa-core de até 2.7 GHz com núcleos Kryo 385 Gold 4x 2.7 GHz + núcleos Kryo Silver 4x 1.7 GHz.

Zenfone 5

Como já havia percebido no ZF5, a Asus fez um belíssimo trabalho no multitarefa! O Zenfone 5Z deixa praticamente todos os arquivos já carregados na memória após abertos a primeira vez. Isso resulta em um uso extremamente rápido no dia a dia, pois tudo já está carregado, então alternam de maneira instantânea.

Com uma GPU potente, a Adreno 630, nem precisa falar que ele rodou games pesados, como PUBG com alta qualidade gráfica e sem engasgos. Caso queira ainda mais performance tem o modo AI Boost, entretanto nem sequer usamos, pois ele já é muito rápido.

A experiência de uso com Zenfone 5Z foi muito excelente. Não há o que se queixar ou reclamar em relação a performance do smartphone da Asus.

SISTEMA

Aqui não tem diferenças para o Zenfone 5, então seguem as mesmas palavras: A ZEN UI evoluiu e foi outro ponto que me surpreendi. Antes era um layout bem esquisito, com ícones estranhos, agora está tudo uniforme, só precisa polir o menu principal e alguns pontos que irei falar nas próximas linhas.

Quase sem bordas, um dos destaques do Zenfone 5Z é sua navegação por gestos, isso deixa todo espaço útil da tela disponível e facilita bastante, sendo necessário deslizar o dedo nas extremidades inferior para voltar, multitarefa ou ir para Home, e se não gosta do entalhe, tem como ocultar. No lado esquerdo fica o Google mostrando novidades de sites do interesse de cada usuário, essa função é excelente.

Seu leitor biométrico na parte traseira é eficiente, porém não está entre os mais rápidos, há um certo delay entre colocar o dedo e o desbloqueio, algo que acontece também no S9, nesse ponto OnePlus ainda é o aparelho a ser batido! Há também o reconhecimento facial, o cadastro é bem simples e muito rápido, assim como o desbloqueio.

Assim como no iPhone, na parte do entalhe cada lado tem uma função. Se deslizar o dedo no lado direto do aparelho ele baixa notificações e acesso rápido, já no lado aposto abre todas as opções do acesso rápido e notificações.

A versão do Android é o Oreo 8.0 com patch de segurança de agosto, sendo atual, embora o ZF5 já tenha patch de outubro. O sistema operacional está bem estável e não tive problemas com nenhum aplicativo, em fechamentos inesperados ou travamentos.

Ainda não esquecendo, para games também tem a função AI Boost, que incrementa desempenho do smartphone, que também pode ser utilizado no dia a dia, porém terá impacto na autonomia da bateria, pois aumenta o consumo.

TELA

O Zenfone 5Z tem exatamente o mesmo display do Zenfon e5. De cara você já fica encantado com a tela! Nem parece uma tela IPS, pois os pretos são intensos e ao usar a função ocultar o entalhe nem dá para notar o recorte, só um olhar bem atento irá perceber. Ela possui 6.2 polegadas, é IPS 95% DCI-P3 e resolução Full HD+ de 1080 x 2246 pixels, resultando em uma densidade de pixels por polegada de 402ppi.

As cores são vibrantes e intensas com um brilho muito bom, suficiente para usar em qualquer lugar sem esforços. O ângulo de visão é outro destaque, onde as cores permanecem fiéis. O que não gostei foi o DPI do sistema, ou fica tudo muito grande, usando o padrão, ou fica muito pequena usando a configuração pequena. Felizmente ativando o modo desenvolvedor dá para ajustar o DPI conforme usuário gostar. Se você não gosta de cores mais intensas, é só mudar o modo de cor de ampla gama de cores para padrão ou personalizar a seu gosto. Eu fique muito mais satisfeito com a tela do Zenfone 5Z que a do OnePlus 6, por exemplo.

O aproveitamento da parte frontal é muito grande, ele praticamente não tem bordas, o que fica com ergonomia excelente, mesmo com seu grande display de 6.2 polegadas. Não há como não gostar do display do ZF5Z, que inclusive tem proteção Corning Gorilla Glass, porém a Asus não especificou qual versão.

BATERIA

A capacidade da bateria do Zenfone 5Z é a mesma do irmão “menor”, são 3300 mAh. Se alguém achava que a autonomia dele seria bem pior por conta do chipset mais potente se enganou. Na prática não há nada significativo.

A autonomia não é enorme, mas dá para ter entre 5 a 6 horas de tela, o que mais suficiente para passar um dia tranquilo longe da tomada. E como ele conta com tecnologia de carregamento rápido, não decepciona nesse sentido, até porque atualmente são poucos aparelhos que conseguem autonomia melhor e os flagships até ficam abaixo disso.

VALE A PENA?

Depois de testar o Zenfone 5 e agora o Zenfone 5z, fica aquela sensação de mais do mesmo! Apesar do flagship da Asus ser muito bom, o conjunto se mostrou muito mais equilibrado no Zenfone 5, onde ele se destaca em sua faixa de preço. Já o Zenfone 5z acaba sendo ofuscado totalmente por concorrentes…

Ele tem um belo design, tela excelente, desempenho exemplar, entretanto o preço é seu grande problema. E ao contrário do anunciado por integrantes da Asus, o Zenfone 5Z não mata o OnePlus 6 em custo-benefício, pelo contrário, ele perde, afinal o OP6 está por R$1617, enquanto o Asus não sai por menos de R$1924, isso ambos importados.

Analisando o mercado nacional, o Zenfone 5Z está a partir de R$2551, valor que vira e meche o Galaxy S9 aparece, então acaba ficando muito difícil para o aparelho da Asus… Ele é belíssimo, tem suas qualidades, entretanto fica ofuscado pelos concorrentes por conta do seu preço que não é dos melhores.


ONDE COMPRAR?


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Demora muito tempo para chegar?

O tempo total foi de 31 dias corridos (21 dias úteis), o que é um prazo muito bom se tratando de uma importação. Esse é o prazo médio atualmente que estamos recebendo as encomendas.

Paga imposto?

Todo produto importado de uma loja pode ser taxado. Em média as taxas estão sendo na faixa dos R$230 a R$250 para quase todos os estados, exceto MG, RRS, SC e a capital da Paraíba, onde cobram ICMS, ficando a taxa na casa dos R$400. No caso do Zenfone 5Z não pagamos taxa, ele foi liberado sem imposto.

É seguro comprar na GearBest?

Sim, 100% seguro! A loja já é nossa parceira de longa data, então pode comprar com tranquilidade. Você pode aprender a comprar corretamente na loja seguindo nosso tutorial AQUI.

O produto tem garantia?

Sim, a loja oferece 1 ano de garantia a partir da data da compra. Para saber mais sobre garantia, consulte termos no site da loja.

Se você tem alguma dúvida sobre o Zenfone 5Z ou de como importar o seu, entre já nos nosso grupos no WhatsApp:

NOTAS

ACABAMENTO e DESIGN - 9.5
CÂMERAS - 8.5
DESEMPENHO - 9.2
SISTEMA - 9
TELA - 9.1
BATERIA - 8.4
CUSTO-BENEFÍCIO - 8.3

8.9

O Zenfone 5Z é um smartphone que oferece um belíssimo design, tela incrível, boas câmeras e um altíssimo desempenho. Entretanto ele derrapa no preço, o que acaba sendo ofuscado por concorrentes.

COMPRAR RECOMENDAÇÃO
User Rating: 4.55 ( 1 votes)

Você vai gostar

Deixe uma resposta

Fechar
Fechar