Hoje em dia não é mais necessário pagar um plano de telefonia para conversar com outra pessoa. Aliás, você pode conversar em vídeo com várias pessoas ao mesmo tempo, realizando verdadeiras reuniões em vídeo, gratuitamente, utilizando somente o seu Android e alguns aplicativos. O objetivo deste artigo é, justamente, mostrar alguns desses aplicativos e suas principais vantagens.

Os aplicativos de VoIP e ligações em conferência ganham especial relevo no ambiente corporativo e tem grande impacto no dinamismo da comunicação no ambiente de trabalho, sobretudo se considerarmos o fato que muitas empresas fornecem celulares corporativos para seus funcionários e colaboradores.

Evidentemente, não é apenas na esfera corporativa que os apps para reuniões de vídeo são úteis. Quem nunca usou o Skype ou o Hangouts para, por exemplo, falar com a namorada ou com aquele parente que está longe? As possibilidades de uso desses aplicativos são infinitas.

Agradeça a tecnologia e conheça alguns dos aplicativos mais usados para reuniões em vídeo via Android:

Google Hangouts

O Hangouts é o principal aplicativo de comunicação do Google e, como vem pré-instalado em dispositivos Android, é bastante conhecido. A universalidade da conta Google permite a utilização de qualquer serviço da empresa, o que só aumenta a popularidade do app, que apesar de não ser tão utilizado nas mensagens instantâneas como o Whatsapp, um dos líderes do mercado de apps de comunicação, é uma ótima opção para conversas em vídeo.

Skype

Um dos pioneiros no ramo do VoIP e das ligações em vídeo, o Skype revolucionou a comunicação nos desktops e hoje está disponível também para dispositivos móveis como smartphones e tablets. O seu foco, contudo, é no serviço de telefonia, e a versão gratuita possui algumas limitações (como um limite ao número de participantes na conferência de vídeo).

Viber

Apesar de ter sido lançado com foco nas mensagens instantâneas, buscando rivalizar com o Whatsapp, o Viber possui mais recursos do que o famoso “verdinho” – como a possibilidade de realizar reuniões de vídeo. Mesmo não sendo líder de mercado, o app já expandiu seus horizontes e possui versões desktop para Windows e Mac.

WeBex

O WeBex é um serviço de conference calls em vídeo focado mais no ramo empresarial, oferecendo recursos como a possibilidade de realizar anotações durante uma reunião – que pode contar com mais de 8 participantes e qualidade de vídeo HD, em 720p. A sua abordagem corporativa se traduz em diversos recursos que podem tornar o seu dispositivo um verdadeiro centro de reuniões mobile, muito embora a maioria deles só esteja disponível na versão premium, que custa 24 dólares.

VSee

A principal vantagem do VSee, que foi criado para fornecer consultas médicas através da Internet para pacientes em locais de difícil acesso, é que ele oferece quase todos os seus recursos gratuitamente e com poucos anúncios, permitindo videoconferências com até quatro participantes com troca simultânea de mensagens. Além disso, o app possui um mecanismo de controle de dados móveis, o que permite sua utilização, até mesmo, em redes móveis 3G e 4G.

Deixe uma resposta