No meio deste ano, a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica foi anunciada. Agora, depois de uma longa espera, o app oficial foi liberado para Android e iOS e pode ser usado por quase qualquer pessoa com uma CNH mais recente.

“Quase” por que, por enquanto, apenas os motorista de Goiás e do Distrito Federal foram incluídos nessa fase inicial. Esperasse que o serviço esteja disponível para o restante do Brasil em breve. Na verdade, a expectativa é que, até 1 de fevereiro de 2018, todos os Detrans do país suportem a emissão da CNH Digital.

A novidade permite dispensar o documento físico, já que todas as informações ficarão armazenadas de forma segura no celular, tendo a mesma validade legal do papel. Mas como se preparar para á troca?

Primeiro de tudo, é necessário ter a versão mais nova da CNH tradicional, com QR-Code. Se você não possui esse documento, dá pra solicitar uma segunda via no Detran do seu estado pagando R$ 95.

Feito isso, cadastra-se no portal de serviços do Denatran, confirme seus dados em uma agência do Detran, e finalmente, um código de ativação será liberado para usar o app. Após isso, você não precisará andar com o papel da CNH, basta usar seu smartphone.

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta