O Tudo em Tecnologia já trouxe todas as informações sobre a linha completa do Asus X550LN e agora chegou a hora trazer um review completo. O teste foi realizado pelo Lucas Bigí e nos enviou tudo sobre a versão DM548H do notebook da Asus.

Talvez o melhor custo-benefício nesta faixa de preço, o notebook ASUS 550L é um notebook com configurações robustas e um preço bastante acessível em relação à outros notebooks de mesma capacidade. Venha conferir nosso review!

Review Asus X550LN

DESIGN

Asus X550LN1

Fino, leve e elegante. Tem um design atraente ao olhar. A design da tampa é composto por círculos concêntricos e a logo da ASUS. Tanto notebooks quanto celulares são passíveis de manchas de dedos e arranhões com o tempo de uso, porém o que vemos aqui é que o acabamento texturizado ajuda a mitigar esses efeitos e mesmo após 3 semanas de uso intenso, o notebook não apresenta marcas de uso. Permanecendo como novo.

As laterais são sóbrias, mesmo que talvez tenha uma certa poluição de entradas e saídas. A textura e design interno deles são suaves e agradáveis. Mesmo que a textura seja quase imperceptível.

X550LN-2

O teclado é bonito e as letras, números e símbolos são centralizadas nas teclas uma diferença sutil, mas perceptível. A tela ocupa uma boa parte do painel do notebook, mesmo que as bordas não sejam tão pequenas. Falando das bordas, elas são pretas e com uma leve textura áspera. Há uma logo da ASUS logo abaixo da tela e os amortecedores do painel frontal são bem discretos, praticamente imperceptíveis.

X550LN-3

Na lateral esquerda do notebook, ele conta com entrada para força; saída de ar, entrada VGA, entrada HDMI, Ethernet com um pequeno sistema retrátil (diminui o tamanho da entrada); 2 entradas USB 3.0 e saída 3.5 mm para fones de ouvido e microfone.

X550LN lateral

Na frente ele conta com os LEDs de informações – Indicador de alimentação, bateria, Disco rígido, wifi e bluetooth, number lock e caps(fixa) lock), além de uma entrada de cartão de memória SD/SDHC.

No lateral direita ele conta com: trava de segurança da Kensington; tocador de DVD/CD com botão de ejeção manual e a uma única porta USB 2.0.

X550LN lateral 2

No painel frontal superior ele conta com a Tela de 15.6 pol, Webcam (VGA); 2 microfones estéreo, LED indicador da Câmera e 4 amortecedores (estes são tão discretos que demorei 2 semanas para encontrar os outros 2 amortecedores).

x550ln tela

E no painel frontal inferior: o botão de energia, o teclado alfanumérico, mais LEDs indicadores de estado (caso você esteja com ele aberto) e touchpad multittouch.

Demorei um certo tempo pra encontrar as saídas dos alto-falantes. Descobri que elas estão situadas sob o teclado. Um detalhe muito interessante pois impede que o sem seja abafado caso esteja utilizando o notebook sobre uma cama ou sofá.

Dimensões

A espessura dele também é um ponto positivo. Ele é considerado um notebook ultrafino. Ele conta com 38 cm de largura 25,1 cm de comprimento e apenas 3,17cm de espessura na parte mais espessa. Mesmo com essa espessura, devido a um design bem feito, ele parece ser mais fino do que é, principalmente na parte frontal, onde há uma ligeira diferença de espessura, agradando ao olhar.

x550ln espessura

Peso

Não é um dos notebooks mais leves da categoria com seus 2,3 kg, porém devido as suas dimensões avantajadas (principalmente por causa da tela de 15,6 pol.) ele é suficientemente leve para não incomodar ao ser carregado em uso comum. Ainda assim pode incomodar pra quem gosta de carregar o notebook na mochila e anda muito durante o dia.

Carregador

O carregador da ASUS é um belo ponto positivo. Ele tem um design atraente e um acabamento com textura nas laterais e em volta, todo em Black piano.

Outro destaque deste carregador é ele ser tudo-em-um. Não há necessidade de carregar 2 partes do carregador sempre que for sair: A tomada e o transformador. Como se fosse um carregador de celular, só que maior e que esquenta mais. Sem contar a praticidade e beleza do mesmo.

x550ln carregador

Um ponto curioso é ele não contar com o 3º pino de aterramento, mesmo sendo um notebook de lançamento recente e a lei obrigando a estes dispositivos contarem com tal atributo. De qualquer forma, isso pode não ser um ponto negativo para alguns consumidores acostumados a remover o 3º pino devido a incompatibilidade incômoda na hora de utilizar em tomada antigas.

Nem tudo são flores

Um ponto que negativo para o design é que o notebook vem acompanhado de muitos adesivos, que, por mais que possam ser removidos (assim como programas pré-instalados), poluem a visão do notebook. Para alguns isso talvez isso não seja um ponto negativo, mas conta na experiência que é ao abrir um produto. O design não é nenhuma revolução, porém agrada ao olhar e é um ponto positivo. É com certeza, um dos mais bonitos.

X550LN-4

Outro ponto negativo é a fragilidade da moldura da tela. O plástico é mole o suficiente para dobrar ao menor esforço, causando uma sensação de fragilidade inevitável.

Câmera

Uma câmera HD não é pedir muito, mas mesmo que não seja uma deste tipo, que pelo menos tivesse um mínimo de qualidade. A câmera é VGA e excessivamente granulada. Não há muita qualidade nas fotos. O tempo de resposta é lento. Ela serve, no máximo como um quebra galhos, mas até para vídeo-chamadas ela não é a muito indicada. Infelizmente um ponto negativo para o notebook, mas nada que tire o brilho de sua capacidade.

MODELOS

Existem 6 versões deste notebook da series X550LN para agradar uma gama maior de usuários.

ESPECIFICAÇÕES

  • PROCESSADOR: Intel Core i5 4210U ou i7 4510U;
  • MEMÓRIA RAM: 6 ou 8 GB DDR3 1600MHz;
  • PLACA DE VÍDEO: GeForce GT 840M 2 GB;
  • DISCO RÍGIDO: 500GB, 750 GB, 1 TB;
  • TELA: 15.6″ Full HD com acabamento antirreflexivo;
  • SISTEMA OPERACIONAL: Windows 8.1 64 bits;
  • BATERIA: 4 células.

O modelo analisado neste review foi o X550LN-BRA-DM548H que conta com um processador Intel Core i5 4210U; memória RAM de 6 GB DDR3 1600MHz; e HD de 750 GB.

PROCESSADOR

i5 4210U O processador i5 da Intel de 4 núcleos (2 físicos e 2 virtuais) da conta do recado, é suficientemente rápido para as tarefas do dia a dia e perde por pouco para a maioria dos i7s.

Ele tem um poder de fogo suficiente para rodar os jogos e programas mais recentes, porém nem todos poderão rodar em suas configurações máximas ou os programas serão executados em uso extremo.

HD

O disco rígido é um dos poucos pontos negativos neste notebook, excessivamente lento na leitura de dados, desta forma, ao trabalhar executando 3 ou mais programas ao mesmo tempo, pode ser que o note apresente lentidão. Ao verificar o uso de dados no gerenciador de tarefas, pode observamos quase sempre que o HD estava utilizado 100% da velocidade para executar algum programa. Nestes momentos podemos presenciar leves engasgos. O ideal é fazer um upgrade e instalar um SSD.

RAM

Os 6 GB de memória RAM deste notebook atendem muito bem as necessidades do usuário, sendo uma DDR3 de 1600 MHz, sua velocidade impressiona. No entanto para tarefas muito pesadas, essa quantidade não é suficiente, então pra quem quer utilizar para tarefas profissionais e com os gráficos ainda mais perfeitos, um upgrade futura valerá a pena.

PLACA DE VÍDEO

nvidia_geforceCom a arquitetura Maxwell, a Nvidia 840 GeForce, é uma placa de vídeo intermediária e cumpre o que promete, executando até mesmo os jogos mais pesados em configurações medianas. E a grande maioria dos jogos, ela dá conta do recado podendo executa-los com a maioria das configurações no máximo.

Rodando em HD (720p):

JOGO DETALHES FPS
SKYRIM ALTO 41
BATTLEFIELD 4 ALTO 34
FIFA 2015 ULTRA 80
DOTA ULTRA 66
TOMB RAIDER ALTO 67
MAX PAYNE 3 ULTRA 92
DEUS EX: HUMAN REVOLUTION ULTRA 52
FALLOUT ULTRA 50
DEAD SPACE 3 ALTO 76
THE DARKNESS ALTO 94

Da mesma forma como acontece nos programas de edição: AutoCAD, REVIT, Photoshop, Firework, Corel, 3DS Maya, Cinema 4D, Blender, a placa dá conta de projetos de médio-grande porte, mas não abusem pois essa não é uma máquina profissional, nem foi projetada para tal.

Um problema acontece em alguns jogos, quando eles são executados em resolução menor que a nativa, 1080p, a tela não aumenta, mantendo as bordas que incomodam qualquer gamer.

Driver

Foram muitos os relatos de travamentos durante jogatinas, devido a problemas com o drive da placa de vídeo. Por isso o drive mais recomendado é o 345.2, durante os testes foi o que teve as taxas de FPS mais altas e não engasgou em nenhum momento. O drive 347 mesmo sendo mais novo, apresenta alguns travamentos e fechamentos durante a execução de jogos.

SOM

Ao colocar o volume no máximo, não há apenas leves distorções aparentes. Mas nada que tire o mérito da qualidade de som deste notebook. O som é suficientemente alto para um notebook, obviamente não substitui um sistema externo com subwoofer, mas para as situações mais cotidianas, como quando estiver fora de casa, ele supre com folga a qualidade. A tecnologia Sonic Master foi um belo acerto na qualidade do som. Sem contar o detalhe já mencionado da localização dos alto-falantes serem sob o teclado.

TELA

Uma tela Full HD(1080p) de 15,6 polegadas. Quer configuração melhor? Nessa faixa de preço, acredito que não exista, ainda assim, ela apresenta problemas no balanço de cores e contraste. Tendo uma cor um tanto quanto amarelada, mas é possível fazer ajustes facilmente para melhorar essa questão.

O ângulo de visão é amplo, mas não é uma tela IPS. Talvez não seja necessário ajeitar o ângulo da tela toda vez que você se mexer, porém não é a visão mais confortável dentre as telas existentes no mercado. O acabamento fosco é muito bom e a fidelidade das cores também não decepciona, mesmo com o problema da tela amarelada que pode ser resolvida configurando o balanço de cores do notebook.

X550L-6

O tamanho amplo e a resolução full HD são uma mão na roda, principalmente para assistir vídeos, filmes e series; realizar trabalhos ou simplesmente acessar a internet. Dispensei uma tela externa que tinha ao comprar este notebook, pelo seu tamanho suficientemente grande. A alta resolução é um diferencial para um notebook nesta categoria, pra quem trabalho com softwares de edição ou quer jogar.

TECLADO

Um som agudo baixo, porém quase como se as teclas estivessem soltas. E repetitivas reclamações com a barra de espaço com relação à alguns usuários receberem o ultrabook com a barra de espaço e o botão f2 soltos. Particularmente não tivemos problemas com este notebook em relação a barra de espaço ou qualquer outra tecla. Apesar disso o teclado é grande e confortável de usar. O teclado numérico ajuda a quem faz trabalhos em programas de edição ou utiliza para realizar cálculos.

TOUCHPAD

Touchpad sem multittouch num notebook torna a tarefa, já tão odiadas por alguns, impossível, fazendo com que muitos apelem para um mouse. Esse problema é minimizado com os gestos multitoques na tela de toque. Ajudam e muito a mitigar este problema, porém não resolve por completo, pois a resposta ao toque nem sempre é precisa ou é computada.

Para uso diário, é tranquilo usar o touchpad que acompanha o notebook. Ele é grande assim como o teclado e é deslocado para a esquerda (segundo a ASUS, desta forma a mão não esquenta ao permanecer sobre a área do processador). Para trabalhos em geral ou jogos, mesmo com os gestos, é melhor ter um mouse por perto de preferência sem fio.

x550ln teclado

SOFTWARE

Ele é acompanhado do Windows 8.1 com atualização garantida para o Windows 10. Não sabemos se é problema do computador ou do sistema, porém foram notados alguns engasgos durante a execução de tarefas simples. Talvez por conta da já citada lentidão do disco rígido. Desta forma, tarefas simples como abrir o menu de contexto na área de trabalho demoram de 5-10 segundos. Algo que incomoda, principalmente em um notebook com um hardware poderoso.

w8

Outro fator que pode incomodar são os programas pré-instalados da ASUS. Alguns são essenciais outros totalmente descartáveis. Ao menos a ASUS não fez como a lenovo que enviou notebooks com adwares dentro deles.

É interessante falar sobre a atualização para o Windows 10, oferecendo melhor compatibilidade com os drivers, e a revolução que o sistema está prometendo com melhor integração entre dispositivos e mudanças significativas no design.

UPGRADES

Um ótimo ponto positivo deste notebook é sua capacidade de melhorias. A começar pela memória RAM. Por algum motivo, uma das placas vem soldada ao computador, sendo assim, 1 slot de 2 ou 4 GB fixa e 1 slot de 4 GB que pode ser trocado. Desta forma os notebooks com 6 e 8 GB, podem chegar a 10 e 12 GB de Memória RAM.

Outra opção é troca o player de CD/DVD por um SSD, como se fosse um fusion drive da apple. Utilizando o SSD para rodar os programas e jogos e o HD para guardar os arquivos.

Devo comprar?

Mesmo quando não está em promoção, o notebook já apresenta um ótimo custo-benefício em relação a outros notebooks na mesma categoria. Mesmo sendo seu único ponto negativo significativo o HD, diminuindo a velocidade e o tempo de resposta do computador, ele ainda é a melhor escolha de notebook nesta categoria.

Mesmo com tanto poder de fogo, ele pode ser encontrado em promoções muito interessantes. É ai que ele se torna o melhor custo-benefício disparado do mercado nesta faixa de preço, mas como ele esgotou em quase todas as lojas, no momento não tem muitos descontos, mas ele continua sendo a melhor opção.

E você acha que vale a pena comprar este notebook ou ele é supervalorizado devido as sua configurações? Conte nos comentários o sua opinião.

REVIEW GERAL
ACABAMENTO E DESIGN
8
BATERIA
6,8
DESEMPENHO
8
PLACA DE VÍDEO
9
CONEXÕES
9
TECLADO E TOUCHPAD
7,5
TELA
9,3
COMPARTILHE

3 COMENTÁRIOS

  1. Acabei de comprar o 458 com um bom desconto. não consegui entender o porque do 457 estar mais caro.
    Se possível gostaria que fizessem um tutorial sobre essa mudança de hd para ssd ou de cd/dvd para ssd . As vantagens e desvantagens (se houver) alem de falar alguns modelos de ssd. Não entendo muito disso. A propósito se trocar a gente perde a garantia ne?
    obrigado.

      • Obrigado , acho que servira para mais pessoas.
        Já comprei o asus zenphone 6 e esse notebook com apoio em resenhas do site. (no caso do zenphone o site me ajudou a escolher pois dois colegas meus já tinham e gostaram)

Deixe uma resposta