Como fazer backup da pasta EFS

Alguns leitores estão tendo problemas de ausência do IMEI dos seus aparelhos após alguma tentativa de instalação de uma nova ROM. Esta é uma situação recorrente, principalmente de aparelhos da marca Samsung. Sempre informamos em nossos tutoriais que não somos responsáveis por eventuais danos causados nos seus aparelhos, mas decidimos tentar ajudar estes usuários e indicar possíveis formas de resolverem o problema dos seus aparelhos. Então, hoje o Tudo em Tecnologia ensina como fazer Backup da pasta EFS, que contém o IMEI de seu aparelho, e restaurá-la se for preciso.

O que é a pasta EFS?

A Pasta EFS contém muitas informações importantes do seu smartphone e entre esses arquivos, tem exatamente o que possui seu numero IMEI, e é justamente esta pasta que às vezes se corrompe ou acaba tendo conteúdo perdido ao trocar de Rom.

Durante o processo de troca de ROM, em alguns casos ocorre de desaparecer o IMEI do aparelho, ou o mesmo sofrer alteração para um IMEI padrão, e isto ocasiona a ausência do sinal da operadora, nos impedindo de fazer e receber ligações. Este problema ocorre mais com aparelhos da Samsung. Comigo aconteceu com meu antigo Galaxy Note 2, quando tentei efetuar o update para o Android 4.2.2. Sorte minha, pois tinha feito anteriormente um backup da pasta EFS, e resolvi o problema restaurando a pasta já salva em meu computador.

 

Como fazer o backup da pasta EFS?

Requisito:  **Acesso Root**

Existem varias maneiras de fazer backup da pasta EFS, voce pode acessar direto a raiz do seu aparelho com o Root Explorer por exemplo e simplismente fazer o Backup dela ou pode instalar um aplicativo que faz tudo isto por você e ainda checa a integridade do backup, este aplicativo se chama kTool disponivel na Google Play.

Ktool – DOWNLOAD

 

Tutorial – Utilizando o Ktool

Fonte: FórumGalaxyS3Brasil

OBS: Faça o backup e guarde em um local seguro. Você só precisará restaurar o backup caso esteja com problema no IMEI do aparelho.

Dica para tentar recuperar seu IMEI caso não tenha feito backup

* Se caso você não tiver feito o backup da pasta EFS e está com problema no IMEI após a tentativa de troca de ROM, tente restaurar a ROM de mesma versão da que veio com o aparelho. Outra maneira é flasheando via Odin apenas o arquivo do MODEM (aparece como PHONE em algumas versões do Odin). Já houveram casos que nem com o backup da pasta EFS obtive sucesso em restaurar o IMEI do aparelho, só obtendo sucesso após tentar vários arquivos MODEM de ROM’s Stock.

30 COMENTÁRIOS

  1. Marcos Paulo, Meu futuro grande amigo.
    Estou com o problema descrito por você mas estou sem o backup da pasta EFS e quero saber aonde eu posso baixar o arquivo descrito acima. para realizar o flash via odin.

  2. Cara meu celular estava normal e do nada deu a msg “SEM CARTÃO SIM ” Coloquei outro chip deu a mesma coisa, o que pode ter sido ? Meu celular é um S4

  3. Olá! Depois de um problema com o conector, qdo meu aparelho passou por diversas assistencias, ele retornou, após mais de 1 mes, com o IMEI alterado. Meu cel é um Galaxy S4 9500… nunca fiz o backup da pasta efs. Alguém pode me ajudar?? Já estou a ponto de jogar na parede esse aparelho, pois nao entendo mto sobre esses procedimentos e não encontro um ser vivo q reconfigure pra mim! Agradeceria mtoooo a quem pudesse me ajudar.

  4. amigo, nao fiz o backup atravez desse metodo, porem simplesmente copiei a pasta efs atravez do solid explorer, e salvei no meu pc. tem como restaura-la?
    galaxy note 2 ( n7100)

  5. Fiz esse processo no S3, mais na hora do check dos arquivos apresenta essa mensagem no fim,
    /!\ n_data.bin NOT FOUND in backup

    Informando que o arquivo efs.tar.gz não deu certo.

    George, S3 4.3

  6. Então, eu atualizei meu celular recentemente, e baixei os primeiros passos, e queria saber se fazendo o backup com o ktool salva os contatos salvos no celular??

  7. Realizei esse processo porém quando aperto run check aparece o seguinte:

    /sdcard/efs.img not present!
    /sdcard/efs.tar.gz not present!

    E, quando inicio o app consta mais essa mensagem:

    AN ERROR ACCOURED DURING THE OPERATION!
    [ERR_IOERR]

    (no root access?!)

    O que poderia solucionar?

  8. tenho um xperia zq, ele reconhece o chip e tudo, mas não realiza ligações aparece uma mensagem “rede celular não disponível”. Já tentei restaurar, fazer downgrade e nada deu jeito.
    por favor me dê uma luz !

  9. Olá, depois da atualização do android para o 4.3 (fiz a oficial liberada pela samsung), rooteei meu aparelho pois queria trocar a ROM, que é uma escrota da Claro, para a do android puro. Instalei esse programa, fiz o backup porém o segundo item dá uma coisa tipo “não encontrado”, então copiei os dois arquivos para o meu pc e um deles é um arquivo de winrar (o mesmo que deu defeito do backup), porém quando tento abrir no winrar, diz que foi corrompido, então não sei se o backup foi feito com sucesso para seguir com a instalação da ROM, queria que alguém me sanasse essa duvida, obrigada.

  10. Fiz o procedimento e a parelho morreu na hora de restaurar o efs. único sinal de vida que ele da é quando conecta no pc e apewrta power o pc apita como se um dispositivo usb fosse desconectado.

  11. o parceiro, a rom da dando invalida quando aperto o start no odin. ja tentei baixar varias e nao ta dando. meu 3 ta em loop. so fica na tela da samsung. me ajuda ai por favor

Deixe uma resposta