Configurando uma rede doméstica

Muitas pessoas estão adquirindo notebooks ultimamente, e a grande maioria já possui um Computador em casa. Pensando nisso, irei demonstrar como criar uma rede doméstica entre seu PC e seu notebook de maneira fácil e rápida.

No passado havia um pouco mais de dificuldade para realizar este procedimento, mas com a evolução dos sistemas operacionais, se tornou uma tarefa muito mais fácil de ser feita. No caso iremos trabalhar com o sistema Windows 7, mas a lógica do processo não muda em outros sistemas operacionais. Pois o modo de conexão é o mesmo para outros sistemas.

Para realizar o procedimento, usei os seguintes equipamentos:

  • 1 notebook HP dv5-2112br;
  • 1 notebook HP dv6-6c60br;
  • 1 roteador doméstico – D-Link DI-524.

No caso, usei dois cabos CAT-5 (cabos de rede normais) conectando os notebooks ao roteador, para obter um maior desempenho, mas nada me impede de realizar o mesmo procedimento usando a rede Wireless. A taxa de transferência de arquivos é muito superior com o uso da rede cabeada. Em contrapartida, não tenho a liberdade e mobilidade que teria usando a tecnologia Wireless. Você decide o que lhe interessa mais, mobilidade ou maior velocidade na transferência de arquivos.

Bom, Vamos começar:

  • Primeiramente, o PC já tem que estar conectado ao roteador e com acesso a internet, e o notebook também, acessando a internet através da rede Wireless. O que vamos fazer é criar um compartilhamento entre os dois, para podermos trocar arquivos entre eles;
  • Os dois computadores têm que estar com Nomes diferentes e no mesmo Grupo de Trabalho, para não haver erros nem conflitos na rede. Caminho: Computador>Propriedades>Configurações Avançadas do Sistema>Nome do Computador.

Feito isto, o computador pedirá para Reiniciar.

Após reiniciar, iremos compartilhar a pasta desejada na rede, para que possamos enxergá-la do outro computador. Tomei como exemplo minha pasta “Jogos”. Caminho: D:Jogos>Compartilhamento>Compartilhamento Avançado> X Compartilhar pasta>Permissões> X Alteração> OK.

Pronto! Agora é só acessar a pasta pela rede, de seu outro computador, inserindo o Login e senha do Windows do computador alvo. Caminho: Computador> Rede>Jogos>Inserir Login e Senha. Após o login, irá abrir uma janela com as pastas compartilhadas em rede. Observe a figura abaixo:

Agora é só alegria! Pode transferir os aquivos do seu PC para seu notebook e vice-versa. Lembrando que este procedimento também pode ser feito através de rede Wireless, porém a taxa de transferência dos arquivos terão menor velocidade.

Você vai gostar

8 Comments

    1. Olá amigo,

      É o usuário e senha do pc que voce quer acessar, mesmo login e senha que o usuário faz logon no Windows.

      Ex: Eu estou no meu PC ( CASA) e quero acessar meu notebook (NOTEBOOK), depois de feita a configuração, se eu estiver no meu pc ”CASA”, irei inserir as informaçoes de logon do ”NOTEBOOK”, só assim liberará o acesso ao mesmo.

      Grande abraço.

  1. Boa tarde, eu ja criei a rede domestica no desktop “central “, os outros PC consegue conectar normal nele, porém o meu notebook nao consegue conectar neste grupo domestico e não consigo acessar um notebook especificamente e nem este o meu. O resta esta td certo.

  2. Valew amigo eu achei que estava com um baita problemão mas através das tuas explicações descobri que tudo parecia um monstro só porque os dois pc’s estavam com o mesmo nome, rs.
    Obrigado

  3. olha só, nos dois pc´s não existe senha ou login, tenho acesso total somente ligando, ou seja, não tem senha de acesso a nenhum dos dois, e agora??????

Deixe uma resposta

Close
Close