O Google apresentou ontem, a mais nova versão de seu sistema operacional móvel, que agora passa a ser conhecido oficialmente como Android 8.0 Oreo. Mas afinal, o que realmente mudou na nova versão em relação a versão Nougat? Elaboramos uma lista com pelo menos dez novidade presentes na nova versão.

1 – Multitarefa

Um dos recursos mais aguardados até a versão Nougat era o multitarefa, o sistema foi implementado podendo dividir a tela pela metade na versão 7. Porém, agora na nova versão, será possível utilizar o modo Picture-in-picture, que pode reduzir um app no canto da tela, enquanto utiliza outras ferramentas, semelhantes ao aplicativo do YouTube.

2 – Segundo Plano

O Google investiu bastante em bateria, uma das formas de amenizar o gasto e ainda garantir um desempenho ainda melhor, foi deixar por padrão um limite de aplicativos em segundo plano, além de permitir algumas opções a mais de aplicativos rodando.

3 – Inicialização

Desde as primeiras versões do Android, era comum esperar um longo tempo para ligar qualquer aparelho, porém, na versão 8.0, ligar qualquer dispositivo demorará metade do tempo que durava na versão anterior.

4 – Auto completar

Sempre quando um aplicativo era reinstalado, no primeiro acesso era necessário digitar os dados como email/usuário e a senha novamente por completo, porém com o novo sistema nativo, mesmo após remover algum aplicativo seus dados serão inseridos após a reinstalação.

5 – Desenvolvedores

Uma vantagem para quem trabalha desenvolvendo aplicativos, agora não será necessário incluir as fontes personalizadas no APK, resultando em uma redução no tamanho do arquivo inicialmente, já que poderão ser baixadas posteriormente.

6- Emojis

Novamente eles foram redesenhados, ganhando uma forma mais arredondada, mais semelhante aos emojis utilizados em outros sistemas. Além disso, foram incluídos pelo menos 60 novos emojis.

7 – Atualizações

O Google desde o início do ano vem buscando parcerias para realizar melhorias nas atualizações, e agora anunciou que o sistema de atualizações poderá mudar completamente em breve, já que agora o código foi dividido em partes, permitindo que as fabricantes alterem somente o necessário, e envie para os usuários, facilitando assim o processo.

8 – Bateria

Além da limitação em segundo plano, o Google anunciou que no Android Oreo vai garantir que os aparelhos gastem menos bateria, porém poucas informações foram divulgadas.

9 – Segurança

Já faz algum tempo que o Google vem investindo no Google Play Protect, inclusive já é possível nota-lo atuando na Play Store mesmo em sistema mais antigos, ele basicamente fará verificações nos aparelhos em busca de ameaças.

10 – Notificação no ícone

Em alguns sistemas quando um aplicativo tem notificações, aparece um contador no ícone com quantas mensagens foram enviadas e até o momento o usuário não viu. No Android Oreo, ao invés de colocar a quantidade de notificações não lidas, será acrescentado um ponto, avisando que existem novidades em determinado app.

Deixe uma resposta