Semana passada a Sony divulgou uma lista contendo quais seus aparelhos receberão o Android 7.0 Nougat e um detalhe pegou a todos de surpresa: O Xperia Z3, que é um dos aparelhos mais populares da Sony, não receberá o update.

A Sony se viu obrigada a explicar o motivo que tornou o aparelho inelegível para a última versão do sistema operacional Android lançada e informou que a causa disto não partiu da fabricante e que o Xperia Z3 foi deixado de lado por motivos técnicos.

O motivo que causou a desqualificação do Xperia Z3 para receber a Developer Preview 5 do Android 7.0 Nougat, mesmo tendo recebido os builds anteriores, foi devido a uma atualização feita pela Google nos seus requisitos de CTS (Compatibility Test Suite), ou Suíte de Teste de Compabilidade. A Google implantou uma exigência no Android Nougat que acabou removendo diversos smarphones da lista de compatibilidade, essa exigência está relacionada a suporte para OpenGL ES 3.1 ou API Vulkan.

A falta de compatibilidade está vinculada a todos os processadores Snapdragon 801 e GPU 330 ou inferiores, que só possuem suporte a Open GL 3.0 ES, tornando os aparelhos que possuem esses chipsets impossibilitados de passarem no teste de compatibilidade.

O Xperia Z3 não será o único a ficar de fora do update. Diversos smarphones com os processadores Snapdragon 800 e 801 também ficarão de fora como o LG Nexus 5, Galaxy S5, Moto X 2014, entre outros, onde não serão capazes de passarem no CTS.

Os smartphones da Sony que receberão o Android 7.0 Nougat são: Xperia Z3+ (Z4), Xperia Z4 Tablet, Xperia Z5, Xperia Z5 Compact, Xperia Z5 Premium, Xperia X, Xperia XA, Xperia XA Ultra e Xperia X Performance.

 

FONTEXperia Blog
COMPARTILHE

Deixe uma resposta