Foi roubado ou perdeu o celular no carnaval? Saiba o que fazer

Infelizmente, durante o período de carnaval, o furto e roubo a smartphones aumenta bastante, principalmente nos blocos de rua. As estatísticas mostram aumento de mais de 200% no período.

Além da perda financeira, ter seu telefone furtado ou perdido acarreta também a perda de informações pessoais, já que hoje os smartphones guardam toda nossa vida digital – redes sociais, fotos, senhas bancárias e outros.

Recomendamos alguns passos caso tenham o celular furtado ou caso o perca durante a folia.

Registre o boletim de ocorrência, caso seja furtado. Hoje é possível registrar o BO online através dos sites das Polícias civis locais, e quase todos os estados, com exceção de Acre e Roraima, permitem o registro da ocorrência pela internet. O documento virtual, onde todas as informações da ocorrência são registradas, tem o mesmo valor legal da versão física.

Mantenha a função de localização do aparelho habilitada antes de cair na folia. Tanto os aparelhos android quanto iPhone possuem recursos que mostram a localização exata do smartphone.

Aqui no TT Tech, leia a matéria sobre a nova atualização do aplicativo “Buscar” do iPhone, onde agora é possível localizar o celular até mesmo off-line. Já no Android, o recurso “Encontre meu Dispositivo” utilizará as informações da sua conta Google para localizar seu dispositivo.

Recomendamos que essa informação seja compartilhada com a polícia, e que em caso de furto principalmente, não tentem, em hipótese alguma, se dirigir por conta própria ao local onde está seu aparelho.

Bloqueie seu telefone com a operadora através do IMEI (Identificação Internacional de Equipamentos Móveis.) Este número pode ser encontrado na caixa do aparelho, ou através de comandos, tanto no Android quanto no IOS. Ao bloquear o IMEI, o aparelho não realizará mais ligações e deixará de acessar os dados móveis, perdendo sua utilidade.

O que ainda pode ser feito para que ninguém tenha acesso a seus dados é apagar todas as informações do seu smartphone remotamente. O Google disponibiliza a função através de sua conta, e caso seja dono de iPhone, poderá faze-lo através do iCloud ou o aplicativo nativo “Buscar”. Todas as informações do telefone serão apagadas e ele será restaurado para as configurações de fábrica.

Caso tenha seguro do aparelho, registre o Boletim de Ocorrência, conforme orientamos, e acione a seguradora para informar o ocorrido e receber o ressarcimento.

Aproveite as dicas, e curta bastante o carnaval.

Deixe uma resposta