A guerra entre Intel e AMD continua em vários segmentos e esquentou nos notebooks com a chegada dos novos processadores de ambos os lados, porém o que chamou atenção foi a evolução dos gráficos integrados (IGPs) de cada fabricante., com boa evolução para os dois lados.

A Intel evoluiu muito, ultrapassando a AMD que era a melhor até então (com a Raden 6620G). Mas a AMD não deixou barato e pouco tempo depois já lançou os novos processadores (APU Trinity) com nova Radeon 7660G, que mostrou um ganho considerável em relação a geração passada e já tomou da Intel o primeiro lugar quando se trata do desempenho de gráficos integrados, o que na verdade não é novidade.

Além do desempenho mais equilibrado da Radeon 7660G em jogos utilizando plataforma DirectX, quando se fala em OpenGL a AMD fica ainda bem mais na frente, já que a Intel HD4000 não mostrou grandes evoluções nessa plataforma, ou seja, para quem vai trabalhar com aplicativos que utilizam esse recurso, a Intel continua não sendo uma boa opção.

O site anandtech realizou um grande teste com a APU A10-4600M e fez um comparativo de desempenho gráfico entre a Intel HD4000 em conjunto com i7 3720QM contra a Radeon 7660G que vem com a APU citada. O resultado aponta uma vantagem geral de 20% para a AMD nos jogos testados, sendo que em em 4 títulos a Intel levou vantagem (diferença no geral pequena) e no restante a Radeon 7660G quem deu as cartas e em alguns games a diferença foi bastante considerável. Confira abaixo o gráfico do site Anandtech.com com um comparativo entre a Radeon 7660G x Intel HD4000:

Fonte: http://www.anandtech.com

Nesse gráfico, os jogos em verde foram os que a AMD Radeon 7660G levou vantagem, já o vermelho e azul a Intel teve melhor desempenho, e o roxo é a média geral, onde aponta cerca de 20% de vantagem para plataforma AMD.

Em termos de comparações, a Radeon 7660G chega num nível equivalente a Radeon 6630M e Geforce GT525M atualmente, o que faz dela um IGP muito bom. A Intel HD4000 mostrou suas evoluções, mas ainda está um passo atrás no quesito desempenho gráfico, porém da o troco no desempenho de processamento, já que os processadores Ivy Bridge tem mais desempenho que os Trinity. A escolha ideal varia de acordo com o uso de cada usuário, casando melhor com um ou com outro. Agora é esperar chegar as opções no mercado nacional.

7 COMMENTS

  1. Ainda prefiro a AMD, quase uma versao de driver por mês. E alterações pensando no desempenho de jogos especificos. Acho que se atualizassem o drives da AMD nesse teste provavelmente o resultado já ficaria um pouco diferente. Esse é o problema da Intel, a placa não é tão ruim, mas falta um suporte mais intensivo deles

    • Jardim,

      É mais vantagem comprar um notebook com vídeo dedicado, já que esse modelo tem preço na faixa do DV6-6C70BR.

      Abraços

Deixe uma resposta