iPhone 5s: sensor biométrico e sistema 64bits

A Apple acaba de anunciar o iPhone 5s. Ele roda iOS 7, e parece idêntico ao seu anterior, o iPhone 5, mas vem em cores diferentes: prata, um novo “tom de cinza”, e ouro – como foi fortemente especulado.

A principal característica é o Touch ID, um sensor de impressão digital integrado no botão HOME, que varre as digitais em 500 pontos por polegada para ler a impressão e desbloquear o telefone. Você também poderá autenticar as compras, de qualquer aplicativo, música e filmes no iTunes e na App Store.

iphone5s-gallery2-2013

Há um anel ao redor do botão que ativa o sensor, e pode ler a sua impressão digital em qualquer orientação. Para não ter problemas com desbloqueio, você também pode autenticar outras impressões digitais, assim você pode compartilhar o seu telefone com familiares e pessoas específicas sem ter que revelar sua senha. É importante ressaltar que as impressões digitais são criptografadas e armazenadas localmente no chip A7 no próprio telefone. A Apple diz que as impressões digitais não ficam disponíveis em apps e nem são enviados para os servidores ou compartilhadas com iCloud.

Vamos para as especificações internas agora.

O iPhone 5s tem um novo chip A7, segundo a Apple esse é o primeiro chip de 64 bits em um smartphone. Isso tudo soma ao que a Apple afirma ser uma melhora de 40x na velocidade de CPU e uma colisão em 56x na performance gráfica (em comparação com o iPhone original).

O 5s também tem um novo “co-processador de movimento”, o M7 , que mede continuamente dados de movimento do acelerômetro, giroscópio e bússola – que está lá para permitir” uma nova geração de aplicativos de saúde e fitness. Funcionará com um novo CoreMotion API no iOS 7, que identifica o movimento do usuário. Se parece muito com o núcleo de movimento dedicado no novo Moto X.

iphone5s-gallery8-2013

A câmera foi melhorada, com 8 megapixels, mas cada pixel é maior para deixar entrar mais luz. O software da câmera no iOS 7 é otimizado para o sensor novo e faz uma série de ajustes automáticos de balanço de branco, exposição, mapa de tom, e foco automático para tirar a melhores fotos – ele também tira várias fotos e escolhe a melhor para você. Há ainda um flash LED duplo, com um LED azul e um âmbar, para que o flash corresponda ao equilíbrio de cor de cada ambiente.

Ainda sobre a câmera, ela pode tirar 10 fps no modo burst, desde que você mantenha o botão do obturador pressionado. No modo de vídeo em câmera lenta, ela filma em 720p com 120 fps, fazendo a redução automática de movimento através da análise de vários quadros. Ela também pode fazer fotos panorâmicas de 28 megapixels, ajustando automaticamente a exposição à medida que você movimenta a câmera.

A duração da bateria também foi melhorada, podendo chegar a 250 horas em standby, 10 horas de navegação em LTE, e 10 horas de conversação em 3G. Falando em redes, essa foi uma área que não houve uma atualização. A Apple optou por não adicionar redes 802.11ac ao Wi-Fi do iPhone 5s.

Devido a várias e várias imagens vazadas, o 5s não foi uma surpresa total.

Ele representa a evolução no topo da linha iPhone. Mas a verdadeira notícia neste evento é o iPhone 5c saindo a 99 dólares. Um iPhone 5 voltado consumidores com um poder aquisitivo não tão alto. Para conhecer o 5c, clique aqui.

O 5s iPhone será vendido a 199 dólares para o modelo de 16GB, U$ 299 para o modelo de 32 GB e o de 64GB sairá por US $ 399 (com contrato de 2 anos com operadora). Estará à venda à partir de 20 de setembro, nas lojas dos EUA, com pré-encomendas on-line que começarão no dia 13 de setembro. A Apple diz que o 5s será comercializado vai chegar a 100 países e mais de 270 operadoras em dezembro. Austrália, Japão, China, França e outros países também terão este lançamento imediato. Para variar, ficamos de fora dessa lista.

Fonte: The Verge/Apple

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo