Com o grande apelo das marcas em oferecer cada vez mais notebooks com grande generosidade de memória ram, foi efetuado uns teste simples voltado para os usuários domésticos (básicos) de notebooks para saber o quanto a quantidade de memória ram influencia em tarefas mais básicas. No teste foi utilizado o Lenovo Z460, com a configuração abaixo:

 

CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:

  1. PROCESSADOR: Intel Core i5 480M 2.66/2.9ghz, 3mb de cache;
  2. PLACA DE VÍDEO: Intel HD;
  3. CHIPSET: Intel HM55;
  4. MEMÓRIA RAM: 6gb DDR3;
  5. DISCO RÍGIDO (HD): 640gb;
  6. CONEXÕES: HDMI, RJ45, VGA, fone de ouvido, microfone, leitor de cartões de memória, bluetooth, 3 usbs 2.0 (uma combo com e-Sata), 1 e-Sata;
  7. CONEXÃO SEM FIO: 802.11 b/g/n;
  8. REDE: 10/100;
  9. TELA: 14″ LCD LED com resolução HD (1366 x 768);
  10. DRIVE ÓPTICO: Gravador de CD e DVD (dual layer);
  11. SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7 Home Premium 64bits OEM Lenovo;
  12. BATERIA: 6 células.

O teste foi realizado com 3 configurações de memórias diferentes, porém todas da marca Samsung, confira abaixo:

  • 2gb 1066mhz DDR3 single channel;
  • 4gb 1066mhz DDR3 single channel;
  • 6gb 1066mhz DDR dual channel.

Foram escolhidas 3 tarefas para realização do teste, confira:

  • Boot Windows;
  • Converter 21 faixas (total de 86min) de arquivos MP3 para WMA;
  • Compactar um arquivo de 354mb para rar.

O programa utilizado para converter os arquivos foi o Blaze MediaConvert 2.7 e o programa para compactação foi o 7-zip 4.65.

 

RESULTADOS

 

BOOT DO WINDOWS

Como pode ser observado, a diferença é pequena, principalmente entre 6gb e 4gb, resumindo em apenas 4s, sendo que os 6gb estavam em dual-channel, enquanto os 4gb apenas em single channel, mostrando pouca influência nesse cenário. Sendo mais significativa apenas a diferença de 2gb para 6gb, com 10s no total.

 

CONVERSÃO MP3 PARA WMA

O i5 480M mostra muita potência e consegue converter muito rapidamente as faixas, mesmo com 2gb não houve grande influência da memória ram no desempenho final, resumindo em apenas 5s a diferença entre 2gb e 6gb.

COMPACTAR ARQUIVO

Na compctação do arquivo, a diferença foi um pouco maior que na conversão, porém ainda pequena, sendo o sistema com 6gb de memória mais rápido em 8s que o com 2gb e apenas 4s que o sistema com 4gb.

 

CONCLUSÃO

A análise foi voltada para usuário doméstico (básico), com testes simples e rápidos, o que é mais comum no cotidiano desses usuários. Pensando nesse cenário, a maior quantidade de memória ram não tem influência significativa no desempenho geral, cabendo a este não determinar sua escolha de notebook de nenhuma forma pela qualidade de memória ram. É claro que para o uso profissional de conversão de vídeo e compactação de arquivos, o cenário muda e é recomendável optar por mais memória, garantindo maior produtividade, pois com arquivos maiores, a diferença de tempo sem dúvidas irá aumentar.

Quando for escolher seu notebook para as tarefas básicas, leve em consideração muitos outros fatores, 2gb de memória pode ser mais que suficiente para o seu uso.

3 COMMENTS

  1. Concorde, em partes. Ao realizar tarefas como essa, sem ter outros programas abertos, a diferença, de fato será pequena. Realize os mesmos testes com um browser aberto (umas 4 abas), MSN, Itunes…. Garanto que o resultado será outro…

  2. para vcs terem uma ideia tenho um not com core i3 e 4 de ram w10 quando uso o edger ou o cromor com varias abas abertas e busco no gerenciador de tarefas o consumo de moria as vezes ate me assusto tem vezes que o consumo chega a mais de 90 porcento agorea comprei mais um pente de 4 pra ver se melhora vou reinstalar o w10 pois ele é uma atualizaçao por cargo de conciencia pois ha quem diga que pode ser por isto mais mesmo assim comprei mais um pente pra ver se melhora isso

Deixe uma resposta