A Microsoft anunciou o fim do suporte para o Windows Phone 8.1, versão lançada em 2014, isto também resultou no fim do Windows Phone, lançado oficialmente em 2010, que agora passou a se chamar Windows 10 Mobile, sendo esta a versão mais recente do sistema operacional para dispositivos móveis.

Mas um detalhe importante é que 73,9% dos usuários do sistema Windows, ainda utilizam a versão 8.1, que teve o suporte encerrado, com isso, ficarão expostos a falhas de sistema, bugs os tornando vulneráveis. O Windows 10 Mobile, representa apenas 20,3% dos usuários com sistema móvel da Microsoft.

Isso mostra também que a empresa não conseguiu manter a promessa feita anteriormente, que atualizaria todos os aparelhos com a versão 8.1 para a versão 10, porém muitos ficaram sem a compatibilidade com o sistema, podendo reduzir mais ainda a participação da Microsoft no mercado de smartphones, que está há um ano sem trazer novidades.

Aqui no Brasil, o domínio do Android é absoluto, mais de 95% dos aparelhos, o restante vai para o iOS. Além disso, não é possível achar smartphones com Windows nas lojas. Em escala mundial, o sistema Windows Mobile representa apenas 0,1%, bem longe do que era esperado.

Deixe uma resposta