Quando a Apple lançou o iPhone X com o notch (entalhe) recebeu muitas críticas, afinal, isso deixou o design bem esquisito. Mas será que esse recorte tem alguma utilidade na prática ou foi alguma coisa apenas para encaixar os sensores do novo iPhone e as fabricantes com Android seguiram a tendência?

Atualmente o notch é alvo de grande polêmica por parte dos usuários, onde alguns gostaram, enquanto outros passam longe de aparelhos com o famoso entalhe “criado” pela Apple no iPhone X.

[tie_full_img][/tie_full_img]

OS PONTOS POSITIVOS DO NOTCH

1 – Com um grande aproveitamento de tela que acontece no iPhone X e ZenFone 5z, sendo 86 e 90% respectivamente da parte frontal sendo ocupada pelo display, só restou o entalhe para colocar os sensores e também a câmera frontal. Caso o entalhe não estivesse e fosse tudo tela, não teria onde colocar esses recursos.

2 – As empresas também estão colocando funções exclusivas em cada lado do display na parte superior onde está o Notch. Na Apple ao deslizar o dedo em um lado abre a Central de Controle, enquanto no outro abre as notificações. A Asus adota algo similar no ZF5 e 5Z.

3 – Mais aproveitamento do display, afinal, uma linha na parte superior está sendo usada para colocar ícones de notificações, como bateria, intensidade do sinal, etc. Caso não tivesse tela ao redor do entalhe, esses ícones iriam ficar mais embaixo, deixando menos espaço útil. E com melhor aproveitamento, é possível colocar telas maiores em aparelhos menores, é só ver o ZenFone 5z com 6.2″ sendo muito menor que o S8+ com mesmo tamanho de display.

OS PONTOS NEGATIVOS DO NOTCH

1 – O entalhe tem seu lado negativo e usando iPhone X ao dar zoom em foto a parte do entalhe cria um ponto cego. Isso acontece também em alguns jogos que já estão sendo compatíveis com novo formato de tela do dispositivo da Apple, por exemplo.

2 – Design fica esquisito! O Notch em partes quebra a harmonia do design do smartphone e esteticamente a solução da Samsung é bem melhor e a empresa manteve isso com o Galaxy S9.


[tie_full_img][/tie_full_img]

OS SMARTPHONES COM NOTCH

Depois do iPhone X, vários smartphones Android tem seguido a tendência e das grandes fabricantes já temos:

  • ZENFONE 5
  • ZENFONE 5Z
  • OPPO R15

Outros aparelhos com Notch deverão ser lançados e segundo últimos rumores são eles:

  • LG G7
  • HUAWEI P20
  • HUAWEI P20 PLUS

O Notch é algo relativamente novo, chegando com o iPhone X já no final de 2017. Esteticamente ele deixa o smartphone esquisito e a grande maioria das pessoas vão concordar com essa tese. Há algumas funções úteis e quem sabe em breve as fabricantes tragam recursos melhores devido ao entalhe. Gostando ou não, foi algo que veio para ficar, pois cada dia vemos mais lançamentos.

Será que os benefícios do Notch superam os pontos negativos? Bem, inicialmente eu ainda prefiro a solução da Samsung nos seus aparelhos, mas tudo é uma metamorfose, então vou esperar ter em mãos o ZenFone 5 ou 5z para cravar uma afirmação.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here