No geral gostei desse modelo por ter um design bem bonito, o teclado é confortável para digitar, o LCD tem um bom brilho mesmo usando o brilho em 50% e o desempenho do processador core i5 3210m me surpreendeu, no uso de programas como Matlab e programas de simulações por elementos finitos. Em alguns testes que fiz rodando a mesma coisa no desktop com core i5 760 e no notebook, o notebook demorou quase o mesmo que o computador de mesa (isso porque a versão do programa de elementos finitos que tenho e o tipo de processamento que costumo fazer no Matlab só usam 1 núcleo).

Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

Outro ponto que gostei nesse modelo é que ele possui um chip de vídeo dedicado Geforce 630m, como costumo jogar com muita frequência achei que esse chip gráfico atende bem as minhas expectativas. Em alguns poucos testes que tentei forçar o uso da Intel HD4000 confirmei que existe uma diferença razoável entre elas. 

Clique Na Imagem Para Ampliar

Os alto-falantes do notebook são bons, conseguem tocar um som bem mais nítido e em um volume maior que os do meu notebook antigo que era da Acer (isso usando o volume no máximo a 70% do total), mas como esperado os graves são bem fracos. Um ponto que achei interessante é que com uma das músicas de teste que eles enviam com o notebook (vem no Windows) só é possível usar no máximo 70% do volume sem ocorrer forte distorção do som do piano em certas notas (Bob Acri – Sleep Away). Se aumento mais do que isso além de distorcer o som parece que algo no lado direito dentro do notebook entra em ressonância e começa a fazer um barulho. Achei esse fenômeno interessante porque com músicas de outros estilos mais agitados é possível aumentar mais sem perceber essa ressonância e a distorção do som acima de 70% do volume ocorre de forma bem menos acentuada e não chega a incomodar muito.

Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

Nesses dias que tenho usado o notebook percebi que esse modelo apresenta a mesma mania que meu antigo Acer, tentei fazer o notebook ligar e hibernar umas 5 vezes e vi que em 3 das 5 vezes quando religava ele apareceu a tela falando que o Windows não foi desligado corretamente. Fiz esse teste, pois no notebook antigo até conseguir descobrir que ele não hibernava corretamente em todas às vezes, perdi alguns trabalhos ao mandar o computador hibernar e o computador não voltar corretamente. No meu caso esse não é um problema pois sabendo que nem sempre hiberna corretamente já sei que devo deixar tudo salvo antes de deixar ele hibernar. Também gostei dele ter 4 portas USB 3.0 sendo uma com power share.

Clique Na Imagem Para Ampliar

Por Claudio Nishimura.

24 COMMENTS

  1. Valeu mesmo pelas dicas heim!!

    Acho que vou de Inspiron! O valor bateu nos $ 1800 mas não dá nada.

    Meu medo só é esse i3 não aguentar os programa que comentei acima, mas por esse valor acho que não tem nada mais potente não é?

    Mais uma vez valeu! Se eu pegar volto pra postar o resultado.

    Abs.

    • Altieres,

      A diferença do i3 para i5 é o clock. Esse i3 já tem bom clock de 2.4ghz. Se os aplicativos que você usa não ativar o turbo boost do i5, o desempenho entre eles será bem parecido.

      Depois fala qual pegou.

      Abraço

      • O Core i3 e o i5 tem uma bom diferença de desempenho sim pois, o i3 possui apenas a tecnologia Hyper-Threading (núcleo virtual). Já o i5 possui Hyper-Threading e Turbo Boost, que monitora a propria temperatura e quando possivel, sobe o clock para mante-lo sempre com sua performance no maximo. Não são os aplicativos que ativam o Turbo Boost, existe um software da intel (driver) que faz isso.

        • Christian,

          Sim, não são os aplicativos que monitoram isso, mas também não é só usar que ativa esse recursos.

          O programa precisa exigir bem do processador para entrar em ação o turbo boost. Ao abrir programas simples ele não vai ativar o turbo boost, apenas em programas que exigem muito do processador é que esse recurso entra em ação, como em jogos por exemplo.

          Abraço

          • Não é assim que funciona, pelo menos no meu Inspiron 14R. No cd de drivers veio um aplicativo da intel, não lembro o nome agora, que funciona como um monitor do Turbo-Boost. Esse aplicativo mostra em tempo real o clock do processador e pelo que vi, o Turbo Boost fica ativo constantemente. Não é pq vc está exigindo pouco do processador, que ele vai desativar. E outra, essa tecnologia é baseada na temperatura do processador, por exemplo: quanto mais baixa a temperatura, mais alto ele vai subir o clock e vice-versa.

    • Christian,

      Eu tenho aqui o Vostro 3560 com i5 3210M, já tive outros notebooks com i7, tanto o i7 2630QM no Lenovo Y570 como i7 2670QM no XPS.

      O turbo boost só ativa quando necessário, é de acordo com a demanda do sistema. Se você abrir apenas o word, o processador não vai abrir com turbo boost ativo, pois não há demanda para isso.

      E a relação com as temperaturas depende do fabricante e limitações na bios. O Y570 em jogos algumas vezes desativava o turbo boost, já o XPS 15 não, mesmo com temperaturas acima de 90ºc, ele continuava ativo. Esse limite também depende da bios de cada fabricante de notebook.

      O que tem relação direta com temperaturas é o Turbo Core da AMD, mas mesmo assim ele não tem um padrão para ativar ou desativar, o Turbo Boost é mais uniforme.

      Aqui tem uma explicação: http://www.intel.com/content/www/br/pt/architecture-and-technology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

  2. Entaao , quero comprar um note q aguente o tranco pra coisas basicas bem , multitarefas mesmo navegador , musica e office. Maaas jogar tbm , o cs 1.6 o source tbm , e alguns tbm como diablo III.

    Por enquanto to achando melhor o 14r pelo preço mesmo com tela menor. Ai vao duas perguntas, pro meu uso é melhor uma tela de 14 ou 15.6? Segunda , pra isso de multitarefa e jogar é melhor o 14 r ou o 15se?

    • Tiago,

      O 15R SE é um conjunto mais completo. A tela de 15.6″ Full HD tem mais qualidade, é bem melhor que a do Inspiron 14R.

      Tenho um Vostro 3560 com tela Full HD e a diferença é muito grande em favor da maior resolução.

      Leva o 15R SE.

      Abraço

  3. Aeee uma duvida sobre os inspirons , se eu quiser formatar o note vo fazer backup dos drivers, me matar e tal. Mas no caso do 15r vale a pena trocar o win7 home premium pelo ultimate?

  4. Olá Editor,
    Estou querendo comprar um computador novo, meu antigo está muito desatualizado, andei pesquisando sobre diversos notebooks, preciso de mobilidade, pois vou usar ele para estudos tambem.
    Eu curso arquitetura, e optei por um note com video dedicado, os programas que eu uso são basicamente o AutoCAD, Revit e o SketchUp, estava querendo comprar o inspiron 14r, pelo fato de ter um placa de video melhor, pois com certeza eu vou querer jogar algo, ninguém é de ferro, kkk, mas esses dias, vi que mudou os processadores da linha 14r, agora ele vem com os ULV, e pelo o que eu andei lendo, ele não tem um desempenho muito bom, já o 15r, vem com um dual core bem bom. Ai vai minha duvida, qual seria melhor para o meu uso, o 14r ou o 15r?
    Desde já, grato.

Deixe uma resposta