De forma parecida como suas concorrentes fazem com os lançamentos de novas versões para seus sistemas operacionais móveis, o Google anunciou o Android L e já disponibilizará hoje uma versão para o Nexus 5 e Nexus 7 exclusiva para que os desenvolvedores possam adaptar suas aplicações com os novos recursos oferecidos pela nova versão do Android, porém os consumidores só irão receber o novo Android a partir do Outono no hemisfério norte.

O Google mexeu em praticamente todo o sistema, dando bastante atenção a vários detalhes para que o Android se mantenha cada vez mais onipresente no mercado de dispositivos móveis, repaginando desde o teclado do discador, até as animações de transições.

Android-L-Developer-2
Notificações na tela de bloqueio são novidades no novo Android.

Android ART

A nova máquina virtual do Android, já presente desde a versão 4.4 KitKat, irá ganhar mais novidades, compatibilidade com hardware em 64-bit e melhorias no desempenho com chips ARM, x86 e MIPS.

Project Volta

Android-L-Developer-3
O Project Volta promete melhorar a autonomia da bateria dos aparelhos Android.

O consumo de recursos dos aparelhos móveis, leia consumo de bateria, sempre foi um pontos mais críticos para os consumidores, afinal não adianta ter um hardware monstruosamente potente com um sistema que não gerencie bem isso e a bateria não dure até você voltar para casa. O Project Volta é uma novidade que adicionará um modo de economia que pode desligar o rádio do telefone, diminuir a potência da CPU e, em testes, houve um ganho de até 90 minutos com um Nexus 5.

Chrome

Outro ponto que recebeu uma grande atenção do Google foi o navegador padrão do Android, o Chrome. Com um desempenho aprimorado para deixar a interface gráfica mais suave no uso, além de modificações para que não se torne tão cansativa a procura de opções mais comuns de serem usadas.

Google Fit

A solução de fitness do Google, o Fit, irá reunir as informações de dispositivos vestíveis, não se limitando aos smartwatches, no seu smartphone ou tablet e poderão ser utilizados por aplicativos de terceiros, mediante sua autorização, para mostrar a qualidade do seu sono, contabilizar seus exercícios físicos e mais.

Segurança aprimorada

Uma coisa bastante complicada é manter a segurança de dispositivos que se conectam à Internet, por isso o Google se uniu a Samsung para incluir o KNOX, o sistema de segurança da sul coreana que já é bem conhecido em vários dispositivos da linha Galaxy, para qualquer dispositivo com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior. Além disso, o Android poderá separar separar um perfil pessoal de um perfil profissional no próprio dispositivo, separando todos seus dados do trabalho das suas informações pessoais.

COMPARTILHE
Estudante de Bacharelado em Ciência da Computação, 20 anos, colaborador do Tudo em Tecnologia trazendo dicas e novidades das plataformas móveis: Android, Windows Phone e iOS.

Deixe uma resposta