A linha Note da Samsung tem seus fãs mundo a fora, embora no Brasil a empresa coreana não invista tanto em marketing como acontece com Galaxy S. O Galaxy Note8 chega com uma missão de apagar o fiasco do explosivo Note7, mas será que conseguiu?

Equipado com o melhor hardware da Samsung disponível até o momento, o Galaxy Note8 chega ao Brasil na versão com chipset Exynos 8895 64-bit com 8 núcleos de processamento rodando a 2.3 GHz aliado a sempre 6 GB de memória RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento. E claro, seu diferencial é a S Pen.

[tie_full_img][/tie_full_img]

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • CHIPSET: Exynos 8895 64-bit
  • PROCESSADOR: Octa-core 2.3 GHz
  • GPU: Mali-G71 MP20
  • MEMÓRIA RAM: 6 GB
  • MEMÓRIA INTERNA: 64 ou 128 GB
  • CÂMERAS: Dual 12 com flash dual-LED e frontal com 8 MP
  • TELA: 6.3″ Super AMOLED 1440 x 2960 pixels
  • BATERIA: 3300 mAh
  • DIMENSÕES: 162.5 x 74.8 x 8.6 mm
  • PESO: 195 g
  • SISTEMA: Android 7.1.1 (update para Android 8.0 em breve)

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

REVIEW GALAXY NOTE8

ACABAMENTO e DESIGN

Desde o Galaxy S6 que a Samsung adotou um novo padrão de acabamento, que é construção com metal e vidro e a linha Note adotou isso com o Note 5 e com o Galaxy Note8 não é diferente. Ele tem as laterais em metal e traseira em vidro. Pega muita mancha de dedo, principalmente o preto, que fica mais evidente, mas o legal que vem com capinha já no kit do aparelho.

[tie_full_img][/tie_full_img]

Eu particularmente prefiro uma construção toda em metal, pois o aparelho fica muito mais robusto e em quedas só corre o risco de trincar a tela, já com traseira de vidro a chance de trincar algo é 50% maior, então é preciso ter muito cuidado. Porém os materiais são premium e mesmo sendo de vidro, não é escorregadio, usando sem capa não tive sustos. Ele inclusive suportou bem arranhões, aparecendo apenas pequenos riscos que só aparecem contra luz, o que é normal, pois o preto brilhante acaba facilitando isso.

[tie_full_img][/tie_full_img]

O design na frente é lindão, praticamente toda parte frontal ocupada bela incrível tela de 6.3 polegadas que vou falar mais adiante. As linhas mais quadradas particularmente o deixam mais bonito que o S8 Plus. O Note8 poderia ser mais slim, ele aparenta ser bem grossinho com seus 8,6 mm sem explicações, afinal, a bateria não tem grande capacidade.

[tie_full_img]Review Galaxy Note8[/tie_full_img]

Na parte traseira a disposição da câmera dupla e ao lado o leitor biométrico não teve a melhor escolha no design, e temos modelos melhores nesse ponto. Mas no geral, o Note8 está entre os mais belos da atualidade, só é bem grandinho com 16,2 cm de altura, mas como tem somente 7,5 cm de largura, a ergonomia é melhor que o iPhone 8 Plus, só que usar ele com uma mão é um desafio…

CÂMERAS

A Samsung é especialista em trazer seus smartphones tops com câmeras incríveis e com o Galaxy Note8 não foi diferente! Se a imprensa internacional já rasgou elogios para o S8, o Note vai além com recursos excelentes, sendo o primeiro aparelho da empresa coreana a contar com duas câmeras na parte traseira, chegando com dois sensores de 12 megapixels, porém um com abertura f/1.7 e o outro f/2.4, todavia ambos com estabilização óptica de imagem. Ainda falando em especificações, ele é capaz de fazer vídeos em até 4K, 1080p a 60 FPS e câmera lenta em 720p a 240 FPS. Já para selfies temos 8 megapixels com abertura f/1.7 e qualidade máxima em 1440p e auto HDR.

[tie_full_img][/tie_full_img]

Chega de especificações, vou falar agora de qualidade, e que qualidade! O Galaxy Note8 tem uma câmera traseira simplesmente perfeita e que faz fotos com excelente imagem em qualquer ambiente! Pelo dia o nível de detalhes, cores e um alcance dinâmico perfeito.

[tie_full_img][/tie_full_img]

Mesmo em ambientes com pouca luminosidade o sensor não decepciona, pois as fotos continuam com bom nível de detalhes e pouca granulação. A qualidade de vídeos também impressiona, inclusive gravei unboxing do Lenovo P2 com ele.

Além da qualidade tudo no modo automático, o Galaxy Note8 tem o modo Pro com muitos ajustes manuais, como foco, onde é possível ajustar para mais perto ou mais longe, exposição e ISO. Dá para brincar legal com os ajustes. E sem esquecer, ele tem Zoom óptico de 2x.

Foto com zoom 2x

Quem gosta de selfies vai ficar muito satisfeito com a qualidade das imagens do Galaxy Note8 com seu sensor de 8 megapixels com abertura f/1.7, que também grava vídeos com ótima qualidade. Eu não sou muito fã das selfies, mas a qualidade aqui é muito boa.

câmera frontal

Não tem o que reclamar absolutamente nada das câmeras traseira do Galaxy Note8, ele cumpre muito bem e entrega tudo e até a mais do que vemos em modelos TOP de linha, sendo uma experiência fantástica.

CONEXÕES

Os flagships não tem muito o que falar nesse ponto, pois eles praticamente contam com a mesma coisa, mudando detalhes, como é o caso do infravermelho que não está presente, mas o restante tem tudo, como 4G LTE com várias bandas, Bluetooth 5.0 que permite conectar dois dispositivos ao mesmo tempo, como uma caixinha de som bluetooth e outro acessível.

[tie_full_img][/tie_full_img]

Ainda vale destacar que o Galaxy Note8 vendido no Brasil é dual-SIM, aceitando dois chips, além de contar com espaço para microSD, porém como slot é híbrido, então ou usa os dois chips, ou então 1 chip e o cartão de memória.

Todas as conexões funcionam muito bem, com estabilidade muito boa na rede 4G, inclusive sendo compatível com o 4G+. GPS é preciso, Bluetooth muito bom, ficou faltando só o infravermelho para ser perfeito.

DESEMPENHO

O chipset do Galaxy Note8 é o mesmo do Galaxy S8, o Exynos 8895 com 8 núcleos de processamento rodando a até 2.3 GHz, porém ele sempre conta com 6 GB de memória RAM e isso faz toda diferença no dia a dia! A experiência é consideravelmente melhor no Note8, onde os aplicativos ficam sempre carregados, já no S8 muita coisa é recarregada.

[tie_full_img][/tie_full_img]

A experiência de uso do Galaxy Note8 é perfeita, sem travamentos e lags! Os lags que vi no S8 não aparecem no Note8 e só tem uma explicação, os 2 GB de memória RAM a mais. Tudo abre rápido, tudo alterna muito rápido, o que já é esperado para um top de linha. Mas por conta das muitas customizações, dá para notar que desempenho poderia ser maior, afinal colocando ele lado a lado com o Mi A1 em tarefas do dia a dia, eles se saem bem próximos.

[tie_full_img][/tie_full_img]

Não há nada que o Galaxy Note8 não possa fazer em relação a performance! Tudo é executado com alto desempenho, valendo cada centavo investido nessa super máquina! E travamentos? Claro que não tem, pelo menos depois de usar por mais de 30 dias, não houve nada disso e também nada que fizesse a performance cair.

SISTEMA

A Samsung é lenta para atualizar seus aparelhos e isso não é novidade, por isso o Galaxy Note8 ainda está rodando o Android 7.1, mesmo após meses e meses de lançamento do 8.0 Oreo. A previsão é que nos próximos dias ele também fique atualizado, mas enquanto não chega, vamos falar do 7.1 mesmo!

[tie_full_img][/tie_full_img]

Não tem muita diferença da linha S8 e S8 Plus, ambos rodam o sistema customizado com Samsung Experience 8.5. Vem alguns aplicativos úteis, como Helth, porém a empresa coreana diminuiu bastante os apps instalados, o que é muito bom. A tela inicial, configuração e apps já é bem conhecida.

A cada atualização melhorando, a interface da Samsung está bem mais leve que há anos atrás, porém ainda assim diminui a performance se comparado aos aparelhos com Android puro, mas os recursos extras são incríveis e a S Pen é o grande destaque do Galaxy Note8.

S PEN

[tie_full_img][/tie_full_img]

Abrindo um tópico exclusivo, a S Pen é o destaque da linha Note e no Galaxy Note8 está ainda mais incrível, com uma excelente precisão e recursos inéditos. Vamos conhecer abaixo as principais funções da canetinha do Note8:

  • TRADUÇÃO: é possível traduzir textos usando a S Pen de forma simples
  • NOTAS: além de criar notas usando a caneta inteligente, é possível também criar mesmo com a tela bloqueada, é só pegar e sair escrevendo
  • CRIAÇÃO DE GIFS: selecionando uma parte do vídeo, é possível criar gifs animados, algo muito legal
  • MENSAGEM ANIMADA: também dá para criar belas mensagens animadas, onde o fundo pode ser uma foto

A precisão na hora de escrever com a S Pen é muito boa e o recurso sem dúvidas é um grande destaque do Galaxy Note8. Dá para aproveitar muito bem essa exclusividade durante o dia a dia, afinal, ele é o único smartphone TOP a contar com esse recurso.

Com a nova personalização da Samsung, a empresa coreana também incluiu no sistema a central manutenção, onde é possível ajustar consumo de bateria, RAM, limpar lixo, etc. É bem útil, mas ele sempre é tão rápido que nem é necessário fazer nada.

[tie_full_img][/tie_full_img]

Com várias opções de desbloqueio, o Galaxy Note8 oferece uma segurança muito grande, onde é possível configurar o leitor biométrico, leitor de íris e reconhecimento facilmente, ou seja, muitas opções. Todas funcoonam muito

Não tem muito o que falar nessa parte, pois é aquela coisa de sempre da Samsung. Não esquecendo que agora com botões virtuais na tela, experiência muda um pouco, mas é possível ocultá-los, algo bem bacana em algumas situações.

TELA

[tie_full_img][/tie_full_img]

Com um display Super AMOLED gigante, o Galaxy Note8 conta com um telão de 6.3 polegadas com proporção 18,5:9, sua resolução é de 1440 x 2960 pixels, o que garante uma densidade de pixels por polegada de 521, ou seja, não de visualizar os pixels!

A qualidade da tela é simplesmente fantástica! Não tem como olhar e não se apaixonar pelo Galaxy Note8 com esse display com qualidade impecável de imagem e o brilho é mais que suficiente para ir bem em qualquer situação.

[tie_full_img][/tie_full_img]

As cores do display Super AMOLED são vibrantes e encantam. Antes do Note8 estava usando um iPhone 8 Plus e quando se pega o aparelho da Apple, parece estar anos e anos desatualizado!  E particularmente, gostei mais do display do Galaxy que o iPhone X, as cores são mais vibrantes do aparelho da Samsung.

BATERIA

Depois dos problemas com explosões no Galaxy Note7, a Samsung foi muito cautelosa e colocou uma bateria com pequena capacidade, são 3300 mAh, menos até que os 3500 mAh do Galaxy S8 Plus. E claro, com o display maior, ficou faltando energia!

[tie_full_img][/tie_full_img]

Usando o Galaxy Note8 moderadamente, todos os dias eu preciso recarregar o aparelho, que inclusive vem com tecnologia de carregamento rápido. Na prática, consigo cerca de 4 horas de tela, o que é decepcionante, principalmente comparado com iPhone 8 Plus, onde carregava o smartphone a cada dois dias.

Algo que notei é que quando uso bastante, consigo até mesmo mais horas de tela, podendo chegar a 6 horas, porém usando menos, a autonomia de tela diminuiu, e só pode ser um vilão: Always on Display, recurso muito bacana, porém tem seu “custo”.

A autonomia é o ponto mais negativo que encontrei no Galaxy Note8. E isso usando apenas 1 chip, pois se usar dois chips, certamente a autonomia irá cair um pouco.

VALE A PENA?

Ao olhar o Galaxy Note8 pela primeira vez foi incrível, pois já de cara gostei bem mais dele que o Galaxy S8 e S8 Plus em relação a design e tela encanta qualquer um que olhar para o smartphone.

[tie_full_img][/tie_full_img]

O Galaxy Note8 é o smartphone mais incrível já lançado pela Samsung até o momento e sem dúvidas vale a pena! Ele não é barato, porém agora em promoções pode ser encontrado por menos de R$3300! É um aparelho que entrega alta performance, câmeras incríveis, tela encantadora, além de ser resistente a água e poeira!

[taq_review]

4 COMENTÁRIOS

  1. É impressão minha ou algumas imagens são um culto no teste de fotografia? Eu acompanho este site a anos e sou super fã da rapidez, transparência e informação de qualidade e seriedade mas creio que é irrelevante e inapropriado imagens em um culto.

    • Douglas,

      Agradeço a audiência, mas as imagens capturadas foram normais do meu cotidiano, e ai passei para o computador e depois avaliei a qualidade das mesmas.

      Obrigado pela crítica, esse espaço é sempre aberto a sugestões dos leitores.

Deixe uma resposta