O MSI GT660 chegou para um review e mostrar suas características principais. Foram realizados vários testes e nas linhas abaixo você irá conferir mais detalhes sobre esse Notebook Gamer da MSI. Desde já o nosso agradecimento a MSI Brasil por disponibilizar o modelo para avaliação.

CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:

    1. PROCESSADOR: Intel Core i7 720QM 1.6/2.8ghz, 6mb de cache e FSB de 1333mhz;
  • PLACA DE VÍDEO: Geforce GTX285M 1gb;
  • CHIPSET: HM55;
  • MEMÓRIA RAM: 6gb DDR3;
  • DISCO RÍGIDO (HD): 2x 500gb 7200RPM;
  • CONEXÕES: 2 USB 3.0, 2 USB 2.0, 1 e-Sata, 1 HDMI, 1 RJ45, 1 Express Card, leitor de cartões 4 em 1, bluetooth, microfone e fone de ouvido;
  • REDE: 10/100/1000;
  • CONEXÃO SEM FIO: 802.11 b/g/n;
  • TELA: 16″ LCD LED com resolução HD (1366 x 768);
  • SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7 Home Premium 64bits em inglês;
  • BATERIA: 6 células.

REVIEW MSI GT660


ACABAMENTO

Seu acabamento é todo em plástico, o que ficou um pouco abaixo do esperado para um notebook de alto desempenho e também alto valor. No geral ele agrada, mas poderia ser bem melhor com detalhes metálico ou emborrachado.

BATERIA

A duração da bateria é bem limitada, o que já era esperado por um notebook com hardware potente. A duração máxima no teste foi de 2h e 24min. Como é um notebook com pouca portabilidade quase sempre você vai usá-lo próximo a tomadas, isso não será o incômodo grande. O teste foi realizado com o notebook com wifi e bluetooth ligados e a tela com 50% de brilho no LCD.

Clique Na Imagem Para Ampliar

 

DESEMPENHO

O GT660 está com hardware da geração passada, porém seu desempenho ainda se mantém muito bom. O i7 720QM, apesar de ser bem inferior ao novo i7 2630QM, tem bom desempenho, principalmente em tarefas que exigem os 4 núcleos do processador. O modelo enviado para avaliação está com 2 HDs de 500gb cada (Raid) e 6gb de memória ram rodando no Windows 7 Home Premium 64bits em inglês. Foi alguns testes sintéticas para verificar o desempenho do GT660 nesse cenário, confira:

  • CINEBENCH R10 32bits

 

 

  • CINEBENCH R10 64bits

 

 

  • ÍNDICE DE EXPERIÊNCIA DO WINDOWS

 

Clique Na Imagem Para Ampliar

 

 

  • 3DMARK06

 

 

  • wPRIME


No geral o MSI GT660 com i7 720QM, 6gb de ram e 2x 500gb de HD 7200RPM nos testes sintéticos mostrou mais força quando os 4 núcleos do i7 é que ele mostra boa vantagem para o i5 2410M, sendo os outros resultados muito próximos.

DESEMPENHO GRÁFICO

O MSI chega com a potente GTX285M com 1gb dedicado. Apesar de ser uma placa que não é modelo lançamento, ela garante ótimo desempenho nos jogos e a resolução nativa da tela do GT660 de 1366 x 768 (HD) garantiu máxima performace em todos os jogos com bom número de FPS. No geral, a GTX285M rodando em resolução HD tem performance muito similar a GTX560M em Full HD e que nesse caso a diferença da qualidade gráfica é muito pequena (simulando em resolução nativa e não diminuindo a resolução). Confira os testes com jogos:

  • COD BLACK OPS
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

 

  • CRYSIS 2
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • DIRT 3

 

Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

 

  • GTA IV (patch 1.0.7)
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
  • NFS HOT PURSUIT 2010
Clique Na Imagem Para Ampliar

 

Clique Na Imagem Para Ampliar


A GTX285M junto com i7 720QM apesar de não serem hardware da geração atual, ainda dão conta do recado muito bem, rodando quase todos os jogos na qualidade máxima na resolução nativa do notebook. Apenas o GTA IV não rodou no máximo com FPS satisfatório para a jogabilidade. A temperaturas foram muito estáveis, tanto por dentro como por fora, sendo no máximo de 75ºc para a GPU e/ou CPU, não passando desse valor.

DESIGN

O MSI GT660 é um notebook com design bem único e com linhas arrojadas, típico de notebooks gamers. O modelo possui um conjunto de leds que deixa o notebook com aspecto autêntico e original. Com tons de cores escuras, o MSI GT660 é um notebook muito bonito.

RUÍDOS

O notebook em uso diário das tarefas básicas é silencioso, não tanto como um notebook mais básico, porém para o porte do mesmo, o sistema é silencioso e agradou. Já quando muito exigido, os ruídos aumentam, porém nos jogos um extraordinário sistema de som mesmo em baixo volume consegue “anular” esses ruídos. No geral, o GT660 teve bom desempenho nesse aspecto.

SOM

É simplesmente incrível. Uma experiência única o som do GT660 e nem parece se tratar de um notebook. Uma excelente qualidade de som, além de ser muito potente. Em jogos o sistema foi muito eficiente, com ótimos graves, deixando a experiência mais completa. O sistema de som do MSI GT660 by Dynaudio  realmente é incrível e mostrou porque é tão elogiado em todo o mundo.

TECLADO E TOUCHPAD

Nesses itens o GT660 deixou a desejar. Seu teclado afunda em vários pontos, além de ter várias teclas fazendo mais barulho que outras. Pelo conjunto, a MSI deveria ter dado mais atenção a esse item. Fica a dica para as próximas versões. Vale lembrar que o teclado é padrão internacional.

O Touchpad também ficou abaixo do esperado, porém esse item não será nenhum problema, já que a MSI manda um mouse usb como parte do kit do GT660. O mouse é muito bom e preciso.

TELA

A MSI adotou um caminho diferente do “padrão” para esse tipo de notebook e colocou uma tela de 16″ com resolução HD (1366 x 768), o que na prática para a finalidade do notebook, acaba ajudando a placa de vídeo (GTX285M) se manter com mais desempenho por mais tempo.  Mas para quem precisa de uma área de trabalho com mais espaço, acaba ficando um pouco comprometido com a tela de 16″ em HD. A qualidade das imagens é bem acima da média das telas atuais adotadas nos modelos de notebooks de entrada. Para o foco do notebook, a tela agradou, mas o ideal seria uma resolução HD+ (1600 x 900).

TEMPERATURAS

O MSI GT660 é um muito com sistema de resfriamento muito eficiente e mesmo em uso intenso possui temperaturas compatíveis, sem superaquecer. No máximo em jogos foi 75ºc para GPU e/ou CPU e no uso diário o notebook fica na média de 52ºc, o que é um excelente resultado. Confira abaixo o teste de estabilidade do AIDA 64 e as temperaturas da carcaça do notebook:

Clique Na Imagem Para Ampliar

 

 

Clique Na Imagem Para Ampliar

QUADRO DE NOTAS


 

O GT660 ficou com a nota baixa no custo-benefício devido seu alto valor por conta principalmente dos altos impostos cobrado no nosso país, que faz o notebook ficar na casa dos R$6000,00.


FOTOS


Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar
Clique Na Imagem Para Ampliar

 

CONCLUSÃO

O MSI GT660 é um bom notebook gamer que mesmo não estando com hardware lançamento, consegue desempenhar a tarefa muito bem, rodando quase todos os jogos atuais com qualidade máxima na resolução nativa. O que ofusca o notebook é seu preço, que fica na média dos R$6000,00, culpa principalmente dos dos impostos nada pequenos.

O MSI GT660 leva Selo Prata:

11 COMMENTS

  1. Estou em duvida entre esse MSI GT660 E UM AVELL OLHE AS CONFIGURAÇÕES DO AVEL VEJA SE ME AJUDA.

    Avell Titanium B151 F1DJ
    – Intel Core i5 (2450M) – 2.5Ghz (Com Suporte para 3ª Geração Intel® Core™ Novo Intel® HM76 Chipset), 8 GB de memória (Dual Channel DDR3), HD de 750 GB (S-ATA/5400rpm) ou HD de 500 GB (S-ATA/7200rpm), Kit Multimídia com Gravador de DVD (Dual Layer) e Gravador de CD, Tela de 15.6LED-Backlit FullHD (1920×1080), Webcam integrada 1.3 MPixel, Leitor de cartão de memória, Saída HDMi, Bluetooth, Saída USB 3.0, Rede 10/100/1000 integrada com Wireless 802.11 b/g/n, Bateria Li-Ion, Placa de vídeo nVIDIA GeForce GT 630M (1GB dedicado), Pasta térmica: Artic Silver 5 thermal – (Garantia de 03 anos em peças [1 ano de fabricante + 2 anos de BÔNUS] e 03 anos de mão de obra – bateria: 01 ano) – Peso: 2,59Kg

    ESSE CHIP GRAFICO É NOVO E PARECE SER BOM TEM ESSE E O GT650M QUE ´PARECE SER MELHOR AINDA

  2. Manoel,

    A GT630M é muito inferior a GTX285M. A GT650M GDDR5 é muito boa, mas pelo que pesquisei, os modelos da Clevo que é base dos notebooks Avell vem com GDDR3. Em termos de desempenho gráfico a GTX285M pode ganhar em alguns jogos e perder em outros, mas a diferença é pouca. A vantagem desse outro modelo com GT650M é consumir menos energia, ter maior autonomia e ser mais portátil…

    O MSI tem melhor acabamento e som extraordinário com subwoofer. Vai muito da sua necessidade e como vai usar o notebook… se for mais fixo, vai de msi, agora se for carregar muito, pega um mais leve e menor.

  3. Ola Editor,

    Vc sabe aonde tem desse notebook pra vender ainda??
    Fiquei muito interessado nele, estava em duvida entre o LG a530u, o samsung rf511-sd4 e esse aki qual o melhor para jogos??

    Abs

    • Infelizmente esgotou. Só se tiver alguma peça separada para alguns pedidos e esses pedidos não sejam aprovados, ai volta para o estoque.

      Para jogos o MSI é muito superior. Já entre o RF511 e o LG A530u, o LG é superior.

      Qualquer dúvida fico a disposição.

      Abraço

Deixe uma resposta