A Nokia trouxe seu primeiro smartphone dual chip com Windows Phone, o Lumia 630. O aparelho chegou ao Brasil com preço sugerido de R$629, mas em promoções, já aparece com frequência na casa dos R$500, sendo um bom destaque na categoria, oferecendo um ótimo custo-benefício.

Passamos alguns dias testando o lançamento da Nokia e você vai conferir as suas principais características na análise completa que preparamos nas próximas linhas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • PROCESSADOR: Snapdragon 400 quad-core 1.2 GHz;
  • GPU: Adreno 305;
  • MEMÓRIA RAM:  512 MB;
  • CÂMERA: 5 megapixels 720p;
  • MEMÓRIA DE ARMAZENAMENTO: 8 GB (expansível até 128 GB via microSD);
  • TELA: 4.5″ IPS com resolução de 854 x 480 pixels;
  • SISTEMA OPERACIONAL: Windows Phone 8.1.

REVIEW NOKIA LUMIA 630

ACABAMENTO e DESIGN

 A Nokia deixou a linha 2014 com laterais mais quadradas, ao contrário dos modelos 620 e 520 que eram arredondados. Isso não atrapalhou no design, que continua sendo um aparelho bem bonito com cantos também arredondados. Ele é relativamente fino para categoria, com 0,92 cm. Em efeito comparativo, o Moto G tem 1,16 cm.

Uma coisa que não contribuiu para deixar o Lumia 630 ainda mais bonito foram as bordas exageradas abaixo do display. Sem dúvidas bordas mais finas iriam diminuir o tamanho físico do aparelho e deixá-lo mais bonito. Ou pelo menos a Nokia deveria ter colocado botões físicos para amenizar essa sensação.

Lumia 630

No quesito acabamento ele cumpre bem seu papel. Ele é firme ao segurar e passa sensação de robustez. A tela tem proteção Corning Gorilla Glass 3 e o Lumia é todo em plástico, como era de se esperar. E para categoria está até acima da média. Pessoalmente o aparelho é mais bonito que nas fotos, pois o preto fica muito discreto, sem dúvidas o branco é mais atraente.

 BATERIA

A bateria de 1830 mAh é o suficiente para deixar o aparelho um dia longe da tomada com uso intenso. Mas usando todos os recursos, como a TV digital, a autonomia irá cair sem dúvidas.

wp_ss_20140819_0001

Para um uso moderado, o Lumia não faz feio, chegando a 2 dias sem problemas. O consumo em stand by é pequeno, pois o aparelho passou mais de 4 dias ligado sem precisar ser recarregado e ainda com WiFi ligado.

CÂMERA

Não é de se esperar muito de uma câmera de 5 megapixels sem flash LED. A Nokia economizou bastante e ele nem sequer tem câmera frontal, ou seja, nada de selfies.

Pelo menos ele grava vídeos em até 720p e as fotos em ambientes bem iluminados ficam razoáveis, mas dependendo do local, as imagens ficam com cores estranhas, como você pode conferir abaixo:

É uma câmera básica e para tirar uma boa foto, é preciso de ajuda de fatores externos, como luminosidade.

CONEXÕES

Ele tem 3G, 2G, WiFi com função hotspot, Bluetooth 4.0, slot para cartão microSD até 128 GB, microUSB 2.0, além de ter GPS com A-GPS e GLONASS.

Essa versão que testamos do Lumia 630 é o modelo dual-SIM com TV digital, mas ele também é vendido na versão com suporte para 1 chip e sem TV. O padrão do chip é o micro-SIM, onde você pode facilmente transformar seu chip-SIM normal para um micro-SIM.

É o básico para os smartphones atualmente, nenhuma surpresa positiva ou negativa.

1
2
3
REVIEW GERAL
ACABAMENTO E DESIGN
8
CÂMERAS
7
CONEXÕES
8,5
DESEMPENHO
9
TELA
7,5
BATERIA
7
CUSTO-BENEFÍCIO
9
COMPARTILHE
Ex-estudante de Educação Física. Abandonei a carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Seja bem-vindo ao Tt!