O iPad com toda certeza é um dos aparelhos mais conhecidos da Apple, aparelho que conquista os usuários tanto pela facilitade de manuseio que o iOS oferece, como também pelo design bastante elegante e bonito que já é de prache da Apple em todos os seus produtos. O modelo em questão neste review é o iPad da Terceira Geração.

DIMENSÕES

O Novo iPad (como é chamado o iPad 3) é 0,6mm mais grosso que o iPad 2, apresentando 9,4mm de espessura coisa que para um Tablet não chega a ser uma coisa desconfortável, até mesmo graças ao acabamento traseiro que a Apple preparou que melhora bastante a maneira de segurar o aparelho, dando mais firmeza. O Novo iPad tem 241,2mm de altura e 185,7mm de largura, e peso 49g maior que o iPad 2 pesando 662g. Apesar de ser mais pesado um pouco, no meu caso não senti nenhum incômodo durante a utilização do aparelho.

(Nesta foto o iPad foi colocado acima de um pano dobrado, a parte negra abaixo dele, para não arranhar)

HARDWARE

Disponível nas versões de 16GB, 32GB e 64GB o Novo iPad apresenta um processador A5x com CPU de 2 núcleos rodando a 1GHz tudo isso com um GPU Quad-Core integrado, que foi um fator decisivo para manter o desempenho do iPad mesmo executando aplicativos na resolução altíssima da Tela retina. Além disso, o Novo iPad possui 1GB de Memória RAM.

TELA

O aparelho apresenta uma tela retina de 9,7 polegadas com resolução incrível de 2048×1536 pixels, que com certeza é a melhor tela do mercado dos tablets. A nitidez da tela é uma coisa excelente para quem gosta de ler no iPad ou assistir vídeos em alta definição. A tela também é multi-touch, aceitando até mesmo comandos de 4 dedos para diversas coisas.

CONECTIVIDADE

O modelo testado possui tanto o suporte a conexões Wi-Fi como também a redes móveis do tipo 2G, 3G e 4G (LTE). O acesso via Wi-Fi a partir do Novo iPad é bastante rápido e eficaz. O 3G também trabalha bastante bem no iPad, apesar que no Brasil este tipo de conexão é bastante lento naturalmente. A conexão 4G LTE tão divulgada no Novo iPad na realidade só é encontrada nos EUA, e como o foco de vendas da Apple é justamente no mercado americano, para os gringos o 4G LTE é um fator determinante na compra do Novo iPad já que esta é uma conexão de alta velocidade para dispositivos móveis.

SISTEMA OPERACIONAL

O Novo iPad já vem equipado com o iOS 5.1.1, que já dá suporte até mesmo a vários gestos multi-tasking que permitem alterar de uma janela para outra de maneria bastante rápida. O iOS 5.1.1 faz um gerenciamento automático das janelas livrando o usuário da tarefa de fecha-las ao terminar o uso, gerenciando-as conforme o nível de utilização de memória RAM solicitados por outros aplicativos que estão sendo utilizados pelo usuário. O iOS é um sistema operacional bastante limpo e simples de utilizar, rapidamente me adaptei mesmo ainda preferindo o Android. Creio que quem tem aparelhos com Android também se adaptaram muito bem ao iPad. Apesar do que muitos divulgam, a AppStore apresenta uma infinidade de aplicativos gratuitos que vão desde edição de imagem a jogos com gráficos excelentes.

CÂMERA

O aparelho também vem equipado com 2 Câmeras, uma frontal VGA que quebra um galho na hora de efetuar vídeo-conferências mas é bem inferior aos outros Tablets do mercado, e uma câmera traseira iSight  de 5 megapixels que consegue tirar fotos em uma qualidade excelente. A câmera traseira do iPad também grava vídeos em Full HD 1080p, coisa que é excelente no Novo iPad em relação ao iPad 2.

(Foto tirada com o Novo iPad 3)

Confira abaixo um vídeo de teste gravado no Novo iPad, modifique a resolução para 1080p, execute-o em Tela Cheia e confira os detalhes:

 

BATERIA

A bateria do Novo iPad tem duração bastante boa. Apesar do que muitos falam, a bateria do iPad 3 em alguns testes durou mais de 10H executando um vídeo através do Wi-Fi continuamente com brilho no mínimo. Durante o meu uso, a bateria do iPad foi bastante eficaz durando bastante mesmo após de jogar bastante, acessar bastante a internet e tirar várias fotos.

TEMPERATURAS

Diversas pessoas reclamaram que o Novo iPad estava esquentando demais, provavelmente esse calor extra se deve ao GPU quad-core que trabalha bastante graças a nova tela retina. Notei também que o iPad 3 esquenta um pouco, mas o calor não chegou a me incomodar mesmo enquanto eu estava executando jogos com gráficos bastante trabalhados.

DESEMPENHO

Durante todo o uso que eu já fiz do Novo iPad ( que afinal não foi tanto uso assim, cerca de 1 dia) ele não chegou a dar nem sequer uma travadinha ou um erro. O desempenho dele é muito eficaz, desempenhando bem todas as tarefas solicitadas com um tempo de resposta muito bom.

(Gesto multi-tasking para fechar o aplicativo, basta utilizar 4 dedos levando-os à união)

 

E o Siri? Chegou? Quando chegará?

Infelizmente o Novo iPad ainda não veio com o famoso Siri, um software de interação por voz que responde a diversos comandos. Segundo algumas fontes, o Siri deve chegar em breve ao Novo iPad juntamente com o iOS 6.

Vale a pena comprar o iPad 3?

O Novo iPad com certeza é sim uma boa compra, deixando a desejar apenas em alguns recursos como transferência livre de arquivos ( já que os arquivos que podem ser passado normalmente devem ser transferidos via iTunes) apesar que isso é facilmente resolvido por vários aplicativos que permitem o envio de arquivos via FTP para o iPad. Outro ponto não muito interessante do iPad para alguns usuários é o fato de não rodar uma bela versão do Android, mas isso varia com o gosto. Na minha opinião o iOS é um excelente sistema operacional também, e pra uso normal ou iOS ou Android irão satisfazer muito bem as necessidades de vários usuários.

O preço do Novo iPad varia de 1549 reais (versão mais básica 16GB apenas com Wi-fi) até 2299 reais (versão mais completa, 64GB Wi-fi + 3G/4G LTE. O preço está bastante próximo do normal dentre os tablets, mas vale lembrar que o iPad não tem suporte a cartões de memória SD, sobrando apenas o armazenamento em nuvem para aumentar o espaço do iPad.

Vale levar em consideração que com o Modelo 64GB instalei cerca de 15 jogos e 15 aplicativos, e mal consegui alcançar a marca de 6GBs utilizados… Levando todos os fatores em consideração, o Novo iPad é sim uma boa compra contanto que o usuário não tenha o iPad 2, já que as mudanças não foram tão significativas a ponto de justificar uma mudança de aparelhos.

O Novo iPad 3 pode ser comprado através do site da Apple através deste LINK .

Deixe uma resposta