Review Zenfone 5: o melhor intermediário premium?

Há vários meses a Asus apresentou os seus dois principais smartphones para 2018, o Zenfone 5 e o Zenfone 5z. Enquanto o primeiro é um intermediário premium, o segundo é o flagship da empresa taiwanesa e o curioso é que ambos são quase idênticos, mudando apenas o “motor” que empurra cada um. Depois de usar por vários dias, chegou o dia de trazer o Review Zenfone 5 para você saber tudo sobre o ele!

O Zenfone 5 chega com o novo Snapdragon 636 com núcleos Kryo 260 rodando a um clock de 1.8 GHz aliado sempre a 4 GB de memória RAM, GPU Adreno 509 e seu armazenamento interno possui 64 GB de espaço, sendo expansível via microSD com seu slot híbrido.


ONDE COMPRAR?

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

  • CHIPSET: Qualcomm Snapdragon 636
  • PROCESSADOR: Octa-core de 1.8 GHz
  • GPU: Adreno 509
  • MEMÓRIA RAM: 4 GB
  • MEMÓRIA INTERNA: 64 GB
  • CÂMERAS: Dual 12 MP + 8 MP e frontal de 8 MP
  • TELA: 6.2″ com resolução Full HD+
  • BATERIA: 3.300 mAh
  • CONEXÕES: 4G, WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC e GPS
  • LEITOR BIOMÉTRICO: Sim
  • DIMENSÕES: 15,3 x 7,5 x 0,79 cm (A x L x E)
  • SISTEMA: Android 8.0

REVIEW ZENFONE 5

ACABAMENTO e DESIGN

A evolução da Asus no mercado de smartphones é notável! Ainda em 2014 tive a oportunidade de testar o Zenfone 5, aquele que tinha chipset Intel e gostei bastante. Agora em 2018 o novo Zenfone 5 chega muito melhor em todos os aspectos! Se antes as bordas eram grandes, atualmente ele tem a parte frontal quase toda ocupada pelo belíssimo display com aproveitamento de 83.6%.

Não tem como negar, o Zenfone 5 se inspirou no iPhone X e na traseira vemos a mesma disposição da câmera, só que o Asus tem leitor biométrico na traseira. O entalhe também está presente, porém não há dúvidas, o smartphone ficou muito bonito!

O acabamento é premium, assim como a geração passada, um “sanduíche de vidro com metal de recheio”. Eu prefiro construção toda em alumínio como no Moto Z2 Play, fica mais robusto, vidro sempre é mais frágil em qualquer situação. A pegada é muito boa, ele se encaixa bem na mão e não escorrega. Apesar da tela grande, suas dimensões são boas com 15.3 cm de altura x 7,5 cm de largura x 7,9 mm de espessura e bastante leve com 155 gramas.

Sem dúvidas o Zenfone 5 está entre os smartphones mais bonitos de 2018, embora falte originalidade. Na parte da construção, faltou a certificação IP68 para ficar perfeito, o que faria o Asus ser resistente a água e poeira como muitos concorrentes, como o Galaxy A8.

CÂMERAS

A Asus sempre se esforçou no quesito câmeras desde o Zenfone 3, havendo grande evolução a cada geração, principalmente entre os intermediários, ficando sempre entre as melhores opções, o que pude comprovar com o ZF4. Agora com Zenfone 5 a evolução continuou e o smartphone foi eleito o melhor intermediário premium no quesito câmeras, isso graças ao duplo sensor na traseira, sendo o principal com 12 megapixels f/1.8 24mm, 1/2.55″, 1.4µm com estabilização óptica de imagem em 4 eixos. Ele também tem o secundário para imagens com maior ângulo de visão, são 8 megapixels com abertura f/2.0 12mm, 1/4″, 1.12µm.

E o que esses números significam na prática? O que comprovei é que de fato o Zenfone 5 tem um conjunto de câmeras acima da média. O modo automático funciona muito melhor, corrigindo estouro de branco que acontecia com a geração passada, mesmo no display aparecendo estourado, ao capturar a foto, tudo fica ótimo.

As cores ficam saturadas, mas as fotos são belíssimas de se ver. O alcance dinâmico é muito bom e o HDR automático trabalha bem para melhorar as imagens. Seu nível de detalhes agrada na maioria das imagens e de fato tem uma ótima evolução e olhe que o ZF4 já entregava ótimos resultados. Entretanto em alguns momentos as fotos não saem tão legais, ficando com baixo nível de detalhes, isso quando o AI não entra em ação. E o grande ponto negativo é a câmera grande angular, pois ela captura imagens com baixíssima qualidade, com pouca definição e muita granulação, mesmo com muita iluminação.

Para quem gosta de selfies ele tem um sensor de 8 megapixels f/2.0, 24mm, 1/4″, 1.12µm e os resultados se mostraram muito satisfatório, oferecendo boa qualidade de imagem, mesmo em ambientes internos com iluminação razoável. Eu fiquei muito satisfeito e ela inclusive tem efeito bokeh, assim como a câmera traseira.

Ele grava em até 4k e a estabilização óptica de imagem trabalha bem. Full HD vai até a 60 FPS e tem câmera lenta a 120 FPS a 1080p. Em geral o Zenfone 5 entrega ótimos resultados, porém a inteligência artificial às vezes erra no processamento da imagem, deixando algumas falhas, porém só notadas quando passamos para o PC. Com algumas atualizações de software da câmera ele pode melhorar bastante, inclusive corrigir o bug onde o app congela, não capturando as fotos, sendo necessário sair e entrar novamente.

É inegável que o Zenfone 5 captura fotos bem bonitas e a inteligência artificial faz toda diferença, pois em 99% dos casos as imagens ficam muito melhores quando AI entra em ação, inclusive as selfies ele consegue corrigir estouro de branco, etc. Fotos com baixa luminosidade ele também consegue reduzir nível de ruído e deixar as imagens melhores.

DESEMPENHO

Zenfone 5

O Zenfone 4 tinha opção de chegar com até o Snapdragon 660, chipset muito potente. Já o Zenfone 5 tem o novo Snapdragon 636, que é inferior ao 660 em performance bruta e também na parte gráfica. Eu já passei um bom tempo o ZF4 Snapdragon 660 e na prática no dia a dia não nota-se diferença,

Um ponto muito positivo é que a Asus evoluiu muito no multitarefa do Zenfone 5! Enquanto o 4 eu conseguia cerca de 15 apps no máximo, no modelo novo foi possível deixar rodando 25 apps ao mesmo tempo, onde eles sempre estavam já carregados na memória RAM, o que garante respostas mais rápidas no dia a dia graças a essa melhoria.

Apesar da GPU Adreno 509 ser mais modesta que a Adreno 512 do ZF4 com Snapdragon 660, o Zenfone 5 conseguiu executar jogos pesados com gráficos no médio, sendo eles Need For Speed No Limits e PUGB. Já os mais leves dá pra rodar com maior qualidade. A jogabilidade foi muito boa e nossa recomendação é sempre usar modo AI Boost em games.

Mesmo usando flagships, a experiência com Zenfone 5 foi muito boa, claro que em alguns momentos nota-se a diferença, porém ultimamente estamos vendo os modelos intermediários evoluirem muito, entregando no dia a a dia performance praticamente igual.

SISTEMA

A ZEN UI tem evoluído demais e foi outro ponto que me surpreendi. Antes era um layout bem esquisito, com ícones estranhos, agora está tudo uniforme, só precisa polir o menu principal e alguns pontos que irei falar nas próximas linhas.

Quase sem bordas, um dos destaques do Zenfone 5 é sua navegação por gestos, isso deixa todo espaço útil da tela disponível e facilita bastante, sendo necessário deslizar o dedo nas extremidades inferior para voltar, multitarefa ou ir para Home, e se não gosta do entalhe, tem como ocultar. No lado esquerdo fica o Google mostrando novidades de sites do interesse de cada usuário, essa função é excelente.

Seu leitor biométrico na parte traseira é eficiente, porém não está entre os mais rápidos, há um certo delay entre colocar o dedo e o desbloqueio, algo que acontece também no S9, nesse ponto OnePlus ainda é o aparelho a ser batido! Há também o reconhecimento facial, o cadastro é bem simples e muito rápido, assim como o desbloqueio.

Assim como no iPhone, na parte do entalhe cada lado tem uma função. Se deslizar o dedo no lado direto do aparelho ele baixa notificações e acesso rápido, já no lado aposto abre todas as opções do acesso rápido e notificações.

A versão do Android é o Oreo 8.0 com patch de segurança de julho, sendo bem atual e a Asus está entre as empresas que mais trazem updates com melhorias e correções e certamente ele irá receber o Android 9.0 Pie. O sistema operacional está bem estável e não tive problemas com nenhum aplicativo, sem crash.

Ainda não esquecendo, para games também tem a função AI Boost, que incrementa desempenho do smartphone, que também pode ser utilizado no dia a dia, porém terá impacto na autonomia da bateria, pois aumenta o consumo.

TELA

De cara você já fica encantado com o display do Zenfone 5! Nem parece uma tela IPS, pois os pretos são intensos e ao usar a função ocultar o entalhe nem dá para notar o recorte, só um olhar bem atento irá perceber. Ela possui 6.2 polegadas, é IPS 95% DCI-P3 e resolução Full HD+ de 1080 x 2246 pixels, resultando em uma densidade de pixels por polegada de 402ppi.

Review Zenfone 5

As cores são vibrantes e intensas com um brilho muito bom, suficiente para usar em qualquer lugar sem esforços. O ângulo de visão é outro destaque, onde as cores permanecem fiéis. O que não gostei foi o DPI do sistema, ou fica tudo muito grande, usando o padrão, ou fica muito pequena usando a configuração pequena. Felizmente ativando o modo desenvolvedor dá para ajustar o DPI conforme usuário gostar.

Se você não gosta de cores mais intensas, é só mudar o modo de cor de ampla gama de cores para padrão ou personalizar a seu gosto. No quesito qualidade de imagem, o Zenfone 5 está entre os melhores sem dúvidas e é uma super evolução em relação ao Zenfone 4.

O aproveitamento da parte frontal é muito grande, ele praticamente não tem bordas, o que fica com ergonomia excelente, mesmo com seu grande display de 6.2 polegadas. Não há como não gostar do display do ZF5, que inclusive tem proteção Corning Gorilla Glass, porém a Asus não especificou qual versão.

BATERIA

A capacidade da bateria do Zenfone 5 não aumentou em relação ao antecessor, continua com os mesmos 3300 mAh, o que na prática não dá para esperar evoluções, entretanto considerando que a tela aumentou de tamanho, pulando de 5.5 para 6.2 e autonomia na prática se manteve, podemos dizer que houve melhorias.

A autonomia não é enorme, mas 6 horas de tela é mais que suficiente para passar um dia tranquilo longe da tomada. E como ele conta com tecnologia de carregamento rápido, não decepciona nesse sentido, até porque atualmente são poucos aparelhos que conseguem autonomia melhor e os flagships até ficam abaixo disso.

Quem gosta de grande autonomia, pode dá uma olhada no Review Redmi Note 5, smartphone que tem o mesmo chipset do Zenfone 5, porém preço mais acessível…

VALE A PENA?

Chegamos a um ponto em que lançamento anual de novos smartphones está até desnecessário, visto as poucas novidades que algumas empresas apresentam, vide S8 > S9, Note8 > Note9, iPhone 7 > iPhone 8, etc. Porém com a Asus não é o que aconteceu, o do Zenfone 4 para o Zenfone 5 há uma evolução incrível, deixando o design belíssimo.

Além do design novo, a tela também evoluiu muito, inclusive com grande aproveitamento da parte frontal, o que é uma das grandes evoluções. O chipset Snapdragon 636 é muito eficiente, entregando ótimo desempenho, inclusive rodando games pesados e na prática não vi grandes perdas em relação ao 660, exceto na qualidade gráfica em alguns jogos ou na hora de abrir apps mais pesados, mas no dia a dia, o Zenfone 5 tem até respostas bem melhores por conta do multitarefa mais otimizado.

As câmeras com inteligência artificial entregam bons resultados, sendo satisfatórias para sua faixa de preço, ficando o sensor principal na traseira acima da média, enquanto a frontal entrega ótimas selfies, a decepção é a câmera grande angular!

No geral, para quem procura um smartphone com um excelente conjunto e um intermediário premium de 2018, o Zenfone 5 está sem dúvidas entre as melhores escolhas. E sendo possível importar na faixa de R$1400, é um grande custo-benefício. No Brasil ele será anunciado no próximo dia 16 e ainda não sabemos o valor sugerido…


ONDE COMPRAR?


PERGUNTAS E RESPOSTAS

Demora muito tempo para chegar?

Devido um atraso no procedimento interno dos correios, nosso Zenfone 5 passou cerca de 19 dias parado, porém após isso ele chegou rápido. O tempo total foi de 61 dias corridos, mas se subtrair o atraso fora do normal, então ele acaba ficando na média próximo dos 40 dias. Ultimamente as encomendas estão chegando mais rápido, como o OnePlus 6 que levou somente 21 dias correios.

Paga imposto?

Todo produto importado de uma loja pode ser taxado. Em média as taxas estão sendo na faixa dos R$230 a R$250 para quase todos os estados, exceto MG, RRS, SC e a capital da Paraíba, onde cobram ICMS, ficando a taxa na casa dos R$450. No caso do Zenfone 5 paguamos pouco mais de R$230 reais

É seguro comprar na GearBest?

Sim, 100% seguro! A loja já é nossa parceira de longa data, então pode comprar com tranquilidade. Você pode aprender a comprar corretamente na loja seguindo nosso tutorial AQUI.

O produto tem garantia?

Sim, a loja oferece 1 ano de garantia a partir da data da compra. Para saber mais sobre garantia, consulte termos no site da loja.

Se você tem alguma dúvida sobre o Zenfone 5 ou de como importar o seu, entre já nos nosso grupos no WhatsApp:

NOTAS

ACABAMENTO e DESIGN - 9.5
CÂMERAS - 9.1
DESEMPENHO - 9.1
SISTEMA - 9
TELA - 9.5
BATERIA - 8.5
CUSTO-BENEFÍCIO - 9.1

9.1

Excelente!

O Zenfone 5 é um dos melhores smartphones intermediário premium de 2018! Com um ótimo desempenho, belíssimo design e boas câmeras, ele é uma excelente compra e seu preço deixa o conjunto com belo custo-benefício.

SMARTPHONE RECOMENDADO
User Rating: 4.45 ( 1 votes)

Você vai gostar

6 Comments

  1. Belo review meu amigo como sempre, um ponto importante do aparelho você não citou o som, se é alto, limpo, enfim…mesmo não tendo em mãos dá para notar que é um aparelho bem construído com material de qualidade, design belo, telas e câmeras incríveis, sem dúvida é uma boa compra no segmento para quem não quer importar, pois se for levar ao pé da letra o custo benefício o Xiaomi Note 5 Pró tem as mesmas configurações custando metade do preço!

  2. Apesar de ter tido uma evolução no aparelho não vejo com bons olhos o downgrade no processador (660 – 636), ideal é que isso se reflita no preço cobrado do consumidor. Para quem deseja seu ZF5 acho que vale a pena esperar que o preço BR seja revelado para escolher se importa ou não o bichinho.

    1. Só uma observação, o snapdragon 660 era vendido na versão mais cara do Zenfone, a de entrada era vendida com Snapdragon 630. Então pode-se dizer que houve um relativo avanço.

Deixe uma resposta

Close
Close