Na última quinta-feira (31), a Google apresentou o tão aguardado Android 4.4 KitKat. Muito mais que uma simples jogada de marketing, o novo Android trás diversas melhorias, novidades e uma melhor integração entre os serviços do Google.

O Android KitKat chega trazendo alguns ajustes no design do robozinho, tornando o Android ainda mais limpo e simplista. A barra de notificações e os botões virtuais estilo Nexus agora são translúcidos e desaparecem completamente quando você está em um aplicativo de tela cheia. O KitKat trás um novo launcher, com uma nova versão condensada da fonte Roboto da Google , tornando tudo mais leve e limpo.

O discador agora está totalmente renovado, permitindo fazer buscas por telefones de empreendimentos próximos, como uma pizzaria, enquanto procura na agenda do aparelho de forma simultânea.

dialer

 

Agora o Google Now pode ser chamado a partir da área de trabalho ou no próprio aplicativo com o comando de voz “Ok, Google Now”, permitindo efetuar buscas sem a necessidade de tocar no aparelho.

A nova versão do Android integra o app de SMS e o Hangouts em um só, permitindo uma maior facilidade para o usuário ver suas mensagens.  O Android KitKat trás também um multi-tarefas mais rápido e melhorado, o novo full-screen immersive mode que permite que os aplicativos utilizem cada pixel da tela tanto para exibição como também para captura de toque, diminuição no consumo de energia dos sensores (os aplicativos precisam utilizar os novos métodos de step detector e step counter), novo sistema de impressões trazendo maior integração com impressoras, nova versão melhorada do QuickOffice (que foi adquirido pela Google a algum tempo atrás) com design melhorado e novas funcionalidades, entre outras melhorias.

No Nexus 5, existe uma melhoria no app da câmera que provavelmente será disponibilizado para os outros aparelhos, é o HDR+, uma noa versão do High  Dynamic Range que tira múltiplas fotos para compor uma só imagem com maior suavidade entre as diferenças de luminosidade.

Uma das novidades mais importantes do Android KitKat é que ele chega com diversas melhorias e optimizações para trabalhar em aparelhos mais simples e com menos memória, amenizando o problema da fragmentação do Android, fazendo com que o OS rode bem tanto em dispositivos novos como também em dispositivos mais antigos.

O novo Google Chrome agora utiliza 16% menos memória RAM se comparado ao JellyBean, necessitando apenas de um aparelho com 512MB de RAM. Todos os aplicativos da Google foram optimizados para utilizar menos memória, apresentando também novas interfaces mais leves e simples.

A Google ainda informou que foi desenvolvida uma API para detecção de passos, evitando que os desenvolvedores precisam fazer complexos algoritmos para utilizar uma função de pedômetro em um app. O novo Android também trás um recurso para gravação do que você estiver fazendo na tela do aparelho, podendo salvar o vídeo em formato mp4. Os pagamentos via Google Wallet através do NFC agora estão mais simples de usar e mais seguros. O KitKat trás também uma nova API para IR Blasters, facilitando a vida dos desenvolvedores e fabricantes para permitir que os aparelhos controlem televisores e Home Theaters.

O Android 4.4 KitKat será disponibilizado para os aparelhos da linha Nexus em breve, segundo a Google o Samsung Galaxy Nexus não receberá o update. O Galaxy S4 e o HTC One Google Edition também devem receber a atualização.

Fonte: The Verge, Android e Android Developers

—- Galerias de Imagens —-

Screenshots

Divulgação

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Sou uma grande fã do site ( desde quando era recomendação notebook rs) , adoro a atenção que éd ada sempre que me ocorre uma dúvida, e como é esclarecida de maneira fácil de entender! Gostaria de saber se irá ter atualização do s4 mini para o kit kat, e se você me recomenda comprar o s4 mini, pois necessito de um dual chip eficiente, mas o problema é o preço rs.
    Obrigada pela atenção! 🙂

Deixe uma resposta