O Portal Tudo em Tecnologia fez um tutorial prático de overclock para quem possui notebook com AMD A4-3300M realizar um overclock estável e seguro, pelo menos nos nossos testes foi assim. A dica também poderá encaixar bem para quem tem o HP DV6 6150BR que é um notebook ótimo por ter uma boa placa gráfico e um ótimo custo-benefício.

Antes de começar a dica, vale ressaltar que o overclock é um procedimento delicado e requer muita atenção e cuidado, pois pode provocar danos ao seu notebook e qualquer dando nesse caso não é coberto pela garantia. O overclock em si não invalida a garantia, mas qualquer dano ocasionado por ele não tem cobertura da garantia, por isso, muito cuidado e atenção. Ao seguir as dicas, você assume o risco e sua responsabilidade, pois as dicas são informativas, ficando ao critério de cada usuário segui-las ou não.

 TUTORIAL OVERCLOCK AMD A4-3300M

Para começar, você vai precisar de um programa chamado K10stat. Você pode baixá-lo aqui: Download K10Stat. Faça o download da última versão, a 1.54.

Ao baixar o programa e executar, você terá os seguintes valores no seu K10stat:

Para realizar o overclock, basicamente você vai ter que modificar do item B0 ao P6 com os valores que será repassado a seguir, assim como suas novas Voltagens, pois além do overclock, foi realizado o undevolt. Preste muito atenção nos dados da tabela abaixo, pois você irá substituir os valores do seu K10stat para os valores da tabela abaixo:

Depois de inserir os dados o seu K10stat vai ficar como na imagem abaixo:

Exatamente cada valor do B0 até o P6 você irá colocar no K10stat e clicar em aplicar. Preste atenção, use cada valor para o respectivo item (B0, P0, etc). Lembrando que o B0 é o clock quando o turbo core do processador entrar em ação é o P0 é o clock “padrão”. Depois que colocou corretamente os dados, execute o teste do wPrime 32 e 1024 (Clique Aqui Para Baixar wPrime), caso não tenha nenhum erro ou tela azul, vá para o teste de estabilidade do AIDA64 (Clique Aqui Para Baixar AIDA64) e execute o teste por 15 minutos e verifique as temperaturas. Caso não passe de 80ºc, está ok. Testamos esses dados e o HP DV6 6150BR se comportou muito bem e estável. Nenhuma tela azul ou travamentos em todos os testes, incluindo alguns minutos de GTA IV. Confira abaixo teste com AIDA64 durante alguns minutos:

Clique Na Imagem Para Ampliar

O procedimento de overclock é muito sensível de uma máquina para outra, por isso pode ter erros na sua e alguma variação. Mas é só ir ajustando os valores da tabela acima até conseguir um bom valor para o seu uso. Nunca eleve muito o clock do processador, pois você poderá superaquecer muito o notebook e inclusive causar danos irreversíveis e não cobertos pela garantia.

ATENÇÃO: O Portal não se responsabiliza por nenhum dano causado com o overclock no seu notebook, mesmo usando os dados do tutorial. Testamos os dados acima no HP DV6 6150BR, porém se você vai fazer o procedimento, saiba que é por sua conta e risco.

Você pode conferir os resultados dos testes de performance e temperatura com esse overclock aqui mesmo no nosso Portal, confira: https://www.tudoemtecnologia.com/resultados-overclock-amd-a4-3300m/

48 COMMENTS

  1. #Bom tutorial..
    Mas eu tentei fazer o Overclock no meu note que tbm é o Dv6-6150br, mas apareceu uma msg dissendo assim:

    ” CPU voltage must be arranged in descending order ( high P0 – P4 low)

    e coloquei nos mesmo valores da tabela acima!
    Valeu!

    • Tenta novamente. Reinicia o notebook e tenta novamente.

      Lembre-se que os valores do FID e DID tem que estarem iguais, assim como o valor do clock final. Tem que prestar bem atenção.

      Fiz e não deu nenhum erro. Mas como citei, isso pode variar de máquina para máquina. Se não conseguir, tenta ver outros valores próximos.

      Abraço

  2. Ola, amigo.

    uma dúvida, tenho o 6150br e fiz exatamente como descrito no tutoorial…durante os testes tudo perfeito. Mas no primeiro teste “prático” com Need Shift 2, uma tela azul de cara. Reiniciei e tentei de novo, dessa vez sem problema algum. Acha que devo mudar algo? Desculpe minha “nubice” rsrsr.

    Obrigado.

  3. Tenho um processador AMD A4 3305m (Só tem a diferença na última letra, rsrsrs)
    Será que eu posso realizar o overclock numa boa?
    Ahh, meu Notebook é um Hp Pavilion G6′
    Desde de já agradeço.

  4. vish cara, o meu deu tela azul, cliquei em aplicar demoro uns segundos e tela azul, tenho um DV6 6150BR, o que vc acha que devo fazer?

  5. depois de reiniciada a máquina a configuração volta ao normal?
    comprei um hp g4 com amd a4 3305 com uma hd 6480g + 7450m
    antes de comprar olhei no site notebook check e vi que rodava fifa 13 no maximo com essa placa de video.. porem eu nao estou conseguindo jogar.. está travando.. será o processador?

  6. Aki deu tudo certo unico problema e q quando abro algum jogo a temperatura fika nos 78° 80° e nao baixa disso….. e nos testes com o aida64 nen chegou a 78°……..tem como faser para abaixar a temperatura?????

    • Eduardo,

      Você pode levantar um pouco a traseira do notebook. E recomendo comprar base refrigerada.

      No caso de games, coloca clock em 2.2ghz.

      Agora para uso diário, pode deixar 2.6ghz.

      Você cria 2 planos no K10, sendo um para os games e um para uso diário. E agora no verão, tem que ficar de olho, está quente pra caramba temperatura ambiente e isso influencia a temperatura interna do notebook e muito.

      Abraço

  7. para ver essas APU’s rodarems algum jogo mais pesado, o que é mais importante do que fazer overclock é colocar memoria de alta velocidade de preferencia em dual channel! isso sim vai fazer alcançar de 10 a 15 FPS em muitos jogos!

  8. meu note nao reconheçe as minha alterações pq sera ? fiz de outra maneira pois meu cpu voltage era menor e nao alterei nada pois quando alterei ele aparecia tela azul e aew nao mexi mais … eu soh aumentei o clock padrão para 2.5 ghz e o turbo para 2.7 ghz e nao reconheceu meu note .. aguardo solução

  9. meu note nao reconheçe as minha alterações pq sera ? fiz de outra maneira pois meu cpu voltage era menor e nao alterei nada pois quando alterei ele aparecia tela azul e aew nao mexi mais … eu soh aumentei o clock padrão para 2.5 ghz e o turbo para 2.7 ghz e nao reconheceu meu note as minha alterações feitas .. aguardo solução e ótimo tutorial (:

  10. Eu tenho um Samsung 305E4A-BD2 com o processador A4 3305M e queria saber se é possível fazer o overclock nele e quais os valores que devo colocar, se alguém tiver uma tabela ai agradeceria muito se me passasse.

      • Eu tentei fazer essa tabela ai, fiz o teste antes do overclock, e chegou a 74 °C, dai fui fazer o overclock e ficou igual ao da tabela, porém quando cliquei em aplicar e depois OK a tela do meu notebook ficou toda distorcida, ai tive que reiniciar para voltar ao normal.

  11. Mas é porque o meu processador só vai até 2.5Ghz com segurança (segundo especificações técnicas)
    O que você acha se eu mudar o clock do P1 para 1.9
    P0 para 2.0 e B0 para 2.5?
    PS: Mantendo a CPU Voltage dos clocks originais que estão na tabela postada no tutorial.

    E Muito obrigado pela resposta esse foi o único local que me responderam até agora.

    Conquistou mais um fã! \o/

    • Rafael,

      Tenta diminuir o clock.

      2.5 é frequência original, se você deixar nisso, praticamente não há overclock.

      Tenta 2.3 até 2.7.

  12. Eu consigo deixar tudo ok, mas o clock do P0 não funciona com a voltagem listada. Eu até tentei aumentar um pouco a voltagem, mas não deu.

  13. Deu tudo certo aqui em um AMD A4 3305, porém no teste do AIDA fica em 90 ~ 94. O que faço para isso abaixar?

    PS: A traseira do notebook ja está levantada

  14. Olha eu acho que aqui nao funcionou, porque não notei nenhuma diferença grande.. Por exemplo: eu trabalho com jogos online e preciso deixar muitos clientes do jogo aberto. Neste notebook eu consigo abrir 4 mas o uso do cpu fica mt alto. E mesmo com overlock do tutorial eu não consegui abrir mais do que 4.

  15. Olá, fiz o overclock usando as “coordenadas” acima, mas quando eu cliquei em aplicar, o notebook travou e deu tela azul, travou e ficou tudo branco hehehe…
    Como eu posso fazer um overclock até mais forte mas que não trave ?
    obs: samsung 305e, AMD A4 3305M. Obrigado.

Deixe uma resposta