Usuários de Android, cuidado no que vocês andam baixando por aí para seu gadget! Mesmo quando a origem do download é a própria Play Store. Vocês devem conhecer o Riptide GP2, um famoso jogo de corrida em que você pilota um jet ski, para Android, “ganhou” uma versão free na loja.

Caso usuário não preste atenção, pode pensar que se trata de alguma promoção e logo ir baixando o jogo, porém não faça isso, pois o arquivo é muito suspeito e você vai entender mais abaixo. O desenvolvedor original do jogo é a Vector Unit e cobra pelo seu jogo, porém um outro desenvolvedor, publicou uma versão grátis do jogo. Por enquanto, não sabemos se o app é apenas uma versão pirata do game ou se, além disso, contém algum vírus para roubar seus dados ou até danificar seu smartphone ou tablet.

destaque

É importante notar que o suposto Riptide GP 2 Free requer permissões que vão muito além da versão paga e original do desenvolvedor. Veja nas imagens abaixo as diferenças:

Mas não para por ai, além de oferecer o Riptide GP 2 grátis, o mesmo desenvolvedor publicou mais outros jogos famosos, sendo a maioria pagos, porém ele colocou versão “Free”, além do fato curioso de colocar o Plants vs. Zombies 2, que ainda nem foi lançado para Android na sua versão “2”. Confira lista dos games que o desenvolvedor suspeito publicou:

games piratas

Todos os games listados tem permissões suspeitas, pois são bem diferentes das permissões solicitadas pelo desenvolvedor original do jogo. Confira abaixo na galeria as diferenças:

Os games foram postados entre o dia 09 e 10 de agosto (2013). Até o momento várias pessoas já baixaram os games, sendo:

  • Riptide GP 2 com 35 downloads;
  • Bloons TD 5 Free com 16 downloads;
  • Pou HD  24 downloads;
  • Tiny Thief Free 23 downloads;
  • Plants vs. Zombies 2 7 downloads;
  • Sprinkle Free 1 download.

Infelizmente os games ainda estão na Play Store. Se você baixou algum desses games do desenvolvedor “suspeito”, recomendamos que desinstale imediatamente do seu gadget, pois ao que tudo indica, trata-se de no mínimo um caso de pirataria, porém pode ir além, contendo código malicioso para danificar seu gadget e até mesmo roubar informações.

ATUALIZADO 12/08: O desenvolvedor que inseriu os games suspeitos foi excluído da Play Store juntamente com seus apps. Porém ao pesquisar, já localizamos novamente alguns dos jogos citados, porém enviados por outro desenvolver, como pode ser visto AQUI.

ATUALIZADO 13/08: O Google removeu o desenvolvedor citado em 12/08, porém mais uma vez os games suspeitos estão sendo recolocados por “outro” desenvolvedor, confira AQUI.

3 COMENTÁRIOS

  1. A Google que deve se preocupar com confiabilidade dos apps que permite está disponível para os usuários de seus sistema. Se está lá deveria ter passado pela inspeção de segurança.

    • Então, o que você está me dizendo é que eu posso atravessar a rua sem olhar para os lados porque o motorista é que deve se preocupar com a minha vida? Ou que eu posso sacar meu dinheiro no banco e sair da agência com ele nas mãos porque a Polícia tem que garantir que não seja roubado. É isso? Amigo, cada um tem que fazer sua parte. O Google tem grande responsabilidade nisso, mas os usuários os desenvolvedores/produtora e todos envolvidos na cadeia no Android, também!

  2. Não Gilberto, o que o Wedson esta falando é exatamente o que falou, não tem cabimento a comparação.

    Se quiser comparar, pode comprar com um supermercado, que é responsável pelo que venda.

    Não é pq é grátis que a google não tem responsabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here