Quando a Samsung lançou o Galaxy S8 e o S8 Plus mostrou para o mundo uma nova tendência, adeus bordas e telas maiores com proporção 18:9. Isso ditou os lançamentos de outras empresas, inclusive a Apple com o iPhone X. Agora em 2018 chegaram os sucessores, Galaxy S9 e S9 Plus, então hoje vamos a Análise Galaxy S9 Plus e descobrir se vale a pena!

O Galaxy S9 Plus tem diferenciais exclusivos, sendo o único com câmera dupla na traseira e 6 GB de memória RAM, pois seu irmão menor conta com sensor único e 4 GB. O chipset é o mesmo, Snapdragon 845 Octa-core 2.8 GHz e GPU Adreno 630 e no Brasil temos versão única com 128 GB de armazenamento, o que é uma grata surpresa.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • CHIPSET: Snapdragon 845 64-bit
  • PROCESSADOR: Octa-core de até 2.8 GHz
  • GPU: Adreno 630
  • MEMÓRIA RAM: 6 GB
  • MEMÓRIA INTERNA: 128 GB (expansível)
  • CÂMERAS: Dual 12 megapixels com flash LED e frontal com 8 MP
  • TELA: 6.2″ Super AMOLED com resolução 1440 x 2960 pixels
  • BATERIA: 3500 mAh
  • DIMENSÕES: 15.6 cm x 7,5 cm x 7.3 mm (A x L x E)
  • CONEXÕES: WiFi AC, Bluetooth 5.0, USB Tipo-C, NFC, 4G LTE
  • SISTEMA: Android 8.0

ANÁLISE GALAXY S9 PLUS

ACABAMENTO e DESIGN

Há alguns anos a Samsung era duramente criticada pelo acabamento de seus flagships, então desde o Galaxy S6 a empresa mudou e agora só lança tops com construção premium. E no Galaxy S9 Plus é o que vimos e seguindo a mesma tendência, laterais em metal que passa sensação de muita qualidade e traseira de vidro, porém esse último já não me sinto seguro.

Análise Galaxy S9 Plus

A traseira de vidro aliada a tela curva sem bordas nas laterais deixa o Galaxy S9 Plus muito frágil e propenso a trincar em qualquer tombo. Em uma busca rápida dá para ver a quantidade de donos com S8 trincados, então é bom ter muito cuidado para não deixar cair.

O design evolui, se o Galaxy S8 era bonito, achei o S9 Plus ainda mais belo. O vidro apesar de ser bem mais frágil que o alumínio, valoriza mais as linhas e a Samsung acertou em cheio nessa novo cor cinza, é muito mais bonita, sendo mais discreta que o prata da geração passada. Só tem um detalhe, o vidro mancha demais!

As linhas continuam as mesmas com seu formato mais arredondado, enquanto o Galaxy Note8 é mais quadradinho. As curvas na traseira ajuda na ergonomia, fazendo com que mesmo com seus 15.8 cm de altura se encaixe bem, isso graças a pequena largura com 7.3 cm, porém a espessura achei grossinho com 8.5 mm.

CÂMERAS

A corrida para ter a melhor câmera está bem acirrada com as empresas evoluindo a cada ano. Mas entre as mais conhecidas no Brasil, como LG, Samsung, Apple, Motorola e Asus sem dúvidas a coreana está um passo a frente há algum tempo, pelo menos com sensor traseiro. A grande novidade do Galaxy S9 Plus são as duas câmeras na traseira, algo inédito na linha S e agora com lente de abertura variável, podendo ficar em f/1.5 até f/2.4.

Graças a nova abertura o Galaxy S9 Plus consegue fazer fotos melhores em ambientes com baixa iluminação. Inclusive dá para ouvir barulhinho da lente abrindo e fechando. No modo manual dá sempre pra escolher entre 1.5 e 2.4, enquanto no automático o software do smartphone que faz a escolha. E agora com dois sensores ele tem o efeito bokeh, sendo muito bom e com possibilidade de escolher a intensidade do desfoque mesmo após a captura da imagem.

Review Galaxy S9 Plus

Na prática as fotos são impecáveis pelo dia! Nível de detalhes abundantes, alcance dinâmico e cores. Olhando na tela do smartphone as fotos do S9 Plus são muito melhores que do iPhone X, porém não percebi muita evolução em relação ao Galaxy Note8. Agora quando a iluminação baixa, ai sim a diferença fica nítida graças a lente com abertura f/1.5. Resultados são incríveis, como pode notar:

Para selfies ele continua com o mesmo sensor de 8 megapixels, porém agora via software ele consegue capturar imagens com fundo desfocado, o que fica legal, embora a noite o desfoque não seja tão preciso. Também o tom de cores ficaram melhores. Porém mesmo não usando o embelezamento de rosto sempre fica como se estivesse, é tipo algo que não fica nítido, é legal que não mostra linhas de expressão do rosto, mas perde originalidade, deixando meio que sem foco o rosto. Em geral, eu fiquei muito satisfeito com a câmera frontal do S8 Plus.

Outra grande novidade muito divulgada é a gravação em modo de super câmera lenta e isso foi excelente, embora não é algo que se use com frequência, o resultado é muito bom e muito prático, só colocar no super slot-motion que o aparelho faz tudo sozinho, detectando o momento exato:

O modo Pro do Galaxy S9 Plus permite muitos ajustes e em muitas vezes me foi útil, principalmente o uso do seletor de foco, e como ele foca bem! Dá para fazer macro muito melhor que algumas câmeras, inclusive a minha Nex-F3 da Sony que para isso leva uma surra do Galaxy. Porém a Samsung tem que melhorar a usabilidade dos comandos, por muitas vezes ao tentar ajustar o foco você acaba mudando de modo e isso acontece em vários comandos no modo Pro, bem chato!

Em resumo, o Galaxy S9 Plus tem um conjunto de câmeras que está entre as melhores do mundo e no mercado nacional ele está a frente de todos em fotos, mas em vídeos o iPhone X se mostrou superior, pois consegue mais detalhes. Entretanto no conjunto da obra, hoje no Brasil ele tem conjunto superior.

DESEMPENHO

Vindo de um Galaxy Note8 (nesse intervalo usei iPhone 8 Plus e tem um X na família), em relação a performance a Samsung está de parabéns, pois já se foi a época de travamentos. Isso até pode acontecer, mas por problema de algum app específico, como acontece com Instagram, e não pelo smartphone em si.

O Galaxy S9 Plus estreia mudança da Samsung no Brasil, sai o Exynos e volta o Snapdragon, agora o poderoso 845 com seus 8 núcleos de processamento rodando a um clock máximo de até 2.8 GHz aliado a 6 GB de memória RAM (exclusivo do S9 Plus). E esses 2 GB a mais fazem a diferença no dia a dia! Falam que é exagero, mas é perceptível a mudança de desempenho em multitarefa, pois praticamente tudo já fica carregado, então alternar entre apps é uma tarefa instantânea.

No dia a dia o Galaxy S9 Plus é extremamente rápido em tudo! Abrir aplicativos, alternar entre eles. É notoriamente superior ao iPhone 8 Plus que estive, entretanto não percebi mudanças para o Galaxy Note8. Mas em relação a desempenho bruto, OnePlus 5T em apps corriqueiros do dia a dia acaba superando todos.

Tudo que tem na Play Store o Galaxy S9 Plus vai rodar com maestria sem negar poder de fogo, inclusive os games mais pesados. Então em termos de performance, ele não desaponta em nada, entregando alto desempenho em todas as situações, só vale ressaltar uns lags ao sair de alguns apps (até apps leves) e ir para tela inicial, mas isso parece mais questão do sistema, pois no Note8 não tinha. Para um smartphone desse preço, isso não poderia acontecer…

SISTEMA

O Galaxy S9 Plus vem equipado com Android 8.0 Oreo e a personalização própria da fabricante, a Samsung Experience que está na versão 9.0. E a cada nova atualização a empresa vem evoluindo bastante em usabilidade e também estabilidade.

Para os fãs do Android puro não vai se sentir muito bem, pois a Samsung muda tudo e coloca muitos recursos, alguns que muitos não vão usar, embora a performance não é afetada, embora os efeitos do sistema pode ser otimizados para ganhar mais agilidade. Em relação aos recursos bacanas posso citar:

  • Usar dois aplicativos (dois Face, Whats, etc)
  • Pasta segura
  • Samsung Pay
  • Backup Samsung (salva todos os dados e quando for restaurar já tem tudo disponível novamente)
  • Aplicativos Edge (dá pra escolher vários apps em atalho rápido)
  • Samsung Pass (salva suas senhas e você usa biometria para fazer login em sites, por exemplo)

Merece destaque o leitor biométrico, que agora está em uma posição melhor, porém não ficou tão legal por conta das duas câmeras, então ele ficou um pouco abaixo do que deveria estar, mas sua funcionalidade é eficiente, embora não tão rápido como do OnePlus 5T. E falando no leitor, é possível configurar para deslizar e abrir a barra de notificação, mas acaba sendo acionado várias vezes sem querer, pois você acaba esbarrando no leitor quando está segurando o aparelho.

Outra evolução está no leitor facial, que agora é híbrido com leitor de íris (leitura inteligente), o que ficou bem mais rápido e preciso, mas eu prefiro usar a biometria, pois o leitor facial acaba desbloqueando o aparelho quando você só quer olhar alguma notificação rápida, isso acontece com todos que tem esse recurso.

O ponto negativo do sistema são os lags em algumas situações ao voltar para Home, mas isso deve ser resolvido com alguma atualização. Entretanto não é uma questão só da Samsung, o iPhone X vem apresentado também.

Não tem muito haver com o sistema em si, mas agora o Galaxy S9 Plus finalmente ganhou alto-falantes estéreo e o ganho sonoro foi muito considerável. E não esquecendo que ele continua com certificação IP68, sendo resistente a água e poeira.

TELA

Não tem o que fazer, a Samsung está reinando fácil no quesito em qualidade de tela! O display Super AMOLED de 6.2″ é lindão e tem um brilho suficiente para usar bem em qualquer lugar, mesmo em ambientes internos. Não importa se as cores não são tão precisas, o fato é que é tudo belíssimo e quando você olha lado a lado contra rivais, como o iPhone X, eu prefiro a beleza do S9 Plus.

A resolução é altíssima, são 1440 x 2960 pixels e uma densidade de pixels por polegadas de 529. E sua proporção é 18.5:9, o que é bem legal, pois é possível ter mais conteúdo no display e ainda com bordas mínimas.

A solução adotada pela Samsung para um aproveitamento maior de tela parece ser a ideal, o notch quebra o design dos smartphones, embora depois do iPhone X virou tendência, porém tomara que Samsung não faça isso com o Galaxy S10.

BATERIA

Apesar da Samsung ter aumentado a espessura do smartphone de 8.1 do S8 Plus para 8.5 mm no Galaxy S9 Plus, a bateria continua com a mesma capacidade, são 3500 mAh que entrega apenas o básico básico, aquele um dia com uma carga.

Ele tem uma autonomia um pouco melhor que o Galaxy Note8, porém nada que mude significativamente. O ponto muito positivo está no carregamento rápido, onde pouco mais de 1 hora e 20 minutos já se tem 100% de bateria e isso já incluso no kit, ao contrário do iPhone X, por exemplo.

Para quem quiser ganhar algumas horas a mais longe da tomada, desative o Always On Display, recurso que a Samsung diz que não gasta muito, porém só olhar imagem para ver que a realidade é outra, como já mostramos em matéria aqui.

Há um tempo atrás a briga entre as fabricantes para deixar os smartphones mais fininhos diminuíram a capacidade de bateria, mas entretanto agora estão ficando mais grossos, enquanto a bateria está sendo esquecida, pois dá pará deixar pelo menos com 4000 mAh.

VALE A PENA?

O Galaxy S9 Plus é um smartphone fantástico, disso ninguém duvida ou tem dúvidas, entretanto o grande problema é ele mesmo com seu preço salgadíssimo de R$4899 no mercado brasileiro. É bem verdade que tudo está caro, com iPhone X a R$6999 de 64 GB, mas os preços estão ficando assustadores a cada geração, pois a cada ano estamos vendo os valores subindo consideravelmente.

Analisando apenas o smartphone em si, é quase perfeito, sendo incrível em praticamente todos os itens do review e vai valer a pena sim comprar para quem procura basicamente o melhor Android disponível no mercado brasileiro e vou além, é o melhor smartphone vendido no Brasil.

Porém há ressalvas em relação a custo-benefício, então se você tem um Galaxy S8 Plus, não vale a pena o upgrade se você for desembolsar muita grana para isso, assim como que tem o S8 não é interessante gastar muito para ter o S9, a não ser que dinheiro não seja problema!

Quem está em dúvida se vale a pena comprar, a recomendação é esperar alguma promoção, pois eles já apareceram com R$1000 de desconto, ai sim fica excelente. O preço cheio de R$4899 não é interessante, pois vai ter uma depreciação enorme, então novamente a mesma frase, a não ser que dinheiro não seja problema! Eu comprei o aparelho na pré-venda, que inclusive publiquei aqui por R$3509 com brinde do carregador sem fio e Dex, então pra mim valeu a pena.

REVER GERAL
ACABAMENTO E DESIGN
9.6
CÂMERAS
9.5
DESEMPENHO
9.8
SISTEMA
9.2
TELA
10
BATERIA
8.0
CUSTO-BENEFÍCIO
7.0

3 COMENTÁRIOS

  1. A tal promoção não existe, pois estou há horas tentando de um tudo adquirir um dos aparelhos anunciados, mas não há meio. Agora nem cadastro no site do Ponto Frio, eles dão conta de efetivar. Só ilusão.

    • Cecilia,

      Eu comprei na passada e agora comprei para um amigo.

      O preço vai aparecer após você escolher forma de pagamento Visa Checkout e fazer login no Visa, depois disso vai voltar para tela de pagamento, ai só escolher número de parcelas e ver que no final o valor vai ser o anunciado.

      A não ser que já acabou, pois tem o limite de 500 unidades.

Deixe uma resposta