Aplicativo promete transformar celular antigo em sistema de segurança

Se você pensava que seu aparelho antigo não servia mais pra nada, está completamente enganado. Já pensou em transformar o celular antigo que você não usa mais em um sistema de segurança para a sua casa? Um aplicativo de nome “Haven” apresentado por Edward Snowden, líder da Freedom of the Press Foundation, associação que trabalha na defesa de pessoas vulneráveis a espionagem, como jornalistas e ativistas.

O mais legal de tudo é que essa solução pode ser útil para todos os públicos, pois promete certa segurança. Esse app utiliza todos os sensores disponíveis no aparelho para informar os usuários sobre movimentos suspeitos no local. O mais legal é que, não precisa ser um smartphone de última geração.

Na foto: Edward Snowden

Para isso, são enviadas ao aplicativo todas as informações registradas em um determinado ambiente com a ajuda de itens como câmeras, microfones, sensores de luz e acelerômetro, usado para notar movimentações na sua ausência. Por exemplo. você pode deixar seu celular em casa, e ao voltar, terá as informações do que ocorreu na tela.

Para evitar que desconhecidos tenham acesso aos dados do app, o Haven não armazena os registros na nuvem. A comunicação entre os smartphones é feita por meio do Signal, aplicativo protegido com criptografia de ponta-a-ponta. O app Orobot também pode enviar a atualizações para os usuários, pois permite a Tor, rede “oculta” para a maioria dos usuários.

O App informa os usuários sobre o que acontece em casa na sua ausência.

O Haven é gratuito, e está disponível para Android. Ele tem o código aberto e foi desenvolvido de forma colaborativa por programadores de diversas parte do mundo. Até o momento, não se tem informação se o aplicativo estará disponível também para IOS.

 

 

 

 

Via
IG

Você vai gostar

Deixe uma resposta

Fechar
Fechar