Se você possui algum dispositivo iOS, é bem provável que em algum momento tenha se deparado com um pop-up que surge de forma inesperada solicitando que você insira novamente sua senha do Apple ID.

Normalmente, ele aparece na App Store, mas também pode surgir fora dela, se algum processo estiver rodando em segundo plano.

No entanto, isso pode ser usado para expor os usuários a hackers dispostos a roubar informações.

O desenvolvedor Felix Krause notou que alguns aplicativos presentes na loja da Apple estão solicitando a senha de sua conta, mas o jovem alerta para não cair nesse golpe, essas aplicações podem roubar seus dados.

Krause explica que é relativamente fácil criar um prompt de senha, na verdade, são menos de 30 linhas de códigos que, aparentemente, podem ser inseridas em qualquer app para iOS e passar sem problemas pela análise da App Store.

E esses phishings podem ser bem eficientes, afinal, eles são idênticos aos pop-ups do sitema, como podemos ver na imagem que mostra o verdadeiro (esquerda) e o falso (direita). Krause, que já notificou a Apple sobre o caso, dá algumas dicas quando algo do tipo aparecer em seu dispositivos.

Primeiro, insira sua senha nos “Ajustes” do sistema em vez de colocá-la em pop-ups. Além disso, se uma notificação aparecer em sua tela, é simples, pressione o botão “home”. Se for uma tentativa de phishing ela sumirá, mas se continuar na tela, é do sistema, afinal, o pop-up é um processo separado no iOS e não parte de um app.

Dessa forma, tenha cuidado ao inserir sua senha do Apple ID, certifique-se que aquela notificação é realmente autêntica, do contrário, você poderá ter suas fotos, contatos e várias outras informações, “surrupiadas” por algum desenvolvedor “espertinho”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here