Se você nasceu na década de 90, deve lembrar que era bastante comum pessoas colocarem palha de aço na antena da TV para melhorar a recepção do sinal. Agora, uma modificação semelhante foi descoberta por pesquisadores da Universidade de Dartmouth.

Segundo eles, o sinal Wi-Fi pode aumentar em determinados ambientes se você usar uma folha de alumínio. O projeto foi inspirado em vídeos no Youtube que ensinam como melhorar o sinal com latinhas de alumínio.

Porém, a ideia dos pesquisadores é tentar aprimorar a cobertura de um roteador, já que a antena do mesmo transmite o sinal em várias direções. A solução achada por eles foi criar dispositivo de plástico coberto com papel alumínio capaz de refletir o sinal.

O refletor usa um software, criado por eles mesmo, chamado WiPrint. Com uma planta do lugar onde a pessoa deseja posicionar o dispositivo, o operador do programa configura onde pretende melhorar o sinal Wi-Fi, após isso, um desenho em 3D é criado. Dessa forma, basta imprimi-lo em uma impressora 3D, cobrir com alumínio e colocar no roteador.

Ao ser perguntado sobre a segurança, um dos pesquisadores citou casos em que o roteador está localizado próximo a uma janela, dessa forma, o sinal eventualmente se espalha mais pra fora do que pra dentro.

Mas com o refletor criado pela equipe, o aparelho iria direcionar apenas para dentro do espaço desejado, melhorando o alcance e impedindo a ação de hackers. Infelizmente, o software WiPrint, que permite criar os moldes em 3D dos refletores, ainda não está disponível.

Deixe uma resposta