Grupo chileno cria aparelho capaz de amenizar os tremores do Parkinson

Quem sobre da doença de Parkinson sabe como é constrangedor os sintomas. Para ajudar essas pessoas a terem uma qualidade de vida melhor,  um grupo chileno criou um aparelho biomédico capaz de amenizar os tremores nas mãos.

O aparelho recebeu o nome de  “Grace”, e poderá ser comercializado a partir de 2019, depois de patenteado e de passar por testes no Centro de Movimento do Chile (Cetram). Para quem não se lembra, a doença do Parkinson afeta o sistema nervoso central e tem como consequência o comprometimento dos movimentos, considerado um fator de diminuição considerável da qualidade de vida.

A doença, que não tem cura, geralmente aparece a partir dos 55 anos de idade, embora idosos com mais de 70 sejam os mais afetados. Hoje já existem medicamentos que ajudam a controlar os sintomas.

De acordo com Felipe Nagel, estudante da Universidade de Adolfo Ibáñez, o objetivo foi desenvolver uma alternativa não invasiva para essas pessoas, que hoje têm opções desde cirurgias até o consumo regular de remédios. Trinta pessoas já experimentaram a tecnologia e puderam ter a emoção de não sentir os tremores.

Além desse benefício, o dispositivo poderá ser útil para quem sofre de Tremor Essencial, uma condição normalmente benigna de movimentos involuntários, que se acredita ter origem genética. Esperamos ver esse aparelho aqui no Brasil algum dia.

Veja também:

 

Via
TecMundo

Você vai gostar

Deixe uma resposta

Close
Close