Instalando o Linux em um dispositivo Android – Parte 2

Nesta segunda parte do tutorial, mostramos como executar a imagem da distribuição no dispositivo Android. Para ler a primeira parte do tutorial Clique Aqui.

Após todos os procedimento, voltamos a tela inicial do Complete Linux Installer e pressionamos LAUNCH. Agora, visualizamos uma tela com um drop-down para selecionar a versão do Linux que baixamos para o dispositivo, assim como, algumas informações sobre recursos adicionais na versão para donativo e configurações. Selecionamos o Ubuntu para o botão START LINUX se tornar ativo. Lembre-se que a imagem da distribuição deverá estar em uma pasta chamada ubuntu, com “u” minúsculo mesmo, na raiz do SDcard ou na memória interna do seu dispositivo.

start_linux

Ao tocar em START LINUX o aplicativo Android Terminal Emulator vai abrir solicitando permissão para usuário root. Na tela do terminal, seremos informados para entrar com o tamanho da tela em pixels para visualizarmos o Ubuntu. Como a resolução do Motorola XOOM 2 ME é de 1280×800 pixels, digitamos 1280×752 e pressionamos Enter no teclado virtual, reservando 48 pixels para a barra de tarefas do Android. Bastante atenção. Descubra qual é a resolução de seu dispositivo e sempre reserve 48 pixels para a barra de tarefas.

terminal_resolucao

Após a escolha da resolução, fomos informados a selecionar qual o ambiente desktop gostaríamos de usar. Selecionamos o Gnome digitando 2 e pressionado Enter por ser mais comum nas distribuições Ubuntu, mas poderíamos ter escolhido o LXDE que funcionária sem problemas.

terminal_ambiente

Feito os procedimentos de configurações para o Ubuntu, o terminal retornou [email protected]:/# indicando que tudo ocorreu como deveria.

terminal_fim

Saímos do terminal através da tecla Home do XOOM 2 e abrimos o VNCViewer. Configuramos o VNC para poder acessar a interface do Linux. Na caixa de texto Nickname digitamos ubuntu, no Password também. Em Address colocamos localhost, em Port digitamos 5900 e para o Username deixamos em branco. No drop-down Color Format selecionamos 24-bit color (4 bpp), deixamos marcado Local mouse pointer e em Force full-screen bitmap selecionamos Auto.

vnc_config

Pressionamos CONNECT e o sistema operacional Ubuntu inicializou rapidamente e preencheu a tela do XOOM 2 sem problemas.

ubuntu_inicial

Tocando na opção de configuração do VNC (aqueles três pontinhos em pé na barra fixa do Android), visualizamos um menu, que apesar de estar em inglês, é bastante intuitivo e nos dá algumas opções de interação com o sistema operacional emulado. No menu temos diversas opções, envio de teclas especiais (como Alt+Ctrl+Del), configuração de interação com mouse, envio de texto, modos de interação pré-definidos e desconexão do Linux.

ubuntu_opcoes

Para encerrar pressionamos Disconnect, seguimos para o terminal e digitamos exit. Esperamos o processamento e digitamos mais uma vez exit. Por fim digitamos exit uma terceira vez e o Terminal se encerrou.

terminal_exit

Assim concluímos este tutorial. Agora os usuários android podem aproveitar todas as características de um sistema desktop em seu dispositivo. O usuário ainda podem melhorar a interação com o S.O. instalando mouse e teclados por Bluetooth ou por USB usando adaptadores OTG. Espero que tenham gostado, e até a próxima.

Você vai gostar

11 Comments

  1. um problema eu resolvi.. estou tendo outro problema… na hora de configurar o VNC não está dando certo onde você disse que em”username” deixa em branco.. na verdade faço tudo como descrito ai no tutorial ai ao clicar em conect aparece “VNC connection failed! failed to connect to localhost/127.0.0.1 (port 5900): conect failed: ECONNREFUSED (CONNECTION REFUSED)”

    estou usando o debian… e na parte do terminal no meu aqui apareceu diferente… tive que configurar “full name”.. e la no terminal mesmo apareceu as configurações do vnc (apareceu la.. não que me pediu pra configurar.. so me perguntou se usaria tais cofigurações padroes mesmo)

    1. Você terá que configurar todos aqueles nomes que aparecem no terminal… ex: “full name” como debian… e depois no VNC colocar debian como nome e senha ao invés de ubuntu.

      1. ta cara estou usando agora o ubuntu, e da o mesmo problema. Você sabe como faço para resolver esse problema? “VNC connection failed! failed to connect to localhost/127.0.0.1 (port 5900): conect failed: ECONNREFUSED (CONNECTION REFUSED)”

        meu cara, fiz tudo certo. Só falta esse procedimento para que tudo de certo, ajuda ae…

        desde já agradeço

        (o Complete Linux Installer desse tutorial está desatualizado)

  2. Olá segui usando seu tutorial só que usando a imagem do ubuntu e na hora de executar, no terminal aparece Error: Unable to mount the loop device!
    Você sabe o que pode estar errado?
    Obrigado.

  3. ta dando erro quando abre o terminal. ta dando

    $
    cd /udisk/ubuntu
    su
    sh /data/data/com.zpwebsites.linuxonandroid/files/bootscript.sh /sdcard/ubuntu/ubuntu-13.04.SMALL.ext2.img
    $ $ # Error: Image file not found!(/sdcard/ubuntu/ubuntu-13.04.SMALL.ext2.img)
    #

  4. estou com mesmo problema do jose campos!

    “VNC connection failed! failed to connect to localhost/127.0.0.1 (port 5900): conect failed: ECONNREFUSED (CONNECTION REFUSED)”

    alguem sabe como resoulver?

Deixe uma resposta

Close
Close