Instalando o Linux em um dispositivo Android

Em um artigo anterior tratamos sobre diversos aplicativos que permitiam a utilização de outros sistemas operacionais em um dispositivo Android (relembre Aqui). Agora, elaboramos um tutorial em duas partes para instalação de uma distribuição Linux em um dispositivo Android. O aplicativo que iremos utilizar para auxiliar a nossa tarefa é o Complete Linux Installer.

O Complete Linux Installer é uma ferramenta que facilita bastante o trabalho na hora de instalar e configurar uma distribuição Linux. Com ele não se faz necessário a alteração do sistema de partição do seu dispositivo e nem do boot de inicialização.

É possível baixar as imagens das distribuições que iremos utilizar já direto no App, mas pra quem não conseguir ou tiver qualquer problema como imagens corrompidas, você pode fazer o download diretamente por aqui ou aqui. Mas atenção. As imagens das distribuições Linux fornecidas pelo CLI (Complete Linux Installer), são modificadas para cumprirem esta finalidade, não sendo possível a instalação de qualquer outra imagem, a não ser as fornecidas pelo programa.

Bem, vamos ao que interessa. Estes procedimentos foram realizados em um tablete XOOM 2 Media Edition, como uma touch screen capacitiva de 8 polegadas e com sistema Android Ice Cream Sandwich 4.0.4.

A instalação do CLI deve ser feita apenas em dispositivos com root. O procedimento para se fazer o root é bem simples, mas deve ser cercado de cuidados para não inutilizar o seu dispositivo. Portanto, faça por sua conta e risco.

Após a instalação do CLI, abra o App. Você se deparará com uma tela contendo seis opções.

cli_tela_inicial

  • Build Guides – É um guia de como construir sua própria distribuição Ubuntu personalizada para rodar no CLI;
  • Tips – É uma pequena dica para melhorar o desempenho dos dispositivos que executarão o CLI;
  • FAQ – É uma coleção de perguntas frequentes sobre o CLI e as distribuições Linux utilizadas;
  • Change Logs – São logs com as principais alterações feitas na atual versão do aplicativo;
  • Launch – Nesta opção poderemos executar e configurar a distribuição Linux, após feito o download.

Tocando em Install Guides você será direcionado pra um tela com um guia para as principais gamas de distribuições Linux suportadas. As quatro primeiras são suportadas perfeitamente na versão gratuita e, as três últimas são beta testes, suportadas apenas nas versões para donativos.

cli_distros

Utilizaremos o Ubuntu 10, pelo fato de ser uma distribuição mais conhecida entre os usuários Linux e ter uma interface gráfica que se adequou bem a tela do XOOM 2.

Após tocar na opção Ubuntu 10 Install Guide, teremos uma pequena descrição sobre o que fazer antes de começar. Você precisará de 3,5 GB de espaço interno ou em seu cartão de memória para a imagem completa e 2,5 GB para uma versão básica.

Screenshot_2012-12-20-11-49-11

Seremos aconselhados a verificar se o dispositivo está no modo Depuração USB (USB Debugging), indo em Configurações –> Aplicações –> Desenvolvimento, para versões android anteriores ao Honeycomb. Para versões posteriores acesse Configurações –> Opções do desenvolvedor, no subconjunto de menus com subtítulo SISTEMA.

android_config_depuracao

Se você cumpre com todos os requisitos toque em NEXT. Agora, pressione em Download Ubuntu Image para obter a imagem da distribuição. Baixe e instale os Apps VNCViewer e o Android Terminal Emulator, caso não os tenha já instalados em seu dispositivo, nas outras duas opções de download.

cli_download

Pressione NEXT e veja as demais recomendações. No informativo da tela, consta que você deve extrair o arquivo zip contendo a imagem da distribuição em uma pasta chamada ubuntu na raiz do SDcard ou na memória interna do seu dispositivo. Além disso, diz que deve haver dois arquivos o ubuntu.img, e o ubuntu.img.md5, mas podemos instalar só com o primeiro arquivo. Já que, o segundo arquivo é apenas um verificador da integridade da imagem da distro. Também explica como será utilizado o aplicativo Terminal baixado no processo, como se comportará se o procedimento for realizado com sucesso e o que fazer em caso de problemas.

Screenshot_2012-12-20-11-49-11

Tocando em NEXT mais uma vez, teremos uma última visualização, que trata das configurações do App VNCViewer instalado anteriormente e, que será explicado melhor na segunda parte deste tutorial. Pressione FINISHED para terminar.

cli_finished

Terminamos a primeira parte do tutorial de como instalar uma distribuição Linux através do Complete Linux Installer. Na parte dois, mostraremos como fazer as configurações do Terminal e do VNC para executar o Ubuntu no dispositivo.

ATUALIZADO: Clique Aqui e confira a parte 2.

Você vai gostar

8 Comments

  1. e ae cara blz??.. então.. eu fiz tudo certo… ai quando chega na parte do “iniciar”.. que seria começar a instalar não tem aquele start… eu coloquei a imagem na memoria interna do celular e com a letra e todas as letras minuscula… e nada

  2. Olah, queria saber pra onde vai os arquivos que instalamos no linux q esta a ser rodado,
    tipo.: to rodando ubuntu pelo complete linux instaler, e instalei o ambiente xfce4 nele, esses arquivos ocupa espaço de onde?? lembrando que a iso do ubuntu estah no cartao de memoria.
    fiz essa pergunta pelo seguinte: o xfce4 completo utiliza em torno de uns 300MB, e percebi que quando estava instalando no ubuntu, deu erro, dizendo q nao tinha espaço suficiente no sistema. no cartao de memoria tem muito espaço, mas na memoria interna do telefone nao.

  3. Boa noite!

    Parabéns pelo tutorial!
    Cara, gostaria de uma dica. Quando instalei o debian perfeito.
    A única coisa é que não consigo instalar nem desinstalar nada nele
    pois ele pede uma senha que não é a que cadastrei no inicio.
    É assim mesmo, não posso “custumizar”?
    Aguardo de agradeço pela resposta

    Att

    Max Rocha

  4. Já tentei várias vezes mas sempre dá que a imagem está corrompida. Não acredito que depois de baixar 3 isos todas estejam corrompidas. Mas o projeto parece muito interessante.

Deixe uma resposta

Close
Close