Saiba quais produtos importados precisam de homologação

No mês passado, diversas pessoas tiveram sérias dores de cabeça envolvendo a importação de smartphones. Acontece que a Receita Federal começou a reter alguns dispositivos, enviando-os diretamente para a Anatel. Procurada sobre o caso, a Anatel informa que isso se trata de um procedimento que visa verificar se esses aparelhos são de fato seguros ao usuário.

Assim, a Anatel informou quais são as categorias e os procedimentos utilizados para a homologação dos celulares e eletrônicos que chegam em nosso país pelos Correios. Dessa forma, temos os smartphones, baterias de smartphones, TV Box, rádio de comunicação, drones e roteadores. Ao importar qualquer um desses eletrônicos para o Brasil, o usuário deverá estar ciente dos riscos das taxas caso estes necessitem passar pelo processo de homologação.

Veja também:

A propósito, vale notar que aparelhos de marcas famosas como a Xiaomi, , Huawei, Honor, OnePlus, Vivo, Meizu, ZTE, Oppo, Nubia, HTC, Asus e Google não estão inclusos nesse processo, devido ao fato de já serem homologados por agências internacionais.


ATENÇÃO: Quer receber os melhores descontos da Internet? Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba as melhores promoções e cupons! Pegue seu Convite AQUI.

Via
OlharDigital

4 Comentários

  1. Eu ia questionar justo as informações do último parágrafo da matéria, pois são Marcas e aparelhos importados para vários países inclusive com até maior e melhor estrutura de rede que nós, então estão para lá de certificados e seguros para uso, qual seria a finalidade de passar por nova avaliação por nossa ilustre agência que não faz nada de realmente útil ao consumidor, a não ser representar o já famoso Cartel de Operadoras de Celular, e Tv a Cabo, tá de brincadeira viu…tomara que o governo do Bolsonaro reveja estas questões porque esta insustentável, quando uma teta acaba o leite, eles querem arranjar outra a todo custo!

  2. Comprei um TVBOX da Xiaomi há 2 meses e a Anatel não autorizou a importação. O produto foi devolvido e agora estou tendo trabalho de resolver o estorno da compra no meu cartão de crédito. Lamentável essa Anatel. Pura pilantragem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo