Malware está infectando roteadores pelo Mundo, saiba como se proteger

O Malware é um tipo de vírus muito perigoso, e infelizmente,  os cibercriminosos se aproveitam disso. Ontem (7), a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) divulgou um comunicado urgente. Eles pedem que todos os brasileiros reiniciem os roteadores de internet em suas casas. A causa do problema se deve ao  Malware de nome VPNFilter.

De acordo com informações, esse vírus conseguiu infectar cerca de 500 mil roteadores. Para piorar a situação, esse fato já ocorreu em 54 países diferentes. As investigações em torno disse começaram a cerca de oito meses.

Segundo os especialistas de segurança da Talos Intelligence Group, o programa malicioso pode trazer sérios problemas. Ele tem o potencial de roubar senhas e outras informações além de desconectar uma rede da internet. Em nota, o MPDFT informa: “Para ajudar a combater o Malware, todos os proprietários brasileiros devem reiniciar os aparelhos para interromper temporariamente o vírus e ajudar na identificação potencial de roteadores infectados”.

Resultado de imagem para malware VPNFilter.
Malware segue atingindo muitos roteadores em todo o mundo

Além disso,  para ajudar a combater o vírus, o MPDFT faz uma recomendação muito importante. Os usuários desativar as configurações de gerenciamento remoto e o uso de senhas fortes. Também é importante atualizar o software (firmware) do roteador.

Veja também:

Como já citamos no início, esses ataques já tem ocorrido há algum tempo. Por exemplo, em 25 de maio, o Federal Bureau of Investigation (FBI) emitiu alerta público sobre a infecção de roteadores pelo Malware VPNFilter. Além disso, desde setembro de 2017, o MPDFT investiga fraudes bancárias, como estelionatos e furtos, cometidos por meio de roteadores infectados.

Finalmente, caso você não tenha conhecimentos suficientes para atualizar seu roteador, o mínimo possível que poderá fazer a fim de se manter protegido é resetar seu equipamento.

Via
TecMundo

Você vai gostar

One Comment

Deixe uma resposta

Close
Close