Você tem o hábito de ouvir música todos os dias usando seu fone de ouvido? Ou gosta de ouvir seu som no último volume, atormentando seus vizinhos com o barulho?

Com certeza, alguém já te alertou á ficar atento aos danos auditivos, mas você simplesmente ignora e continua fazendo que gosta. Até que ponto ouvir música alta todos os dias pode te prejudicar? Vejamos

Atente-se antes que seja tarde demais

É verdade que os fones de ouvido podem ser prejudiciais, especialmente se você estiver ouvindo música em voz alta, mas provavelmente não perceberá isso até que seja tarde demais. Esse zumbido nos seus ouvidos é um sinal óbvio de danos que você nunca deseja sentir.

Hoje no mercado, encontramos alguns tipos de fones de ouvido, como pares de cancelamento de ruído ou isolamento de ruído, que podem ser de ajuda, logicamente se você não usá-los para bloquear o ruído externo enquanto explora sua música.

Devemos ter em mente que, se outras pessoas podem ouvir o que está tocando no nosso fone, é sinal de que a música é definitivamente muito alta. O recomendável é estar atento ao volume, e também ao tempo que você passa todos os dias fazendo isso.

Qual é o nível sonoro máximo seguro?

É possível evitar problemas sérios na audição seguindo algumas recomendações. Para evitar que sua audição sofra danos irreversíveis, o limite é de até 85 decibéis por 8 horas. Apenas para estabelecer uma comparação, o volume máximo em tocadores de MP3 e smartphones varia entre 75 e 136 decibéis.

Além disso, é importante frisar que 85 decibéis é o valor máximo de ruído que o ouvido humano pode suportar sem prejuízos. O ideal, segundo a OMS, é que esse tipo de aparelho seja usado por no máximo uma hora por dia.

Dessa forma, tomando alguns cuidados simples minimizaremos bastante os riscos de perda de audição. Por isso, fique atento e não exagere no volume!

Veja também:

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso é muito sério, mas não tem como ficar sem ouvir uma boa música…todo dia eu uso em média de 1 a 1:30 na academia com som médio que seja confortável ouvir, até agora sem novidades!

  2. Eu uso muito fones de ouvido todos os dias, nunca cronometrei quanto tempo eu fico usando eles, acredito que seja em torno de umas 6h por dia, mas eu sempre ouço do médio para o baixo, me agonia o som muito alto.

Deixe uma resposta