Review Novo Moto X 2ª geração 2014

DESEMPENHO

Muito criticado na geração passada por chegar com processador dual core e tela HD, agora o Moto X 2014 vem equipado com um chip Snapdragon 801 com processador quad-core de 2.5 GHz, 2 GB de memória RAM e GPU Adreno 330, além da tela de 5.2″ Full HD, ou seja, mesmo nível dos seus rivais. Com esse hardware, é de se esperar um grande desempenho e o Moto X 2ª geração não decepciona.

Graças ao Android pouco modificado, o acesso aos menus são quase instantâneos, mas ainda há lags em algumas situações, é raro, mas acontece, algo parece que está “nativo” do Android.

Alternar entre os aplicativos também é tarefa simples para o Moto X 2014, que passa facilmente da Play Store para Youtube, depois para câmera, Real Racing 3 e por ai vai. Ele não nega “fogo” e responde muito rápido aos comandos. Além disso a memória interna é muito boa, com 24,39 GB livres para o usuário.

Screenshot_2014-09-22-10-42-33

Dos smartphones que já testei, o Moto X 2014 é o que responde mais rápido aos apps básicos, como ligações, mensagens e configurações, por exemplo. Isso também por conta do Android quase puro. Mas também tem seus pontos contras por conta disso, já que ele não vem nem sequer com gerenciador de arquivos.

No multitarefa ele trabalha bem, abrindo os aplicativos de forma rápida e também alternando entre eles com velocidade satisfatória, porém tem um ponto bastante negativo, pois após abrir um certo número de apps, ele fecha automaticamente alguns aplicativos que executamos. Estávamos com apenas: Chrome (uma aba), Youtube, Calculadora, Facebook, Mensagens, Telefone, Galeria, Play Store e Configurar e ao alternar entre eles o aparelho matava alguns deles, fazendo o mesmo recarregar o aplicativo ou o site que estava aberto no Chrome. Fizemos o mesmo teste com um G2 e ele recarregou apenas o app YouTube, que sempre aconteceu, enquanto o Moto X alternou mantando vários apps (conforme eles iam se alternando, sendo necessário recarregá-los), mas também notamos isso no S5. Isso podemos creditar a configuração do sistema e não ao hardware.

Screenshot_2014-09-22-11-42-10
Página sendo recarregada após Moto X encerrar processo

Executamos dois testes sintéticos no Moto X 2ª geração e os resultados foram excelentes:

graph

A GPU Adreno 330 rodou muito bem os games: Real Racing 3, Homem-Aranha, GT Racing 3. Para quem gosta de jogar, o Moto X 2014 não vai decepcionar, pois consegue executar sem problemas os títulos disponíveis na Play Store.

SISTEMA

O primeiro Moto X chegou com Android quase puro, com poucas modificações e a receita foi mantida, porém agora o Android 4.4.4 KitKat do Moto X 2014 tem a mesma aparência do Android puro que vem no Nexus 5. Mas ele não é um sistema puro, pois a Motorola manda vários aplicativos e excelentes recursos com o Moto X 2ª geração.

O ponto negativo do design do Android do novo Moto X são os ícones gigantes, um grande exagero que deve ser revisto em futuras atualizações. Para a aparência ficar melhor, é necessário instalar um launcher.

No mais o sistema é o Android 4.4.4 KitKat, que é eficiente, estável e não tivemos nenhum problema com travamentos ou reinicialização.

O grande destaque do sistema do Moto X 2014 são os seus recursos exclusivos, que são vários e úteis, como o Moto, uma central de recursos com Assist, ações, voz e tela:

DSC02343

Assist

 O Assist possui 4 opções que são ajustadas: Dormindo (mantém a tela desligada e pode silenciar, sendo ativado no horário configurado, que por padrão vai de 23:00 até 06:00. Dirigindo (ajuda a manter você focado enquanto dirige, podendo ler mensagens de texto e avisar quem está ligando), Casa (ajuda a ficar tranquilo em casa). Reunião (auxilia você ao evitar interrupções, podendo configurar respostas automáticas e silenciar).

Screenshot_2014-09-23-09-35-22

Ações

 O Moto X 2014 tem vários sensores que reconhece alguns movimentos que no sistema são 3. Movimento para silenciar onde é só acenar para o smartphone qu ele silencia ligações e alarmes. Movimente para Câmera instatânea já estava presente no modelo anterior, onde é só mover rapidamente o pulso duas vezes rapidamente para iniciar a câmera. Aproximar para Moto Tela é mais um novo recurso, onde basta aproximar a mão do aparelho para ele mostrar a tela com notificações.

Voz

O comando de voz foi grande sucesso no Moto X anterior e a Motorola aprimorou o recurso, pois agora você pode escolher a sua frase, antes ele acordava apenas com o Ok Google Now. No Moto X 2014 você pode escolher a sua frase, como “Fala Moto X”.

O comando de voz reconhece facilmente a frase após ser configurada e após isso é só executar os comandos para que o aparelho responda, tudo isso sem precisar tocar no smartphone. Mas o que incomodou foi que o comando por voz foi ativado várias vezes sem falar a frase configurada (fala Moto X), onde o aparelho até mesmo eu conversando com alguém por perto fez ele ativar o comando aleatoriamente em várias vezes, algo que nunca aconteceu quando testamos o Moto X antigo.

Tela

Aqui temos uma central de notificações que aparecem na tela. Nela está incluso a Moto Tela, que são notificações que consomem pouca bateria e aparecem e desaparecem quando a tela está desativada. É possível configurar quais aplicativos você quer que apareça na Moto Tela.

Esses são os grandes destaques do sistema do novo Moto X segunda geração. Eles são eficientes e úteis durante o dia a dia.

SOM

O sistema de áudio do novo Moto X segunda geração é bom e possui um pouco de graves, ao contrário de muitos outros aparelhos que isso está ausente. É possível ouvir muito bem um vídeo.

Já os fones de ouvido são diferentes e encaixam muito bem nos ouvidos. Além disso, a qualidade sonora é muito boa, oferecendo um bom volume e também bons graves.

DSC02346

Página anterior 1 2 3Próxima página

17 Comentários

  1. Boa tarde. Estou com uma grande dúvida entre o moto x e o lg g3. O que pesa pro lg é a duração de bateria teoricamente superior, e câmera. Já o moto x por ter Android puro e receber as atualizações bem mais rápido. Mas no geral, qual escolher?

    1. Paulo,

      Eu gostei muito dos dois. Mas para o meu uso, optei pelo G3 pelo design da ROM do Android, câmera e bateria.

      Quem gosta do Android mais fluído e com atualizações rápidas, o Novo Moto X é a opção. A construção do Moto X também é superior e quase fiquei com ele por conta disso. Escolhi também o G3 porque ele acabou chegando bem antes e estava precisando muito do aparelho. Se o Moto X tivesse chegado primeiro, iria ficar muito balançado e acho que ficaria com ele, pois qualquer um me deixa satisfeito.

      São ótimos aparelhos sem dúvidas.

      Abraço

    1. Ricardo,

      Se você gosta mais de desempenho, o Moto X é mais rápido por conta do Android quase puro. Agora se você gosta de câmera melhor, o S5 é muito superior.

      Pelo conjunto, o Galaxy S5 é superior. Mas o Moto X é um ótimo aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo