Não é mais novidade que a Nokia deixou de vender os seus smartphones no Brasil desde o fim dos aparelhos com Windows Phone. De lá para cá mudou muita coisa e agora a empresa fabrica aparelhos cm Android. Depois de usar por muitos dias, chegou a hora de trazer Análise Nokia X6.

O Nokia X6 tem muitos destaques, chegando com chipset Snapdragon 636 que conta com inteligência artificial. São 4 GB de memória RAM e na versão avaliada 64 GB de armazenamento interno, sendo expansível via microSD.


ONDE COMPRAR?


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

  • CHIPSET: Snapdragon 636 64-bit
  • PROCESSADOR: Octa-core de até 1.8 GHz
  • GPU: Adreno 509
  • MEMÓRIA RAM: 4 GB
  • MEMÓRIA INTERNA: 64 GB (expansível)
  • CÂMERAS: 16 MP + 5 e frontal com 16 MP
  • TELA: 5.8″ IPS com resolução 1080 x 2280 pixels
  • BATERIA: 3060 mAh
  • SISTEMA: Android 8.1

ANÁLISE NOKIA X6

ACABAMENTO e DESIGN

Com tendência de smartphones com traseira de vidro, o Nokia X6 não é diferente. Entretanto um ponto positivo dele é que mesmo de vidro e sendo preto, ele não fica impregnado de manchas como acontece com Galaxy Note 8 que já tive.

A sensação ao pegar o Nokia X6 nas mãos é muito boa. Dá aquela impressão de aparelho premium com materiais de qualidade. A lateral em alumínio reforça essa sensação e ele não aparenta ser frágil, porém como é vidro, é bom ter cuidado dobrado, embora no kit da embalagem ele venha com case de proteção.

Em relação ao design tenho em mãos um smartphone belíssimo. Eu fiquei extremamente satisfeito e a traseira é um destaque com o prateado ao redor do leitor biométrico, assim como ao redor das câmeras. O nome Nokia na parte de trás impõe respeito. Já na parte da frente ele tem o polêmico entalhe no topo e na parte inferior o nome da fabricante, o que ficou bem legal.

No quesito ergonomia o Nokia X6 dá um show. Com tamanho compacto, sua pegada é excelente, pois ele se encaixa perfeito na mão, sendo possível usar com facilidade o smartphone. Suas dimensões são de 147.2 x 71 x 8 mm e pesando apenas 151 gramas.

CÂMERAS

Um quesito que muitos dão grande atenção é esse! O Nokia X6 chega equipado com sensor principal de 16 megapixels f/2.0, 1.0µm, enquanto o secundário tem 5 MP f/2.4, 1.12µm. Ainda falando das especificações a frontal tem os mesmos 16 megapixels f/2.0, 1.0µm.

Em ambientes bem iluminados ele vai muito bem, oferecendo fotos com cores vibrantes graças a inteligência artificial, enquanto o nível de detalhes é bom. Graças as duas câmeras o Nokia X6 também faz fotos com fundo desfocado e com bons resultados.

Enquanto o Redmi Note 5 suaviza mais as cores, o Nokia X6 satura mais e aos olhos acaba sendo mais belas, embora não tão reais. Fica a critério de cada usuário escolher. Eu prefiro as mais bonitas aos olhos.

Com luminosidade em ambientes internos a noite no escritório e em casa o Nokia X6 não fez feio, capturando imagens com ótima qualidade e granulação abaixo do esperado.

Já se o ambiente ficar com iluminação muita baixa, ai não tem segredo, a granulação aumenta muito e nível de detalhes e qualidade da imagem cai bastante, como já era esperado. Afinal até flagships sofrem nesses cenários.

Para selfies o sensor de 16 megapixels entrega excelentes fotos com nível de detalhes acima da média. Em ambientes abertos e com boa luminosidade sempre os resultados são mais que satisfatórios. Lembrando que ela captura imagens com efeito bokeh também com a frontal.

Com iluminação interna a frontal até vai bem, entretanto granulação já aumenta bastante. E se for com pouca luz os resultados acabam não ficando legais, entretanto ainda dá tranquilo para redes sociais, que atualmente é o foco da galera.

Para sua faixa de preço, o Nokia X6 entrega bons resultados, pois dá para fazer ótimas fotos com o smartphone, principalmente em ambientes bem iluminados e a inteligência artificial ajuda a deixar tudo mais bonito.

DESEMPENHO

2018 é o ano da inteligência artificial nos smartphones então cada vez mais fabricantes estão apostando na tecnologia. Já usei dois aparelhos com Snapdragon 636 (Zenfone 5 e Redmi Note 5) e o Nokia X6 é o terceiro da lista. Para quem não conhece esse chipset tem 8 núcleos Kryo 260 com clock que vai até 2.2 GHz aliado a GPU Adreno 509.

Para quem gosta de desempenho, o Nokia X6 traz tudo que o usuário espera de um smartphone. Ele é ágil no dia a dia, abrindo rapidamente apps e com bom multitarefa, deixando muitos abertos ao mesmo tempo (consegui até 22 apps).

Já quem é fã de games o Nokia X6 garante a jogatina! Testei com dois jogos bem pesados, como PUBG Mobile e Asphalt 9 e tudo rodou lisinho e com ótimos gráficos, isso graças também a GPU Adreno 509.

A evolução dos smartphones intermediários em performance é até maior do que os flagships, pois o avanço nos últimos dois anos foi muito grande e no dia a dia quase não se nota diferença entre eles, exceto claro em tarefas pesadas.

O Nokia X6 atende muito bem desde usuários mais exigentes que não dispõe de muita grana para gastar, até aqueles que vão usar para coisas mais simples do dia a dia, pois ele é muito fluído, com ótimas respostas e bom para games. E em nenhum momento sofreu com travamentos ou lentidão, mesmo após sair de jogos.

SISTEMA

Se tem uma coisa frustrante é comprar um smartphone e ele passar meses ou até anos para receber atualização do Android. Com o Nokia X6 você não irá sofrer disso, pois ele é um dispositivo Android One, onde recebe rapidamente atualizações.

Ele roda o sistema praticamente puro Google e está no Android 8.1 Oreo com patch de segurança de agosto. Tudo roda bem estável, sem travamentos e graças ao sistema “puro”, as transições acontecem sem lags na interface, tudo muito rápido.

O Nokia X6 tem multi idiomas, inclusive o português do Brasil, então nem há o que se preocupar em relação a isso. As atualizações vem direto no aparelho via WiFi, nada de sair fazendo instalações manuais.

Um recurso que acaba passando despercebido e é muito bem vindo é a possibilidade de espelhar os vídeos do Youtube com Smart TVs e isso o Nokia X6 tem. No mais é o Android com Play Store e suas N possibilidade de customização e instalação de Apps e games.

TELA

De um modo geral as telas dos smartphones intermediários estão em um nível muito próximo, exceto pela Samsung, que continua entregando os melhores display. O Nokia X6 possui uma tela com 5.8 polegadas e resolução de 1080 x 2280 pixels com proporção 19:9.

O painel IPS entrega um brilho muito satisfatório e boas cores. Algo que fiquei totalmente satisfeito com o dispositivo. Seu entalhe está lá, entretanto é discreto e graças a ele é possível ter um aparelho com tela grande e tamanho compacto. Está presente um recurso bem bacana, onde ao receber notificação a tela acende com a hora e ícone do app que recebeu notificação, como no WhatsApp, por exemplo.

Por se tratar de um display IPS o ângulo de visão é muito bom. Em resumo, é uma boa tela, principalmente considerando sua faixa de preço.

BATERIA

O Nokia X6 vem equipado com uma bateria de 3060 mAh. Ela não é das maiores como a do Redmi Note 5, porém é o suficiente para entregar uma autonomia Ok, ou seja, 1 dia de uso sem problemas.

Sem esforços eu consegui passar 1 dia longe da tomada com o Nokia X6. Isso com uso moderado, pois para quem fica muito tempo jogando, ai não tem segredo, irá precisar recarregar antes de ir dormir, entretanto para minhas necessidades atendeu perfeitamente.

Minha autonomia de tela foram 5 horas com ela ligada, entretanto isso muda muito de acordo com uso de cada usuário. Mas em geral aqui temos um ponto OK, onde nem se destaque, porém não decepciona.

VALE A PENA?

No Brasil há muitos fãs da Nokia que ficaram órfãos com a saída da empresa do mercado brasileiro. Porém agora é possível importar facilmente o Nokia X6 e também o Nokia X5.

Há muito tempo não usava um Nokia, desde os bons Lumias. Porém tenho que afirmar e confessar: a experiência com Nokia X6 foi excelente! É um smartphone muito equilibrado.

Com ele eu encontrei um smartphone compacto que se encaixa perfeito nas mãos e com belo design. Isso sem abrir mão de um display grande, afinal são 5.8 polegadas com proporção 19:9. Para confirmar suas qualidades, a performance é muito boa em qualquer situação. E por último tenho que recapitular sobre as câmeras que para faixa de preço, mandam muito bem! Enquanto sua bateria acaba sendo um ponto neutro.

No final das contas o Nokia X6 é um smartphone para você importar com a certeza de que irá ficar satisfeito, pois ele vai muito bem em todos os quesitos, não decepcionando em nada. Por isso sem dúvidas vale a pena importar.

REVER GERAL
ACABAMENTO e DESIGN
9.3
CÂMERAS
9.0
DESEMPENHO
9.0
SISTEMA
9.5
TELA
8.6
BATERIA
8.2
CUSTO-BENEFÍCIO
9.8

10 COMENTÁRIOS

  1. Alguns canais no Youtube estão afirmando que ele não pega 4G banda 7, mesmo assim comprei um na GearBest dia 03/10 e estou esperando ansiosamente ele chegar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here