Facebook começa a combater fake news no Brasil

Ontem, o Facebook anunciou oficialmente o lançamento de um programa de combate às fake news no Brasil. Esse projeto tem como finalidade avaliar notícias falsas que são denunciadas por usuários da própria plataforma. As agências terão acesso às denúncias de notícias falsas feitas pela comunidade a fim de analisar a sua veracidade.

O Facebook também informa que as páginas responsáveis por compartilhar conteúdo falso de forma repetida serão penalizadas com a diminuição do alcance de suas publicações na rede social. A medida já está sendo aplicada nos EUA, onde o número de notícias desse tipo teve uma redução significativa de 80%.

Cláudia Gurfinkel, líder de parceria com veícuos de mídia do Facebook, informa: “Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”.

Além de tudo isso, os usuários que tentarem compartilhar alguma notícia informação falsa receberão uma notificação alertando sobre isso. Por fim, a verificação poderá ser associada à postagem original e aparecer no Feed por meio do recurso “Artigos Relacionados”, do Facebook.

Todas essas medidas são promessas feitas por Mark Zuckerberg no início de 2018, onde ele anunciou que sua rede social passaria por mudanças drásticas este ano.

Veja também:

Via
TecMundo

Você vai gostar

Deixe uma resposta

Fechar
Fechar